No dia 20 de dezembro, a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN) promove a terceira edição do Workshop de Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos: Visitação e Lazer em Unidades de Conservação, no Auditório da FELCS.
Realizado pelos discentes da disciplina de Gestão de Eventos, do Curso de Turismo, o evento tem o objetivo de promover a experiência prática para os discentes organizadores e para os participantes, que terão acesso a oportunidades e aprendizados especiais, ao mesmo tempo em que busca fomentar o turismo no Seridó através da criação de novos produtos e roteiros turísticos para a região. As inscrições podem ser realizadas através do link.
A primeira sessão ocorre a partir das 13h e se estende até as 18h. Neste primeiro momento, serão oferecidos o credenciamento e a mesa de abertura, seguindo com a palestra Turismo e Lazer em unidades de conservação: governança, inovação e desenvolvimento. Logo após, o cronograma apresenta duas mesas-redondas debatendo temas sobre as potencialidades naturais e culturais nas áreas naturais protegidas e nas comunidades, bem como seu uso em produtos e roteiros turísticos. Na segunda sessão, que ocorre de 19h às 22h, a programação conta com oficinas, reuniões de trabalhos em grupo e o encerramento do evento.
O Workshop é realizado e organizado pelos discentes da disciplina Gestão de Eventos, ministrada pela docente Isabelle Pinheiro. Os estudantes executam o evento nas etapas de pré-evento, evento e pós-evento, lidando com todas as estratégias, o planejamento e a gestão de um evento real, estando presentes de forma ativa e significativa durante todo o processo.
Além disso, para os discentes que irão participar do evento e para a comunidade, a atividade busca promover um espaço de discussão e troca de conhecimentos técnicos e mercadológicos sobre a temática de formatação de produtos e roteiros turísticos, trazendo o debate para a região do Seridó. Dessa forma, há uma movimentação na dinâmica do turismo regional, a diversificação econômica e um debate sobre as áreas de conservação que devem ser respeitadas.
Para a docente Isabelle Pinheiro, o impacto do evento não é apenas acadêmico, mas regional. “O evento vai trazer a oportunidade para agentes turísticos locais e regionais refletirem e proporem novos produtos e roteiros na região do Seridó a serem formatados e divulgados no mercado turístico regional e nacional”, acrescenta ela.