Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
UERN TV LUIZ GONZAGA 2222

TV Brasil apresenta uma edição inédita do programa Caminhos da Reportagem para celebrar os 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga , o eterno Rei do Baião. A produção especial sobre a vida e a obra do consagrado músico vai ao ar nesta segunda (30), às 23h.

O conteúdo foi produzido pela UERN TV, parceira da TV Brasil na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) . A equipe vai até Pernambuco mostrar o legado deixado pelo artista. A atração jornalística pode ser acompanhada no app TV Brasil Play .

Com o título “Luiz Gonzaga: Da Sanfona ao Coração do Brasil”, o último Caminhos da Reportagem do ano revela a trajetória de Luiz Gonzaga, ícone da cultura popular nacional que transformou o baião, o xote e o xaxado em símbolos da música brasileira.

O programa mergulha no universo de Gonzagão. Essa rica história vai ganhar as salas de aula de Exu, cidade natal do astro, a partir de 2025, após uma lei que institui o ensino da cultura de Luiz Gonzaga ter sido aprovada. Ele conquistou notoriedade com canções antológicas como o clássico “Asa Branca”.

O saudoso artista conquistou corações e levou o Nordeste para o mundo com sua sanfona inseparável, chapéu de couro e letras que retratam a vida e as paisagens do sertão. O pernambucano natural de Exu nasceu em 13 de dezembro de 1912 e fez história no país. O cantor, compositor e instrumentista faleceu em 2 de agosto de 1989, aos 76 anos.

Estímulo à memória sertaneja e cultura gonzagueana

Paulo Wanderley, pesquisador da obra do mestre, explica que através das canções de Luiz Gonzaga, as pessoas recriam memórias afetivas e sensoriais. O estudioso destaca a influência do músico nas diversas áreas da cultura local. “Em tudo a gente lembra do Seu Luiz Gonzaga. Seja no São João, seja na culinária nordestina, seja nas nossas vestimentas”, indica.

Todos os anos, desde 2012, o município pernambucano de Exu se banha na cultura gonzagueana no mês de dezembro. A cidade recebe turistas, forrozeiros e amantes da obra do rei do baião. Targino Gondim, sanfoneiro, ressalta que “o poder da obra de Luiz Gonzaga é imenso”. Assim como ele, vários artistas dão depoimentos emocionados sobre a grandeza e generosidade do legado de Gonzagão.

“A ideia central de Luiz Gonzaga era para que houvesse distribuição de renda para que acabasse a pobreza, a fome, a seca, a má vontade política. Todos esses protestos estão na música dele”, assinala Andrews Ferreira, cantor que interpreta o célebre personagem em shows que faz pelo Nordeste.

Caminhos da Reportagem conta ainda a história do Projeto Asa Branca, mantido pela Fundação Gonzagão, que há 20 anos ensina crianças do sertão a tocar sanfona. Mariana Santana, fundadora do projeto, diz que as crianças aprendem a manusear o instrumento em menos de dois meses. “Mexe com a alma, é muito lindo”, comenta emocionada.

Ficha Técnica
Produção : UERN TV e Coletivo Lengo Tengo
Reportagem : Fabiano Morais
Imagens : Jedaías Torres, Ricardo Morais e Léo da Bodega
Edição : Matheus Rocha
Fotografia : Léo da Bodega

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil , o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada assunto.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações importantes no meio jornalístico.

Exibido às segundas, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para terça, às 4h30. A produção disponibiliza as edições especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil . As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play , disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br .

Ao vivo e on demand 

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar .

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play , pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv .

Serviço

Caminhos da Reportagem – segunda-feira, dia 30/12, às 23h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – segunda-feira, dia 30/12, para terça-feira, dia 31/12, às 4h30, na TV Brasil

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp