A 4ª edição do Festival Internacional da Casa da Ribeira (FICA) começa nesta quinta-feira (26) em Natal, trazendo quatro dias de espetáculos, performances e ações culturais. Com o tema “Artes da Cena e do Ser”, o evento acontece na Casa da Ribeira e promove uma programação diversa, com apresentações nacionais e internacionais.
Destaques do primeiro dia
O festival abre hoje, às 20h, com o 6º Festival de Cenas Curtas, que reúne pequenas apresentações de teatro, dança, performance e slam, com temáticas que exploram a negritude e a comunidade LGBTQIAPN+. As cenas têm entre 10 e 20 minutos de duração e prometem uma noite de reflexões e emoções.
Programação do FICA
Na sexta-feira (27), o público poderá assistir ao espetáculo A Força da Água, do grupo Pavilhão da Magnólia (CE), que aborda questões históricas e sociais sobre a seca nordestina. Já no sábado (28), as apresentações incluem performances de artistas locais e internacionais, como a peça Ossos: Cena Inacabada (RN) e o espetáculo de dança Íris, de Clarissa Rêgo e Thilo Seevers (Áustria).
O encerramento, no domingo (29), começa às 17h com o espetáculo infantil Piruá de Circo. À noite, haverá apresentações de teatro de rua e dança, incluindo Reino dos bichos e dos animais, esse é o meu nome, inspirado nas poesias de Stella do Patrocínio.
Inclusão e fomento cultural
Além de promover a diversidade nas artes, o festival investe em acessibilidade, oferecendo audiodescrição e intérpretes de Libras, além de fomentar a cena teatral local. Alessandra Augusta, presidente da Casa da Ribeira, destaca que o FICA é uma oportunidade de fortalecer as artes cênicas no estado.
“Encerramos o ano com um evento que celebra a criatividade, a inclusão e o potencial cultural de Natal. É um convite para que a comunidade ocupe a Casa da Ribeira e celebre a arte em suas múltiplas formas”, afirmou Alessandra.
Serviço
• Quando: 26 a 29 de dezembro
• Onde: Casa da Ribeira, Rua Frei Miguelinho, Ribeira, Natal
• Ingressos: Disponíveis no perfil @casadaribeira (Instagram)