O auxílio-inclusão é um benefício assistencial mantido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é concedido para pessoas com deficiência que ingressam no mercado de trabalho e recebam até dois salários-mínimos.
O benefício foi regulamentado pela Portaria Dirben/INSS nº 949 em 18 de novembro de 2021 e cumpre os requisitos estabelecidos pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146/2015. Essa legislação visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, com o objetivo de garantir sua plena inclusão social e cidadania.
Para ter direito a esse benefício, a pessoa com deficiência moderada ou grave deve ter recebido o Benefício de Prestação Continuada (BPC) por qualquer período nos últimos cinco anos anteriores ao início da atividade remunerada. Além disso, o BPC deve ter sido suspenso devido ao exercício de uma atividade remunerada, seja como empregado ou em outra forma de trabalho. No entanto, a concessão do auxílio-Inclusão para contribuintes individuais, como prestadores de serviço, trabalhadores avulsos e segurados especiais, está suspensa e depende de regulamentação específica.
Em 2024, a renda mensal do auxílio-Inclusão é de meio salário-mínimo: R$ 706,00. O benefício é concedido enquanto forem mantidas as condições que deram origem à concessão. Seu pagamento será cessado se o beneficiário deixar de atender aos critérios de elegibilidade, como não estar mais exercendo uma atividade remunerada ou não cumprir os requisitos de manutenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo a suspensão do BPC devido ao exercício de atividade remunerada.
Pequeno ponto no vasto Oceano Índico, Diego Garcia é uma ilha no arquipélago de Chagos que abriga uma das bases militares dos EUA mais secretas e controversas do mundo. Estabelecido no início da década de 1970, após a expulsão forçada dos seus habitantes nativos pelos governos britânico e americano, o Mecanismo de Apoio à Marinha dos EUA funciona como o último elo de uma longa cadeia logística que apoia a presença naval dos EUA e da Grã-Bretanha na região.
Mas a sua localização remota levou os teóricos da conspiração a sugerirem que Diego Garcia desempenha um papel mais sinistro como centro secreto da CIA. E alguns até acreditam que a ilha esteve envolvida no misterioso desaparecimento do voo 370 da Malaysia Airlines. Enquanto isso, os povos indígenas chagossianos continuam a sua luta pelo repatriamento para a sua terra natal ancestral.
Então, como é que este idílico atol de coral se tornou um ponto de discórdia? Clique e saiba mais sobre os problemas neste paraíso.
O estado de calamidade pública em Baía da Traição, cidade do Litoral Norte da Paraíba, causado pela erosão costeira foi reconhecido pelo Governo Federal nesta sexta-feira (29).
O reconhecimento do estado de calamidade pública na cidade aconteceu após o município paraibano ter decretado estado de emergência em áreas da Praia do Forte, devido aos danos significativos causados pela erosão costeira.
Com o reconhecimento oficial de calamidade pública, o município de Baía da Traição ganha respaldo para solicitar apoio emergencial aos governos estadual e federal, visando ações de recuperação e proteção das áreas afetadas pela erosão.
De acordo com representantes da Defesa Civil de Baía da Traição, a solução para impedir o avanço da erosão costeira é construir um semicírculo em concreto e realizar o alargamento da faixa de areia. Segundo o secretário de saúde de Baía da Traição, o investimento necessário para a realização dessas ações seria de cerca de R$ 86 milhões.
O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) inicia o mês de dezembro com 770 oportunidades de emprego em diversas áreas, disponíveis a partir desta segunda-feira (2). As funções com maior destaque são para atendente de telemarketing, com 400 vagas, e atendente de lanchonete, com 20 vagas.
Entre as demais oportunidades estão manobrista (20), auxiliar de logística (10), operador de máquinas (10), pedreiro (10), servente de obra (14), atendente de farmácia (10), jardineiro (5), entre outras. Todas as informações sobre os requisitos e as vagas disponíveis podem ser conferidas no Painel da Empregabilidade por meio deste link.
As vagas oferecidas pelo Sine-JP apresentam diferentes exigências, variando de acordo com o cargo. A escolaridade mínima requisitada vai do ensino fundamental incompleto ao médio completo, dependendo da função. Experiência prévia também é comum, com algumas vagas exigindo comprovação na carteira de trabalho (CTPS), enquanto outras aceitam experiência informal ou são destinadas ao primeiro emprego.
Critérios adicionais, como possuir CNH, estar com a reservista em dia ou atender ao público PCD (Pessoa com Deficiência), também aparecem como requisitos em algumas oportunidades.
De 2 a 6 de dezembro de 2024, o Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) será palco da IV Exposição Científica, Tecnológica e Cultural – Expotec. Com o tema “Potengi Sustentável: juntos pela agenda 2030”, o evento reforça o compromisso da instituição com a educação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Expotec promove a articulação entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão, reunindo projetos acadêmicos, grupos de pesquisa e iniciativas culturais dos diversos campi do IFRN. Além de estimular a troca de experiências, o evento busca engajar a comunidade interna e externa na construção de uma sociedade mais responsável e sustentável.
Durante os cinco dias de programação, os visitantes poderão participar de apresentações culturais, palestras, oficinas e mostras de projetos científicos e tecnológicos. O evento também será uma oportunidade para discutir os desafios e as soluções práticas para alcançar os ODS, contribuindo para o desenvolvimento local e a formação de uma consciência coletiva sobre a importância da sustentabilidade.
Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, a IV Expotec é mais do que uma vitrine de produções acadêmicas: “Esse evento é um convite para que todas e todos reflitam sobre o papel da educação na construção de um mundo mais sustentável e justo. É uma oportunidade única de compartilhar conhecimentos, fortalecer parcerias e impactar positivamente nossa sociedade”, destacou o gestor.
Em dez anos, o Rio Grande do Norte registrou um crescimento de 98,3% nos casos de infecção pelo HIV, o vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Entre 2013 e 2023, foram 9.109 diagnósticos, 1.216 em gestantes e 1.230 crianças expostas ao vírus.
Por outro lado, houve redução de 22,6% no número de pessoas infectadas que desenvolveram a Aids. Foram 6.575 casos, com 36 menores de cinco anos. No período, 1.436 pessoas morreram em decorrência da doença. Para a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN), a redução aponta para o sucesso nas ações de tratamentos e de testagens, mas o aumento dos diagnósticos ainda é preocupante.
Neste 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Aids, cuja principal via de transmissão, no período analisado pela Sesap/RN, foi a sexual em 57,3% dos casos. A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lais Silva, diz que para reduzir a escalada de pessoas infectadas, a prevenção é a forma mais eficiente, seja pela barreira física com o uso de preservativos, ou com tratamentos, como a Profilaxia de Pré-exposição ao HIV (PrEP) e a PEP (Profilaxia de Pós-exposição). “A PrEP é um serviço eletivo que, inicialmente, não era para uso de todos os públicos, hoje já é indicada para todas as pessoas. E a gente também tem a multiplicação dos lugares onde o serviço é oferecido, passando de dois para 20”, explica.
Essa estratégia consiste na utilização diária e contínua de antirretrovirais por pessoas sexualmente ativas não infectadas, que apresentem contextos de risco aumentado de adquirir o HIV e que tenham 15 anos ou mais, com peso corporal igual ou superior a 35 kg. Também existe a PrEP sob demanda, que é indicada somente para homens cisgêneros e pessoas trans designadas como sexo masculino ao nascer que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.
Nunca é fácil passar por problemas de saúde, principalmente quando é uma situação complexa, sendo necessário um tratamento adequado para sanar a situação. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Rio Grande do Norte, têm à sua disposição, um equipamento de saúde referência em serviços de alta complexidade, o Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Para a superintendente do Huol-UFRN, Eliane Pereira da Silva, essa unidade hospitalar tem se destacado no atendimento de alta complexidade, por ser um hospital universitário, e, portanto, comprometido com a formação de alunos de graduação e residência médica, que incorpora conhecimento e novas tecnologias, fazendo com que os casos mais difíceis sejam encaminhados para lá.
Ela esclareceu que o hospital tem buscado integrar as novas tecnologias com a qualidade da assistência e segurança do paciente, e cada vez mais, trabalhar em parceria com as secretarias municipal e estadual, trazendo mais transparência na regulação e melhorando o acesso aos usuários do SUS. “O hospital atende muitas especialidades médicas, algumas delas, muito estratégicas para a rede de atenção à saúde, a exemplo da linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio”, disse a superintendente.
Para Eliane, ainda são necessárias mais melhorias, principalmente no investimento de novos equipamentos, substituindo os que ficaram obsoletos. Porém, segundo ela, a gestão do hospital tem se empenhado na busca de recursos para essa renovação tecnológica, visando garantir e ampliar o acesso a alguns procedimentos tão necessários para a população.
Na noite desse sábado (30), por volta das 18h15, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções em uma granja, localizada em Mossoró. O fogo atingiu integralmente o galpão de fabricação de bandejas de ovos e representava risco iminente de se espalhar para outros galpões e prédios residenciais nas proximidades.
As equipes trabalharam intensamente durante cerca de 10 horas para conter as chamas, finalizando o combate às 4h25 deste domingo (1º). A operação envolveu duas viaturas de combate a incêndio (ABTs), caminhões-pipa fornecidos pela Prefeitura de Mossoró e por particulares, além de uma retroescavadeira. Ao todo, 13 militares participaram da ação.
Na manhã deste domingo, as equipes retornaram ao local para realizar o rescaldo e a vistoria final, assegurando que não houvesse novos focos de incêndio. “Graças ao esforço conjunto, o incêndio foi controlado e contido no galpão de embalagens, sem atingir outros setores da granja ou as aves”, destacou a corporação.
A causa do sinistro e os danos totais ainda serão determinados por meio de perícia.
A menos de uma semana para a festa, o Carnatal divulgou as cores dos abadás de todos os blocos e do Camarote Beats. Além disso, a organização detalhou como será a entrega das peças para todos os foliões.
Na sexta-feira (06), o Bloco Vumbora!, com Bell Marques e Rafa e Pipo Marques, terá predominância de branco e laranja. Já o Largadinho, de Cláudia Leitte, será na cor azul. O Pai Chegou, com Tony Salles, será preto. Por fim, o Camarote Beats, que terá Weslwy Safadão, Durval Lelys e Henry Freitas, será na cor vermelha.
No sábado (07), o Bloco Vumbora!, com Bell Marques, terá o abadá na cor roxa. Já o Bloco da Anitta, com Anitta, será rosa com verde. O Vem Com O Gigante, com Léo Santana, será amarelo. Completando a lista da segunda noite, o Camarote Beats, com shows de Xand Avião, Nattan e Rafa e Pipo Marques, será azul.
Na último noite de folia, o domingo (08), o Vumbora!, novamente com Bell Marques, terá o abadá vermelho. o Euforia, com Ivete Sangalo, será verde. Já o Bloco 084, da Banda Grafith, terá a camisa azul e laranja. Enquanto o Camarote Beats, com apresentações de Natanzinho Lima, Felipe Amorim e Matuê, será preto.
O Internacional saiu da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (1), o Colorado perdeu do Flamengo por 3 a 1, no Maracanã, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. O tropeço pela 36ª rodada encerrou uma sequência de 16 jogos de invencibilidade do time gaúcho, com 12 vitórias e quatro empates no período.
Com 65 pontos, o Inter pode atingir, no máximo, 71 pontos nos próximos dois jogos que tem pela frente. O líder, Botafogo, soma 73 pontos. O Glorioso, inclusive, será o adversário dos gaúchos na quarta-feira (4), às 21h30 (horário de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre. Se tivesse ganhado neste domingo, o Colorado poderia reduzir, no confronto direto, a distância para o Alvinegro para somente dois pontos.
O Flamengo, por sua vez, foi a 66 pontos e reassumiu a terceira posição, superando o próprio Inter. O Rubro-Negro já não tinha mais chances de título, podendo finalizar a competição com, no máximo, 72 pontos, caso ganhe os dois últimos compromissos.
Os cariocas construíram a vantagem no primeiro tempo. Aos 28 minutos, o meia Nícolas de la Cruz cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Léo Ortiz, de cabeça, mandou para as redes. Oito minutos depois, na sequência de uma cabeçada do atacante Gonzalo Plata, o lateral Alex Sandro ficou com a sobra na esquerda e tocou para Michael concluir. O próprio atacante anotou o terceiro aos 40, aproveitando cruzamento rasteiro do lateral Wesley, pela direita.
A subida do Viaduto da Redinha será fechada no sentido Igapó a partir desta segunda-feira (02). De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o trecho deverá ser liberado na próxima sexta-feira (06). A interdição é necessária para uma obra da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Por causa da intervenção, duas linhas de ônibus da capital serão afetadas: a N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária) e N-25 (Redinha/Bairro Nordeste, via Alecrim). Segundo a STTU, os ônibus vão sair do terminal pela nova rua Everaldo Borges de Moura, avenida Conselheiro Tristão, subindo a alça do viaduto para seguirem seus itinerários normais. Na volta para o bairro, não haverá mudança.
A secretaria orienta que os condutores de veículos particulares evitem o trecho fechado. O órgão informou ainda que os 3232-9107, 3232-9105, 98870-3862 e 3232-9102 estarão disponíveis para informações e ocorrências nas vias públicas.
A tradicional caravana de Natal da Coca-Cola faz parte dos festejos do “Natal em Natal” e vai percorrer as ruas da capital potiguar no dia 21 de dezembro, com previsão de saída às 17h30. Este ano, uma novidade marcará o evento: a inclusão da zona Norte no percurso, abrangendo importantes avenidas da região.
De acordo com a previsão de rota divulgada pela Coca-Cola, o itinerário vai começar no Nordestão do Santa Catarina, de onde segue pela avenida Dr. João Medeiros Filho, avenida Paulistana, avenida das Fronteiras, avenida Maranguape, rua Ilhéus, rua Paranduva, avenida Senhor do Bonfim, avenida Pico do Cabugi, até a avenida Itapetinga.
Em seguida, a caravana volta à avenida Dr. João Medeiros Filho e segue até a ponte Newton Navarro. Os veículos iluminados vão passar ainda pela Praia do Meio, subindo para a avenida Hermes da Fonseca. Depois, avenida Senador Salgado Filho, avenida Engenheiro Roberto Freire, chegando a Ponta Negra. De lá, então, a caravana volta para a Árvore de Mirassol, onde será o encerramento.
Parnamirim
O encanto do Natal chegou a Mossoró. Foi lançada neste sábado (30), a terceira edição do projeto “Estação Natal”, realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Cultura. O evento natalino conta com programação diversificada até o dia 6 de janeiro de 2025, na Estação das Artes Elizeu Ventania, abrilhantando o Corredor Cultural.
Como novidade para esta edição, a Prefeitura aumentou a extensão do túnel, que passou para 70 metros de comprimento. O espaço conta com mais de 270 mil lâmpadas. O projeto engloba Casa do Papai Noel, Fábrica de Brinquedos, Árvore de Natal, Brinquedoteca, entre outros espaços ao longo da Estação das Artes.
O casal Anselmo Filho e Herbênia Gois, residente no centro da cidade, esteve no lançamento da terceira edição e comemorou a grande estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Mossoró no espaço.
“Está muito lindo, com várias atrações e espaços para toda a população mossoroense celebrar este momento tão lindo que é o Natal. Pretendo vir vários dias. Moramos aqui pertinho”, disse Herbênia. “Está tudo muito bonito mesmo. A Prefeitura de Mossoró está de parabéns deixando a cidade mais bonita com essa estrutura montada na Estação das Artes”, emendou o esposo de Herbênia.
Policiais Militares da equipe de Força Tática do 9° BPM, durante estágio do 7° curso de Força Tática, realizavam patrulhamento no início da tarde deste domingo (1) na comunidade do Mosquito, zona leste da capital, quando abordaram um homem em atitude suspeita.
O homem, que possui um mandado de prisão em aberto, portava uma mochila e dentro dela foi encontrado um vasto material ilícito, dentre os quais:
– 55 (cinquenta e cinco) munições .556 mm;
– 24 (vinte e quatro) munições .12 mm;
Edenize de Souza vive em uma comunidade de vulnerabilidade social em Vila Ponta Negra, Natal, e é um exemplo de como a educação e o empreendedorismo podem mudar realidades. Participante do projeto Todo Mundo Pode Aprender, da Minhoto, ela encontrou uma oportunidade de transformar sua paixão pela culinária em um negócio capaz de gerar renda e impactar positivamente a sua comunidade.
Antes de entrar no projeto, Edenize já vendia bolos caseiros, uma habilidade que aprendeu com sua avó. No entanto, foi no curso que ela conheceu novas técnicas de gastronomia, empreendedorismo e, especialmente, como administrar seu negócio com mais assertividade. “O curso me ensinou a pensar como empreendedora. Agora, tenho mais conhecimento para gerenciar meu trabalho e crescer mais”, conta ela.
Juntamente com outras alunas do projeto, Edenize decidiu abrir uma loja colaborativa, onde venderá doces, com destaque para o panetone. Esse é um dos produtos que ela aprendeu a fazer no curso, e, neste fim de ano, ela aproveitará a temporada para lançar seu produto natalino, que será vendido tanto de forma tradicional quanto recheado. Além do panetone, Edenize e suas amigas de curso também planejam oferecer outras sobremesas típicas de ceias de Natal.
Pensando em impulsionar ainda mais o negócio, Edenize já está planejando ampliar as vendas por delivery, aproveitando a alta demanda que essa época do ano proporciona. “Essa é uma das melhores épocas para aumentar a renda, então vamos aproveitar cada oportunidade”, afirma.
“Vivia bebendo água de chão, aquela água que chegava lá tinha um sapo, tinha um rato, tinha esterco do gado, a urina da vaca, e a gente apanhava e bebia”. O relato de Josefa de Jesus retrata a situação de quem vivia em insegurança hídrica no semiárido brasileiro. No entanto, a vida da família dela e da comunidade quilombola de Sítio Alto, que fica em Simão Dias, em Sergipe, mudou com a chegada do Programa Cisternas.
Ela ressalta que o acesso à água de qualidade também impactou na saúde e na geração de renda dos habitantes do local
“A gente criou mais alegria, felicidade, teve mais renda, porque o tempo que a gente estava caminhando para pegar um pote de água, com uma légua, duas léguas, a gente estava fazendo outro serviço. Então, depois que a cisterna chegou, a gente melhorou a saúde das crianças, a saúde das famílias, a questão também higiênica”, relatou a guardiã de sementes crioulas.
A experiência da quilombola foi compartilhada durante o ato de anúncios do Governo Federal, em Sergipe, na sexta-feira (29.11). No evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, divulgou o edital de R$ 500 milhões em recursos destinados à contratação de 50 mil cisternas para os estados do semiárido brasileiro.
O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN), por meio da Unidade de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), concluiu suas atividades referentes à campanha Novembro Azul, com um balanço positivo de atendimentos e ações educativas. Durante todo o mês, o SESI-RN realizou diversas iniciativas voltadas à saúde do homem, com foco na prevenção do câncer de próstata. Cerca de 8 mil trabalhadores das indústrias associadas ao SESI em todo o estado foram atendidos, incluindo nas regiões de Natal, Grande Natal, Caicó, Mossoró e no Seridó.
A campanha foi realizada em todos os turnos de trabalho, incluindo o período da madrugada, para garantir que todos os colaboradores, independentemente do horário de expediente, tivessem acesso aos serviços de saúde. De acordo com a gerente de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) do SESI-RN, Alice Carvalho, essa estratégia reflete o compromisso do SESI-RN em atender os trabalhadores onde quer que estejam, com o lema “SESI: Cuidando da saúde do trabalhador, onde ele estiver”.
Carvalho destaca também que a instituição reforçou seu compromisso com o bem-estar dos trabalhadores. “Nossa equipe de enfermeiras, psicólogas e educadores físicos têm desenvolvido ações específicas dentro das indústrias, abordando não só a prevenção do câncer de próstata, mas também promovendo a saúde integral do homem”, afirmou.
Ao longo das atividades, a equipe do SESI-RN enfatizou a importância da informação e da educação em saúde, transmitidas de forma acessível e lúdica, facilitando a compreensão e a adesão dos trabalhadores às práticas preventivas, destaca o gerente das unidades do SESI Mossoró, Lucas Paiva.
A guerra civil da Síria, iniciada em 2011, ganhou novo capítulo neste final de semana porque grupos rebeldes islâmicos que lutam contra o governo de Bashad Al-Assad tomaram Aleppo, a segunda maior cidade do país com cerca de 2 milhões de habitantes. Em retaliação, as forças aéreas síria e russa realizam bombardeios contra posições dos rebeldes, tanto em Aleppo como na província de Idlib, que está sob controle dos jihadistas islâmicos.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram dezenas de homens armados desfilando por Aleppo, que já havia sido tomada por rebeldes em 2016. Na época, eles acabaram expulsos pelo regime sírio após apoio da força aérea russa.
Segundo agências de notícias locais, os rebeldes impuseram um toque de recolher em Aleppo após tomarem o controle da cidade. Já a agência de notícias oficiais da Síria afirma que o exército do país se reagrupou na zonal rural do norte da cidade de Hama, ao sul de Aleppo.
“Os aviões de guerra conjuntos sírio-russos estão intensificando os ataques aéreos nos locais, quartéis-generais, depósitos de armas e munições dos terroristas, deixando dezenas de baixas e mortes entre os terroristas”, informou uma fonte militar síria à agência de notícias oficial do país, a Sana.
O piloto de motovelocidade João Eloi, de 57 anos, faleceu na noite do último sábado (30), em São Paulo. A morte foi comunicada pelo Superbike Brasil, considerado o principal campeonato da modalidade no país, mas que teve retirada, em março, a chancela da Confederação Brasileira de Motovelocidade (CBM) – o que não impede sua realização.
Segundo comunicado do Superbike Brasil, Eloi sofreu uma queda durante corrida da nona etapa da categoria SuperSport 400cc Escola. O boletim de ocorrência, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), informou que o piloto ainda colidiu com muro de proteção do autódromo no acidente. O caso foi registrado no 101° Distrito Policial, no Jardim das Imbuias, que fica na zona sul da cidade.
“Apesar do pronto atendimento realizado pela equipe de resgate do campeonato, em ambulância UTI [Unidade de Terapia Intensiva], seguido pelo rápido encaminhamento para a sala de emergência do autódromo, João acabou falecendo ainda no ambulatório”, registou a nota oficial divulgada pela categoria.
A organização informou ter se colocado à disposição para assistir à família de Eloi e afirmou, ainda de acordo com a nota, que “todos da equipe do campeonato estão consternados com o acontecimento”. Apesar da tragédia, o evento, que ocupa o fim de semana, prosseguiu normalmente neste domingo (1º).
As vendas online durante as promoções da Black Friday de 2024 geraram um faturamento de R$ 4,27 bilhões, de acordo com dados da Neotrust Confi. O montante representa um crescimento de 8,4% em relação ao mesmo período de 2023, quando o faturamento foi de R$ 3,94 bilhões.
O levantamento também revelou que, em unidades vendidas, o total foi de 20,67 milhões, um aumento de 9,4% em relação aos 18,88 milhões registrados no ano passado. A data da Black Friday, que ocorre na última sexta-feira de novembro, coincide com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade do Natal, fatores que, segundo a Neotrust Confi, podem impulsionar os gastos do consumidor.
Neste ano, o faturamento do varejo online já acumula um aumento de 13,8%. Na quinta-feira 28, véspera da Black Friday, o faturamento foi de R$ 1,70 bilhão, superando o valor de R$ 1,60 bilhão registrado no mesmo dia de 2023.
Entre quinta 28 e sexta-feira 29, o total de vendas alcançou R$ 5,97 bilhões, com 33,02 milhões de produtos vendidos e um valor médio de R$ 180,7 por item. Os dados são baseados no monitoramento contínuo realizado com mais de 5.000 varejistas online em todo o Brasil, incluindo grandes empresas clientes da Neotrust.
Após ganhar título inédito de campeão da Libertadores no sábado (30) contra o Atlético-MG em Buenos Aires https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2024-11/botafogo-supera-expulsao-relampago-e-conquista-libertadores-inedita, os jogadores do Botafogo desfilarão em carro aberto na Enseada de Botafogo, na zona sul do Rio, na tarde deste domingo (1).
As interdições começaram a partir das 13h e seguem até a hora em que o desfile terminar. A equipe desembarcará no Aeroporto Internacional do Galeão, e será conduzida, ao longo do trajeto, por batedores até a Praia de Botafogo.
A prefeitura do Rio recomenda que os torcedores usem transporte público, principalmente o Metrô, para desembarcar na Estação Botafogo, e seguir até o local da celebração, já que o trânsito estará complicado e sem locais para estacionamento.
“A Guarda Municipal vai estar presente, agentes da CET-Rio, ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, e agentes da Colmlurb. Já conversei com o governador Cláudio Castro, e a Polícia Militar também estará presente”
O bairro de Oswaldo Cruz é um local simbólico do samba carioca. Terra da Portela e do ícone Candeia, a região da zona norte carioca fará parte de uma nova rota turística da cidade do Rio de Janeiro, que busca, entre seus objetivos, atrair visitantes estrangeiros.
O Caminho do Samba será lançado nesta segunda-feira (2), Dia Nacional do Samba, pela Embratur, a agência brasileira de promoção internacional do turismo, e pela prefeitura da capital fluminense.
A rota destaca dez locais conectados à história dessa expressão cultural carioca situados no bairro, entre eles a quadra da Portela, a estação de trem de Oswaldo Cruz e a feira das Yabás (que reúne comidas típicas e rodas de samba nos segundos domingos de cada mês), além das casas de Candeia, Tia Doca e Dona Ester.
“Quase todos os bens da gente são simbólicos, são imateriais. Aqui não tem um castelo. E essa Rota do Samba é legal porque as pessoas vão visitar e conhecer a história, uma história que não é contada. Ela demarca determinados lugares que são tão importantes, quanto Oswaldo Cruz é, para a história da música brasileira”, afirma o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, curador da Rota do Samba.
A temporada 2024/2025 da World Series, que é o circuito mundial de rugby sevens (versão da modalidade praticada por sete atletas de cada lado), começou para a seleção feminina do Brasil. Neste domingo (1º), as Yaras, como são conhecidas as brasileiras, finalizaram em nono lugar a primeira etapa do evento, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A competição teve início no sábado (30). O Brasil ficou na quarta e última colocação do Grupo C, após derrotas para a campeã olímpica Nova Zelândia (5 a 33) e para o Canadá (12 a 38), prata nos Jogos de Paris, na França. No último jogo do dia, as Yaras bateram o Japão por 17 a 14. Foi o primeiro triunfo sob comando da neozelandesa Crystal Kaua, nova técnica da equipe.
Cada vitória valeu três pontos na classificação do grupo, enquanto os times derrotados por, no máximo, sete pontos, somavam um ponto extra. Na chave do Brasil, apenas a Nova Zelândia ganhou todas as partidas, mas o Japão, pelo pontinho somado contra as Yaras (perdeu por três pontos), ficou na segunda posição, passando para as quartas de final, assim como Canadá, que passou em terceiro por ter um saldo de pontos melhor que o brasileiro (ambas as seleções ficaram com três pontos).
No rugby sevens, as partidas têm dois tempos de sete minutos. Quando a atleta cruza a linha final do campo com a bola e a coloca no chão, fazendo o chamado try, a equipe soma cinco pontos. Há, ainda, outras maneiras de pontuar, como na conversão, que é um chute ao gol (que tem o formato da letra H) realizado após o try, valendo dois pontos.
O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e das outras 36 pessoas pela Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe de Estado tem gerado impacto no cenário político. O ocorrido já antecipa os cálculos para as eleições presidenciais de 2026, além de gerar temor entre aliados de que militares de alta patente possam delatar aliados.
A preocupação foi intensificada depois que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, contribuiu para a investigação da PF. Um relatório de 884 páginas, divulgado na última terça-feira 26 pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, detalhou os indícios contra os investigados.
Parlamentares próximos a Bolsonaro, como os filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro, têm criticado publicamente as investigações, alegando motivações políticas e eleitorais. Nas redes sociais, o senador Flávio afirmou que o objetivo seria retirar Bolsonaro da disputa eleitoral, enquanto Eduardo acusou adversários de tentarem minar rivais políticos sob a aparência de democracia.
“A trama midiática contra @jairbolsonaro tem um único objetivo: tirar da corrida eleitoral o único nome capaz de derrotar Lula”, disse o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas redes sociais.
O Executivo sancionou na quinta-feira (28) a lei que permite uso do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para empréstimos dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) (Lei 15.034, de 2024).
O objetivo é facilitar o acesso ao crédito dos produtores rurais atendidos pelo programa. A lei também aporta R$ 500 milhões ao FGO para cobrir essas operações.
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, promove a última implantação da unidade móvel Sesc Saúde Mulher do ano. A carreta ficará estacionada dentro do Sesc Zona Norte, entre 05 e 19 de dezembro, para a realização de exames gratuitos.
Estão previstos 1.850 atendimentos durante o período, sendo 800 exames preventivos (para mulheres de 25 a 64 anos) e 800 mamografias (para mulheres de 50 a 69 anos). No total, aproximadamente 1.050 pessoas serão beneficiadas com ações educativas sobre saúde feminina.
Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp do Sesc (84 3133-0360) ou de forma presencial no Sesc Zona Norte, enquanto houver vagas. Para agendar, é preciso apresentar cópias de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. E os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 16h.
Entre 2012 e 2023, aproximadamente 88 mil pessoas foram beneficiadas pela unidade móvel Sesc Saúde Mulher no estado. A carreta foi uma iniciativa pioneira do Sesc RN e replicada por todo o país. Apenas em 2024, mais de 6 mil mulheres foram contempladas com exames preventivos e mamografias gratuitas.
Três pessoas com problemas de visão sérios conseguiram voltar a enxergar por mais de um ano após receberem transplantes de células-tronco, segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet.
O estudo clínico, não randomizado e de braço único, envolveu quatro pacientes com LSCD bilateral, com idades entre 39 e 72 anos. As cirurgias consistiram no transplante de folhas de células epiteliais corneais derivadas de iPSCs (iCEPS), após a remoção de tecido fibroso da córnea. Dois pacientes receberam imunossupressores em baixa dose, enquanto os outros dois foram tratados sem o uso desses medicamentos.
A deficiência dessas células ocorre quando o reservatório natural de células-tronco no limbo, localizado na borda da córnea, é esgotado. Isso pode resultar de traumas, doenças autoimunes ou condições genéticas, levando ao surgimento de tecido cicatricial na córnea e eventual perda da visão.
Os tratamentos existentes para LSCD envolvem transplantes de células de córneas saudáveis do próprio paciente ou de doadores falecidos. No entanto, essas opções são limitadas devido ao risco de rejeição ou complicações do procedimento.
Neste domingo, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à Aids. A campanha do Dezembro Vermelho, mês escolhido desde 2017 para a mobilização nacional, chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Neste fim de semana, diversas capitais estarão com mobilizações e ações de prevenção.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico sobre HIV/AIDS do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2021, o número de idosos que testaram positivo para o vírus quadruplicou. O geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Marco Túlio Cintra, explica que são diversos os fatores ligados a esse aumento, entre eles a falta de campanhas direcionadas a esse público. E acrescentou que os números podem ser ainda maiores, já que é grande a subnotificação por falta de testagem.
Em entrevista ao programa Tarde Nacional da Amazônia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Cintra contou que acontece de o paciente apresentar sintomas como o emagrecimento acentuado e os médicos investigarem câncer, sem desconfiarem de HIV. Segundo o especialista, é fundamental que os profissionais da saúde solicitem a testagem aos pacientes idosos, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.
Agência Brasil – O número de idosos com HIV quadruplicou nos últimos dez anos. A gente está falando de que números?
O título do Botafogo na Libertadores, conquistado no último sábado (30), abriu uma vaga “extra” à próxima edição do torneio continental via Campeonato Brasileiro. Originalmente, os seis primeiros colocados da Série A se classificam à maior competição do futebol sul-americano, além do campeão da Copa do Brasil – que foi o Flamengo. Contudo, como tanto o Glorioso (líder) como o Rubro-Negro (quinto) ocupam postos nesse G-6, eles “cedem” lugares aos times que estão imediatamente abaixo na tabela. O que, no momento, vai beneficiando diretamente Bahia e Corinthians.
Em sétimo lugar, os baianos não venciam há sete jogos, com cinco derrotas na sequência. No sábado, o Esquadrão de Aço deu fim ao jejum com o triunfo por 2 a 1, contra o rebaixado Cuiabá, pela 36ª e antepenúltima rodada. O Dourado abriu o placar com Eliel aos 15 minutos, mas aos 36, Ademir deixou tudo igual. Na etapa final, aos 38 minutos, o também atacante Lucho Rodríguez decretou a virada tricolor na Arena Pantanal.
Com os mesmos 50 pontos do Corinthians, o Bahia fica à frente por ter um triunfo a mais (14 a 13). O Timão, porém, vive grande momento no Brasileirão. A vitória por 4 a 2 para cima do Criciúma, fora de casa, no Estádio Heriberto Hülse, na noite de sábado, foi a sétima consecutiva do Alvinegro pela competição.
Os catarinenses foram para o intervalo vencendo por 2 a 0, com dois gols do congolês Yannick Bolasie, aos 29 e 37 minutos. O cenário do confronto mudou radicalmente no segundo tempo. Aos 16, o meia Rodrigo Garro descontou. Três minutos depois, o lateral Matheus Bidu igualou. Aos 37, Yuri Alberto colocou o Corinthians à frente. E aos 48, nos acréscimos, o atacante alvinegro voltou a balançar as redes, chegando a 13 gols no Brasileirão e assumindo a liderança da artilharia, de forma isolada.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pautou para a próxima quarta-feira 4, a proposta de emenda à Constituição (PEC) das Praias. A proposta, que visa autorizar a venda de terrenos de marinha, foi suspensa em maio devido à repercussão negativa, mas agora será retomada pela comissão.
A PEC permite a venda de áreas à beira-mar que pertencem à União, com a condição de que o acesso à praia em si continue sendo público. A proposta prevê a privatização dos terrenos ocupados, como áreas de hotéis e bares, que não afetam diretamente a faixa de praia frequentada pelos banhistas.
O objetivo é permitir que as empresas ou pessoas que já ocupam essas terras se tornem proprietárias exclusivas, enquanto áreas públicas, como portos e aeroportos, continuariam sob a gestão do governo.
Para amenizar as críticas, o relator da PEC, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), incluiu um dispositivo no parecer de julho, garantindo que as praias são “bens públicos de uso comum do povo”, assegurando “livre e franco acesso” a elas. Além disso, o texto proíbe qualquer forma de uso do solo que dificulte o acesso à praia.