Policiais civis da 22ª Delegacia de Polícia (DP) de Ceará-Mirim cumpriram, na tarde desta segunda-feira (17), um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, contra um homem de 45 anos, suspeito da prática do crime de tentativa de homicídio ocorrido em janeiro de 2025.
O crime aconteceu no município de Ceará-Mirim. De acordo com as investigações, o suspeito teria ido até a residência em que a vítima morava com a mãe, convencendo-a a atendê-lo na calçada. Em seguida, de posse de uma marreta, entrou no imóvel e encontrou a vítima dormindo em uma rede. O suspeito, utilizando a arma, desferiu um golpe no rosto do vitimado, que tem 34 anos e era seu cunhado.
Um projeto em análise no Senado pretende usar ambientes de grande circulação masculina — como bares, estádios de futebol e academias — para divulgar informações sobre prevenção e diagnóstico precoce sobre o câncer de próstata. A proposta (PL 87/2025) altera o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata (Lei 10.289, de 2001) para incluir, entre as ações previstas, a promoção de campanhas educativas nesses locais estratégicos.
De autoria do senador Laércio Oliveira (PP-SE), o projeto busca ampliar a disseminação de informações sobre o câncer de próstata, permitindo que autoridades sanitárias, associações médicas, serviços de saúde e instituições relacionadas à saúde masculina utilizem esses espaços para divulgar campanhas, conforme regulamentação a ser definida.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) acompanhou, na manhã desta segunda-feira (17/02), a visita técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. A comitiva, composta por Camila Pitarelli, diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), e sua equipe, teve como objetivo realizar fiscalização, auditoria, reuniões técnicas e oficinas sobre o uso e execução dos recursos transferidos ao Estado.
O evento contou com a participação da governadora do Estado, professora Fátima Bezerra, do secretário da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Francisco Araújo, além de demais autoridades civis e militares.

Uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o programa Pé-de-Meia pode ajudar a destravar a votação do Orçamento de 2025. A fonte de financiamento do programa — que incentiva a permanência de alunos no ensino médio — é um dos entraves à deliberação do projeto de Lei Orçamentária Anual (PLN 26/2024). O Congresso Nacional deveria ter votado e enviado a matéria à sanção em dezembro do ano passado.
Na última quarta-feira (12), o ministro Augusto Nardes, do TCU, deu 120 dias para o Poder Executivo adequar o Pé-de-Meia às normas orçamentárias e de responsabilidade fiscal. O programa beneficia 3,9 milhões de alunos do ensino médio a um custo anual de R$ 12,5 bilhões.
Direitos humanos, cultura de paz e justiça restaurativa. Com enfoque nessas temáticas, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), em Caicó, realiza o lançamento do Observatório de Educação em Direitos Humanos (EDH) e da Cartilha Cultura de Paz e Justiça Restaurativa. A ação acontece no dia 28 de março, a partir das 8h. O evento está com inscrições abertas no Sigaa da UFRN.
O lançamento do EDH contará com a palestra com o tema Observatório em Direitos Humanos: a importância dos Direitos Humanos na formação de professores(as) caicoenses, com o objetivo de enriquecer a formação dos docentes da região, discutindo a relevância dos Direitos Humanos no contexto educacional.
Policiais Civis da 104ª Delegacia de Polícia (DP) de Canguaretama, com apoio da 89ª Delegacia de Polícia (DP) de São Miguel do Gostoso, cumpriram um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Juízo da Comarca de Canguaretama, na tarde desta segunda-feira (17), contra um homem de 64 anos, suspeito da prática do crime de estupro de vulnerável.
De acordo com as investigações, o crime teria ocorrido na cidade de Canguaretama, contra uma criança de 11 anos. Após a realização de uma denúncia anônima informando a ação criminosa, os policiais civis da 104ª DP iniciaram as investigações e, na sequência, realizaram a prisão do suspeito no município de São Miguel do Gostoso.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Macau, em ação conjunta com a 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau, 61ª DP de Guamaré e a 4ª DP, deflagraram, nesta segunda-feira (17), mais uma fase da “Operação Libertatis”.
Durante a ação, foi cumprido um mandado de prisão regressão cautelar contra um homem de 25 anos, condenado pela prática do crime de estupro. Ele foi sentenciado a uma pena de sete anos em regime fechado. Após diligências realizadas pela equipe policial, o homem foi preso no município de Galinhos, região da costa branca do RN.
Nesta segunda-feira (17), na leitura da Mensagem Anual que marcou a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo, o prefeito Genilson Maia (PT) apresentou os avanços já concretizados em 2024 e as ações em andamento que estão promovendo o desenvolvimento de São Fernando.
Destacam-se a construção do Centro de Convivência, a reforma do Estádio Elias Fernandes, a reforma e ampliação da Escola Municipal Padre Francisco Rafael Fernandes e a reforma do Mercado Público.

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) publicou, na última sexta-feira (14), um edital para a seleção de especialistas convidados em Computação e áreas afins. São ofertadas duas vagas, além de cadastro de reserva, para atuação no Programa de Residência em TI, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
As inscrições acontecem até o dia 19 de fevereiro e devem ser feitas por meio do preenchimento da ficha de inscrição, conforme dispõe o Edital nº 002/2025, que disciplina o processo seletivo.

Estudantes aprovados para cursos de licenciatura presenciais nos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC) e elegíveis ao Pé-de-Meia Licenciaturas devem cadastrar seus dados para concorrer ao programa, entre 17 de fevereiro e 30 de março.
A etapa vale para aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para quem teve nota acima de 650 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Nesta segunda-feira (17), na leitura da Mensagem Anual que marcou a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo, o prefeito Genilson Maia (PT) apresentou os avanços já concretizados em 2024 e as ações em andamento que estão promovendo o desenvolvimento de São Fernando.
Destacam-se a construção do Centro de Convivência, a reforma do Estádio Elias Fernandes, a reforma e ampliação da Escola Municipal Padre Francisco Rafael Fernandes e a reforma do Mercado Público.

Para definir ações coordenadas para as áreas mais afetadas pela dengue , especialmente nas regiões Sudeste e Sul do país, o Ministério da Saúde promoveu, na quinta-feira (13/2), uma reunião estratégica do Centro de Operações de Emergências (COE) Dengue e outras Arboviroses .
O encontro reuniu representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, conselhos regionais e entidades da sociedade civil para alinhar estratégias e reforçar a colaboração no enfrentamento da doença. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) .

O Carnaval de Caicó, um dos maiores e mais tradicionais do Rio Grande do Norte, será apresentado nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a partir das 10h, durante um evento do Governo do Estado no Complexo Cultural Rampa, em Natal. Na ocasião, além da divulgação da programação da folia caicoense, a governadora Fátima Bezerra anunciará a renúncia fiscal do Programa Cultural Câmara Cascudo 2025, que incentiva projetos culturais em todo o estado.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, estará presente no evento ao lado de representantes dos blocos carnavalescos, que levarão toda a energia e tradição da festa caicoense para a capital. A inclusão do Carnaval de Caicó no evento reforça sua importância para a cultura e o turismo potiguar. A festa, que atrai milhares de foliões e movimenta a economia local, deve ganhar ainda mais força com o incentivo do programa, garantindo apoio para blocos, artistas e diversas manifestações culturais.

A Prefeitura de Caicó, por meio da equipe do Cadastro Único e da Coordenação da Proteção Social Básica, em parceria com a APAE Caicó, realizou uma ação especial voltada para a inclusão e proteção das pessoas com deficiência. O evento, que aconteceu das 8h às 11h, foi um grande sucesso, garantindo a emissão e renovação da Carteirinha da Pessoa com Deficiência, um documento essencial para assegurar direitos e ampliar oportunidades.
A iniciativa contou com a participação de profissionais da assistência social além de beneficiários que puderam regularizar sua documentação e garantir acesso a serviços e benefícios. A carteirinha possibilita mais autonomia e dignidade, reforçando o compromisso do município com a inclusão social.

A Escola Municipal Professora Maria Bernadete Marques Souza Ginane, localizada no bairro Recreio, em Caicó, está passando por uma importante reforma e ampliação. A iniciativa tem como objetivo melhorar a infraestrutura da unidade de ensino e proporcionar um ambiente mais moderno e funcional para alunos e professores.
A obra faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com a administração municipal, visando o fortalecimento da educação no município. Segundo os gestores, o investimento é essencial para o desenvolvimento local e para garantir um ensino de qualidade às novas gerações.
O pagamento do Auxílio Gás tem início nesta segunda-feira (17/2) e vai até o dia 28 de fevereiro. São mais de 5,42 milhões de famílias contempladas no País, com um benefício de R$ 106 por domicílio. O investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) é de R$ 575,38 milhões neste mês.
O Auxílio Gás, pago bimestralmente, corresponde ao valor de 100% do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos por residência contemplada. O repasse é resultado da média nacional do produto, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O benefício foi criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico dos lares em situação de vulnerabilidade.

Com o objetivo de manter o número de doações e garantir o atendimento às demandas transfusionais para o período carnavalesco, o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) realiza nesta terça-feira (18), às 10h, a abertura da campanha de doação de sangue com o tema “Carnaval da Solidariedade”. A campanha seguirá até o dia 28 de fevereiro.
De acordo com a coordenadora de captação do Hemonorte, Miriam Mafra, “no Carnaval, o número de doações tende a diminuir, enquanto as demandas aumentam. Precisamos garantir o equilíbrio do estoque, principalmente de sangue de tipagem negativa, que no momento está em baixa, para suprir todas as solicitações transfusionais”.

O Governo do Estado assinala mais um passo rumo ao direito à moradia para a população potiguar, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte e o sonho de aquisição da casa própria.
Em parceria com municípios e entidades sociais vinculadas à habitação de interesse social, a governadora Fátima Bezerra realizou, na sexta-feira (14), a assinatura de contratos do Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), destinados a construção de unidades habitacionais em sete municípios potiguares. A solenidade ocorreu no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), em Natal.
As equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN), verificaram em janeiro 1.849 instrumentos de medição com objetivo de garantir o correto funcionamento dos mesmos e evitar prejuízos para consumidores e comerciantes. As vistorias foram realizadas em Natal, Região Metropolitana da capital e Mossoró.
Foram verificadas 848 cronotacógrafos, 403 bombas de combustíveis, 380 balanças, 142 taxímetros, entre outros. Durante as fiscalizações, que são periódicas e devem ser realizadas anualmente em cada um dos instrumentos, cerca de 1,3% deles apresentaram alguma inconsistência, especificamente, em bombas de combustíveis e balanças.

A noite deste domingo (16) foi marcada pela violência na região Oeste do Rio Grande do Norte. Em menos de 12 horas, dois homens foram assassinados em atentados a tiros nos municípios de Umarizal e Caraúbas.
Execução em bar de Umarizal
Os bancos liberam, nesta segunda-feira (17), o primeiro lote do abono salarial PIS/Pasep 2025, ano base-2023. Assim como em 2024, o calendário de pagamento deste ano foi unificado, levando em consideração o mês de nascimento dos trabalhadores. Hoje, podem sacar o crédito os funcionários privados e servidores públicos nascidos em janeiro.
Têm direito ao PIS/Pasep os funcionários da iniciativa privada ou servidores públicos que trabalharam em 2023 com a carteira assinada e receberam até dois salários mínimos mensais. Também é preciso estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias no ano.
A Trapiá Filmes tem realizado exibições dos curtas metragens “Mariana e Ludovina”, “Agora Eu Sou Negro” e “Condenadxs” em instituições da Educação, tendo como público grupos de idosos, estudantes universitários, e adolescentes. As produções locais, trazem aspectos culturais da região, destacando paisagens do Seridó, associados às histórias de personagens fortes e resistentes, diante das adversidades.
No próximo dia 20, às 19h, terá mais uma apresentação na Escola Estadual Dom Adelino. Já houve exibição dos filmes no IFRN e duas apresentações na Escola Estadual Antônio Aladim, em turnos diferentes.