A Justiça do Rio Grande do Norte marcou para esta quarta-feira (25), às 8h, o julgamento popular dos réus caicoenses Thayrone Dantas de Oliveira e Itonieres Silva de Lima, em Natal. Segundo o Ministério Público, eles são acusados de tentativa de homicídio qualificado e participação em organização criminosa armada.
Inicialmente, o julgamento ocorreria em Caicó, onde o crime aconteceu. No entanto, a pedido do Ministério Público, o Tribunal de Justiça do RN determinou o desaforamento do júri para a capital, alegando razões de ordem pública e segurança.
O crime em questão ocorreu em 15 de setembro de 2022, no bairro Boa Passagem, em Caicó. A vítima, Cristiane Pereira Lucena, foi atingida por disparos de arma de fogo enquanto entrava na casa de uma amiga. De acordo com a acusação, o ataque teria sido motivado por uma ordem da facção criminosa conhecida como “Sindicato do Crime”, que teria proibido a presença da vítima no bairro.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil apontam que Thayrone Dantas de Oliveira teria sido o executor dos disparos e que Itonieres Silva de Lima, supostamente líder local da facção, teria ordenado o crime. A denúncia é sustentada por provas como dados da tornozeleira eletrônica usada por Thayrone, imagens de câmeras de segurança, laudos periciais e depoimentos colhidos durante o processo.
A Justiça pronunciou os réus pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado – por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima – além da integração a organização criminosa armada, com agravantes previstos no Código Penal e na Lei nº 12.850/13.
A sessão do júri popular deve reunir testemunhas, jurados e representantes do Ministério Público e da defesa. A expectativa é que o julgamento dure o dia inteiro.
Vai atuar na defesa dos réus, o advogado caicoense, Sérgio Magalhães.