Nesta segunda-feira, dia 2 de junho de 2025, começa, a partir das 08h, no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal (RN), o julgamento popular do policial militar, Pedro Inácio Araújo de Maria, que é acusado de ser o assassino da jovem universitária seridoense, Zaira Silveira Dantas Cruz, fato ocorrido no carnaval de 2019, em Caicó.
Por causa de o processo estar em segredo de Justiça, por causa do respeito à dignidade da pessoa humana, nesse caso, à memória de Zaira Cruz (serão exibidos vídeos e fotos do corpo da jovem sem roupas), entre outros detalhes, o Júri será à portas fechadas.
A imprensa, de acordo com portaria do TJRN, terá um espaço destinado a ela na parte externa do Fórum Miguel Seabra Fagundes. Nem os profissionais da Secretaria de Comunicação do próprio TJRN, terão acesso ao interior do salão do júri, mas uma coisa chama a atenção. A portaria diz que “as informações oficiais sobre o julgamento serão repassadas por meio de boletins da Secretaria de Comunicação Social do TJRN”. Eu fico me perguntando como isso vai acontecer, se os referidos profissionais não terão acesso ao local onde estará acontecendo o julgamento?
O acesso às dependências do fórum será restrito às pessoas previamente credenciadas pela 2ª Vara Criminal e obedecerá às normas estabelecidas na Resolução nº 45/2024 do TJRN, que incluem apresentação de documento com foto, vestimenta adequada e proibição de entrada com armas, exceto por policiais a serviço do Poder Judiciário.