
A Unidade de Gestão da Biodiversidade (UGBio), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), promove, nesta segunda-feira (24), o I Seminário de Integração da Unidade, no Parque das Dunas. O evento tem como objetivo fortalecer a conexão entre os integrantes da UGBio, incentivando reflexões sobre o ambiente de trabalho e a proposta institucional da unidade.
As atividades começaram às 8h30, com a entrega de kits aos participantes. Em seguida, no auditório Tocandira, a coordenadora da UGBio, Iracy Wanderley, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da iniciativa para a equipe. “A integração da UGBio representa um momento essencial para fortalecer laços, alinhar objetivos e reforçar os valores institucionais. Um ambiente de trabalho colaborativo e harmonioso reflete diretamente na qualidade das nossas ações voltadas à preservação da biodiversidade”, afirmou.

O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) anunciou a abertura do processo seletivo para a Especialização em Educação Bilíngue para Surdos, com ingresso no primeiro semestre de 2025. O curso, com duração de 15 meses e aulas remotas aos sábados, visa formar profissionais capacitados para atuar na educação bilíngue de pessoas surdas, promovendo uma aprendizagem inclusiva que respeite a cultura e identidade surda.
Destinado a profissionais graduados interessados em atuar na educação de surdos, o curso oferece 120 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, ações afirmativas e capacitação interna de servidores da UFRN. As inscrições estarão abertas até 6 de março, exclusivamente pelo Gov.br. O processo seletivo será composto por três etapas: homologação das inscrições, procedimento de heteroidentificação (quando aplicável) e divulgação do resultado final.

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre os programas sociais Pé-de-Meia, voltado a estudantes do ensino médio, e Farmácia Popular, que distribui remédios de graça para a população. 

A partir desta terça-feira (25), o Ministério da Educação irá pagar a parcela de R$ 1 mil do Pé-de-Meia a estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma ação extraordinária para reduzir a fila e o tempo de espera dos segurados por benefícios assistenciais e previdenciários. A medida está prevista na Portaria nº 58, publicada nesta segunda-feira (24/2). 500 servidores vão trabalhar especificamente para esta finalidade. O prazo de vigência é de 90 dias.
A ação extraordinária vai priorizar os requerimentos na seguinte ordem: acertos pré e pós perícia dos benefícios por incapacidade, salário-maternidade, pensão por morte, benefícios assistenciais que não tenham pendências de avaliação social ou perícia médica e aposentadorias (exceto por incapacidade permanente).
Entra em vigor a partir desta segunda-feira (24/2), o Programa Desenrola Rural. Sancionada pelo presidente Lula por meio do Decreto 12381/2025, a medida dará a oportunidade aos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, de renegociarem créditos em situação de inadimplência.
Dessa forma, os beneficiários poderão voltar a acessar o crédito rural e aumentar a oferta da produção de alimentos saudáveis para a mesa do povo brasileiro. Maior a produção de alimentos, maior a oferta e menores os preços.
O agricultor familiar já pode procurar uma agência bancária para renegociar as suas dívidas, que podem ter descontos de até 96%. A renegociação vale para aqueles que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras, como cartões e empréstimos nas instituições financeiras, do Crédito de Instalação e dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos e outros débitos federais, todas com inadimplência superior a 1 ano.
Não haverá impedimentos para a obtenção de novos créditos para o agricultor familiar que tiver pendências relacionadas a pequenas dívidas, como, por exemplo, débitos em contas de água, luz ou telefone.
O Governo Federal começa a pagar nesta terça-feira (25/2), a parcela de R$ 1.000 aos alunos participantes do Pé-de-Meia que passaram de ano em 2024. Também serão depositados R$ 200 aos que finalizaram o 3º ano e participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Os estudantes que concluíram o 1º e o 2º ano recebem o incentivo de R$ 1.000 no dia 27 de fevereiro, independentemente da data de nascimento. Para ter direito a receber a parcela referente à conclusão de cada ano, é necessário que o aluno tenha sido aprovado. Os estudantes que já terminaram o 3º ano podem sacar o valor. Os que ainda estão cursando o ensino médio poderão retirar a poupança quando concluírem ( confira infográfico abaixo )
Nesta segunda-feira (24), o Prefeito de São Fernando, Genilson Maia e o Vice-prefeito, Isaac Alexandre, participaram de uma audiência no Centro Administrativo, onde foram recebidos pela Governadora Fátima Bezerra. No encontro, trataram de pautas importantes para a cidade, como:
Passagem molhada do Rio Seridó

Policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia (DP) de Extremoz prenderam em flagrante, na tarde desta segunda-feira (24), um homem de 39 anos, suspeito da prática do crime de violência doméstica.
A prisão ocorreu no município de Extremoz, localizado na Grande Natal. As diligências foram iniciadas após populares acionarem os policiais da 23ª DP que estavam retornando de uma diligência. Na ocasião, os moradores relataram que um homem estaria agredindo a companheira dentro de um veículo.
A Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulga a lista de aptidão para matrícula da segunda chamada (NC, EEP, PPI E PCD) do PSVI SISU UERN 2025
Os/As candidatos/as listados/as como APTO/A terão sua Matrícula Curricular efetivada pela Unidade Universitária no SIGAA nos seguintes períodos:
Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal, com apoio da 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de São Miguel dos Campos (AL), cumpriram um mandado de prisão decorrente de uma sentença penal condenatória, expedido pelo Poder Judiciário, nesta segunda-feira (24), contra um homem de 29 anos, pela prática dos crimes de tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo.
A prisão foi realizada no município de São Miguel dos Campos, localizado no Estado de Alagoas. No decorrer das investigações, os policiais civis da 2ª DP constataram que o acusado estava residindo no referido município e, na sequência, acionaram os policiais da 6ª DRP para realizar a prisão.

Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal, com apoio da Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR), cumpriram um mandado de prisão decorrente de uma sentença penal condenatória, expedido pelo Poder Judiciário, no último domingo (23), contra um homem de 39 anos, pela prática dos crime de tráfico de drogas.
A prisão foi realizada em Nova Parnamirim. No decorrer das diligências, os policiais civis constataram que o homem também é investigado pela suspeita da prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e roubo.
Acontece nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro, o sorteio da campanha “Carnaval de Prêmios”, promovida por Gláucia Lima, Juca Bala e Sidney Silva. A ação envolve o comércio local de Caicó (RN) e tem atraído grande participação dos consumidores.
Para concorrer, é preciso realizar compras a partir de R$ 50,00 nas lojas parceiras. O prêmio é bastante atrativo: um freezer horizontal novo de 300 litros, totalmente abastecido com cerveja, refrigerante e gelo, além de R$ 500,00 em compras em uma das lojas participantes.

Em Assembleia Geral realizada no SINPOL-RN, nesta segunda-feira, 24, os policiais civis decidiram deflagrar uma paralisação dos serviços de Diárias Operacionais, inclusive, durante o período do Carnaval, cobrando do Governo do Estado o pagamento do auxílio-alimentação, conforme lei aprovada em dezembro de 2024.
Esse direito já é concedido a outras forças da Segurança Pública, mas os Policiais Civis ainda não recebem. Por esse motivo, a categoria fez uma grande luta no ano passado e conseguiu negociar com o Executivo a implantação desse direito.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), realiza o monitoramento contínuo dos principais reservatórios que abastecem os municípios potiguares, atendendo às diversas necessidades da população.
O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta segunda-feira (24), apresenta como principal novidade o monitoramento da barragem de Oiticica, que acumula 74.731.484 m³, o que representa 10,06% da sua capacidade total de 742.632.840 m³. Com a confirmação da sua capacidade total, após batimetria realizada no manancial, Oiticica se torna o segundo maior reservatório do RN.
O Ministério da Saúde promoverá uma estratégia nacional com o objetivo de vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV (papilomavírus humano) . A ação visa corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014, quando a vacina foi introduzida no Brasil, e proteger uma faixa etária altamente vulnerável a doenças relacionadas ao HPV como o câncer de colo do útero.
O resgate de adolescentes não vacinados será realizado prioritariamente em 121 municípios, que possuem as maiores proporções de jovens não protegidos. Esses municípios têm um total de 2,95 milhões de adolescentes que precisam ser vacinados. A meta da estratégia é imunizar ao menos 90% do público-alvo.
O prefeito de Caicó, Dr. Judas Tadeu Alves dos Santos, publicou o Decreto nº 1149, de 24 de fevereiro de 2025, que define as regras para a organização e funcionamento do Carnaval de Caicó 2025, um dos maiores do Rio Grande do Norte. O documento estabelece horários de interdição de ruas, funcionamento dos blocos e pontos de sonorização, além das penalidades para quem descumprir as normas.
Funcionamento do Corredor da Folia

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, ainda em agenda administrativa em Natal nesta segunda-feira (24), esteve na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) para tratar da criação do arcabouço legal do Complexo Industrial de Serviços e Comércio do Seridó (CISCOM), cuja obra já foi iniciada. O encontro teve como objetivo estabelecer uma parceria com a FIERN para viabilizar uma consultoria especializada, garantindo que a legislação do Complexo Industrial seja bem estruturada e facilite a atração de empresas para a região.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Articulação Institucional, Danilo Lopes, e da diretora de Relações Institucionais da FIERN, Ana Adalgisa, além de técnicos.

A Casa do Empresário de Caicó, que reúne o Sindicato do Comércio Varejista, a Associação Comercial e a CDL, divulgou na tarde desta segunda-feira (24) comunicado oficial sobre o funcionamento do comércio local no período do Carnaval 2025.
De acordo com a nota, os dias 03 a 05 de março não são considerados feriados no estado do Rio Grande do Norte nem no município de Caicó, mas sim pontos facultativos. Assim, as empresas do setor comercial têm autonomia para decidir se abrirão ou não, sem a obrigação de pagar qualquer valor adicional aos funcionários.

Policiais civis da 42ª Delegacia de Polícia (DP) de Areia Branca cumpriram, na tarde desta segunda-feira (24), um mandado de prisão decorrente de uma sentença penal condenatória, expedida pelo Poder Judiciário da Comarca de Areia Branca, contra um homem de 32 anos, pela prática do crime de homicídio.
De acordo com as investigações, o homem está envolvido em um homicídio ocorrido no município de Areia Branca. Após ser condenado no tribunal do júri, foi determinada a prisão imediata do réu, que foi preso pela equipe da Polícia Civil ainda no Tribunal.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, esteve nesta segunda-feira (24) em Natal cumprindo uma importante pauta voltada para a saúde pública do município. O primeiro compromisso foi na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), onde se reuniu com o diretor da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), coronel Wanderlei Bezerra, para tratar da licença do Corpo de Bombeiros necessária para a construção do novo centro obstétrico do Hospital do Seridó, obra viabilizada por meio de uma emenda federal da senadora Zenaide Maia.
Em seguida, o prefeito esteve na Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) para uma reunião com a secretária adjunta estadual de Saúde do RN, Leidiane Queiroz, e o corpo técnico da pasta. O encontro teve como pauta a ampliação dos serviços de ortopedia do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes.
A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) abre nesta segunda-feira (24) as inscrições para 220 vagas em cursos de qualificação profissional. As oportunidades são voltadas para quem deseja aprimorar habilidades e ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.
As inscrições seguem até esta terça-feira (25) e podem ser feitas presencialmente nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) ou de forma online, pelo aplicativo Natal Digital. Os interessados devem comparecer ao CMTE Norte, no bairro Gramoré, ou ao CMTE Alecrim, das 8h30 às 16h30.

Um trágico acidente na madrugada deste domingo (23) resultou na morte de Francisco Gildeilson Rodrigues Leal, de 41 anos, na RN-015, em Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi atropelada por um caminhão Scania carregado de cerveja, que seguia para Quixeramobim, no Ceará.
Segundo o motorista do caminhão, ele viu o motociclista deitado no asfalto, ao lado da moto, mas não conseguiu frear a tempo. Com o impacto, o veículo desceu parcialmente uma ribanceira, e Francisco Gildeilson ficou preso sob os pneus.

Um homem, de 41 anos, foi preso em flagrante por ameaçar a própria irmã com uma faca. A prisão aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), no município de Água Nova, no interior do Rio Grande do Norte. Durante a ação, realizada pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Pau dos Ferros (DEAM Pau dos Ferros), foi apreendida a arma branca que, segundo relatos, teria sido utilizada no crime.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, a vítima havia solicitado uma medida protetiva contra outro irmão, que foi afastado do lar na semana passada. Na ocasião, apenas a mulher e o suspeito preso nesta segunda-feira permaneciam na residência.
O oftalmologista Araken Brito, conhecido em Natal tanto pelo seu trabalho na medicina quanto pela paixão pelo ciclismo, foi vítima de um atropelamento fatal na manhã desta segunda-feira (24). Ele pedalava pela Avenida Salgado Filho, no bairro Tirol, quando foi atingido por uma carreta. O motorista do veículo, Antônio Pedro Caxias Souza, permaneceu no local e foi preso em flagrante.
Pouco antes do acidente, Araken havia compartilhado uma mensagem otimista em suas redes sociais: “Uma semana produtiva e abençoada a todos.” No entanto, sua rotina matinal de treino foi interrompida tragicamente. Testemunhas afirmam que a carreta costuma trafegar em alta velocidade na região, o que pode ter contribuído para o acidente.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou suas ações no Oeste Potiguar durante o último final de semana, resultando na recuperação de dois veículos com queixas de roubo e apropriação indébita, além da prisão de três condutores por diferentes infrações. As ações fazem parte da estratégia de fiscalização e combate ao crime nas rodovias federais da região.
No sábado (22), na BR-304, em Mossoró/RN, a PRF recuperou um Fiat Uno clonado, que havia sido roubado no início de fevereiro de 2025 na cidade de Santa Maria/RN. O veículo circulava com placas de outro automóvel idêntico para tentar burlar fiscalizações.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará à 0h de sexta-feira (28) a Operação Carnaval 2025, que seguirá até as 23h59 do dia 5 de março com reforço na fiscalização em todo o estado. A ação faz parte da Operação Rodovida, uma iniciativa nacional voltada para a redução de acidentes e o aumento da segurança viária nos períodos de grande movimentação nas rodovias federais.
Neste ano, a PRF traz como tema da campanha: “Desacelere! Seu bem maior é a vida”, reforçando a importância de dirigir com prudência, respeitando os limites de velocidade e evitando condutas de risco.
No domingo (23), o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu esteve prestigiando o carnaval da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTHAS), através do “Bloquinho da Assistência”, onde o evento dedicado aos idosos foi realizado no Espaço Cultural Maristela Diniz, localizado no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.
“O nosso Baile de Máscara da Melhor Idade foi um verdadeiro sucesso! Momentos de alegria, dança e muita diversão entre amigos. Agradecemos a todos que participaram e tornaram essa festa inesquecível! Vamos continuar celebrando a vida juntos!”, disse o prefeito Dr. Tadeu.
No último sábado (22) foi realizado o Dia D de Vacinação contra a Dengue no município de São José do Seridó-RN. O público alvo atendeu a faixa etária de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacinadora Érica Medeiros confirmou que foram imunizados 114 crianças e adolescentes. “Tivemos um bom fluxo e bem participativo. Foi um momento importante e de grande valia; contamos com uma médica disponível, a Dra. Maria Eduarda Azevedo, para atendimento, caso houvesse a necessidade de fazer encaminhamentos ou avaliações de saúde dos atendidos”, informou Érica Medeiros.
As ruas de Caicó foram tomadas por milhares de foliões neste domingo (23), que seguiram o Bloquinho da Furiosa, consolidando-o como um dos eventos mais aguardados do Carnaval. O bloco, que já é tradição na cidade, distribuiu gratuitamente mais de 1.000 abadás, garantindo uma festa animada e inclusiva para todos os participantes.
Em uma iniciativa de inclusão social, os projetos sociais são promovidos ou tem parceria com a ACAF. Nesta ação em especial foram distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade atendidas pelos projetos sociais da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS). A ação permitiu que centenas de crianças e adolescentes vivenciassem a alegria do Carnaval de forma segura e participativa.

No município de Jardim do Seridó, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo esteve no povoado Currais Novos para uma reunião com os integrantes do tradicional Bloco Papangus.
No encontro, foi discutido o apoio da Prefeitura para a realização da festa que já conta com 132 anos de tradição.