Day: setembro 2, 2025

BANNER SEGURANÇA GOV
renato paiva, fortaleza, futebol
© Mateus Lotif/Fortaleza EC/Direitos Reservados
renato paiva, fortaleza, futebol
© Mateus Lotif/Fortaleza EC/Direitos Reservados

O Fortaleza demitiu o técnico Renato Paiva. O anúncio da saída do português do comando do Leão do Pici foi realizado na noite desta terça-feira (2), dois dias após a derrota de 2 a 1 para o Internacional pelo Campeonato Brasileiro.

“O Fortaleza Esporte Clube comunica a saída do treinador Renato Paiva do comando técnico da equipe. Os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel Santos e o preparador de goleiros Rui Tavares também deixam o clube. O Leão do Pici agradece os serviços prestados e deseja sucesso para o treinador e sua comissão”, afirmou a equipe nordestina em nota.

Leia mais

BANNER SEGURANÇA GOV
Bilhetes de aposta da mega-sena
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Bilhetes de aposta da mega-sena
© Marcello Casal JrAgência Brasil

O concurso 2.909 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (2), não teve acertadores. O valor estimado pela Caixa Econômica Federal para o próximo sorteio é de R$ 33 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 08 – 21 – 31 – 41 – 53 – 58.

Leia mais

BANNER - CAICÓ VEÍCULOS
cruzeiro, corinthians, brasileiro feminino
© Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados
cruzeiro, corinthians, brasileiro feminino
© Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas, horários e locais das partidas da decisão da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino entre Cruzeiro e Corinthians. Os jogos decisivos contarão com transmissão ao vivo da TV Brasil.

BANNER SEGURANÇA GOV
Presidente dos EUA, Donald Trump
25/08/2025
REUTERS/Jonathan Ernst
© JONATHAN ERNST
Presidente dos EUA, Donald Trump
25/08/2025
REUTERS/Jonathan Ernst
© JONATHAN ERNST

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou hoje que as forças americanas dispararam contra um “barco que transportava droga” e acabara de sair da Venezuela, enquanto os Estados Unidos realizavam uma ação militar na região do Caribe, segundo Caracas.

“Literalmente destruímos um barco, um barco que transportava drogas, muita droga. E vocês verão e lerão sobre isso. Aconteceu há alguns momentos”, afirmou o presidente à imprensa durante um pronunciamento no Salão Oval, antes de acrescentar que “estas [drogas] provêm da Venezuela”.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Uso de Smartphone e celular
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Uso de Smartphone e celular
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo paulista anunciou nova fase do programa de combate a roubos de celulares. A partir desta terça-feira (2), cerca de 700 pessoas que têm celulares com restrição criminal serão notificadas por mensagens no aparelho. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil foram taxativos: não entregar os aparelhos à polícia implica responsabilidade penal e pode levar à prisão.

A localização dos aparelhos ocorre após o cruzamento de dados de boletins de ocorrência com apoio das operadoras de telefonia. O objetivo é identificar receptadores, cumprir mandados e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos. Durante a fase de testes, foram recuperados cerca de 3,5 mil celulares desde junho deste ano. Pouco mais da metade dos aparelhos (52%) foi devolvida às vítimas no período, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Leia mais

BANNER SEGURANÇA GOV
Presidente dos EUA, Donald Trump
25/08/2025
REUTERS/Jonathan Ernst
© JONATHAN ERNST
Presidente dos EUA, Donald Trump
25/08/2025
REUTERS/Jonathan Ernst
© JONATHAN ERNST

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou hoje que as forças americanas dispararam contra um “barco que transportava droga” e acabara de sair da Venezuela, enquanto os Estados Unidos realizavam uma ação militar na região das caraíbas, segundo Caracas.

“Literalmente destruímos um barco, um barco que transportava drogas, muita droga. E vocês verão e lerão sobre isso. Aconteceu há alguns momentos”, afirmou o presidente à imprensa durante um pronunciamento no Salão Oval, antes de acrescentar que “estas [drogas] provêm da Venezuela”.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
São Paulo (SP), 02/09/2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do velório do jornalista Mino Carta, no cemitério São Paulo. Jornalista fundador e diretor de redação da revista Carta Capital , Quatro Rodas, Isto É, Veja e Jornal da Tarde, faleceu aos 91 anos. Foto: Paulo Pinto/Agência
© Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP), 02/09/2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do velório do jornalista Mino Carta, no cemitério São Paulo. Jornalista fundador e diretor de redação da revista Carta Capital , Quatro Rodas, Isto É, Veja e Jornal da Tarde, faleceu aos 91 anos. Foto: Paulo Pinto/Agência
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (2) que, com a morte de Mino Carta, nesta madrugada, o Brasil perdeu seu melhor jornalista. Lula deixou a capital federal especialmente para participar do velório de Mino, que ocorreu no Cemitério São Paulo, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. 

“É importante que a juventude saiba, se tem uma coisa que o Mino Carta é, é que ele é inegavelmente o melhor jornalista brasileiro de todo o século 20 e do começo do século 21”, disse o presidente após comparecer ao velório. 

Leia mais

BANNER SEGURANÇA GOV
Convênio com empresas garante trabalho para os apenados na Penitenciária de São Pedro de Alcântara.

21/01/2020, São Pedro de Alcântara, SC, Brasil.

Fotos Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
© Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
Convênio com empresas garante trabalho para os apenados na Penitenciária de São Pedro de Alcântara.

21/01/2020, São Pedro de Alcântara, SC, Brasil.

Fotos Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
© Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

Sete mulheres que cumprem pena no Instituto Penal Djanira Dolores de Oliveira, em Bangu, no Complexo Penitenciário de Gericinó, fizeram um motim, ateando fogo em colchões.

“O caso teve início a partir de reclamações sobre a situação da comida e foi controlada pelo Grupamento de Intervenção Tática”, informou Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Não houve registro de feridos.

Leia mais

BANNER SEGURANÇA GOV
seleção brasileira, treino, eliminatórias
© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados
seleção brasileira, treino, eliminatórias
© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

O técnico italiano Carlo Ancelotti realizou, nesta terça-feira (2) na Granja Comary, em Teresópolis, a primeira atividade da seleção brasileira com todos os convocados para o jogo contra o Chile, válido pela 17ª, e penúltima, rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Após o primeiro treino, realizado na última segunda (1) sem a presença de nomes como o goleiro Alisson, o lateral Caio Henrique, o zagueiro Gabriel Magalhães e os atacantes Raphinha e Gabriel Martinelli, o comandante do Brasil começou a esboçar uma possível equipe titular.

Leia mais

Brasília (DF) 02/09/2025 - O ministro Flávio Dino na sessão do STF do julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 02/09/2025 - O ministro Flávio Dino na sessão do STF do julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta terça-feira (2) uma mulher que tentou agredir o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino durante voo entre São Luís e Brasília. A acusada, que não teve o nome divulgado oficialmente, vai responder pelos crimes de injúria e incitação do crime.

O episódio ocorreu na tarde desta segunda-feira (1°), às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista. O ministro é um dos integrantes da Primeira Turma da Corte, colegiado que realiza o julgamento. 

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Rio de Janeiro (RJ) 09/09/2024 – Eleições 2024: segurança pública no âmbito municipal. Viatura da Guarda Municipal circulando na Lapa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ) 09/09/2024 – Eleições 2024: segurança pública no âmbito municipal. Viatura da Guarda Municipal circulando na Lapa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

A academia de formação de agentes da Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), que vai atuar armada no combate aos roubos e furtos na cidade, foi inaugurada nesta terça-feira (2). A força municipal vai operar dentro da sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Bairro de Irajá, na zona norte.

Equipada com espaços de treinamento prático e teórico, a unidade foi planejada para a capacitação e o aperfeiçoamento dos alunos selecionados para o curso de formação, etapa obrigatória para o ingresso na Divisão de Elite da Guarda Municipal armada. A abertura oficial também marcou o ingresso da primeira turma de alunos do curso, formada por 282 guardas municipais.

Leia mais

BANNER - CAICÓ VEÍCULOS
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de boas-vindas.
Palácio Imperial do Japão.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
© Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de boas-vindas.
Palácio Imperial do Japão.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
© Ricardo Stuckert / PR

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta terça-feira (2) ter concluído negociação tarifária com o governo do Japão para exportação de produtos à base de gordura de aves, suínos e bovinos.

Esses produtos são usados na fabricação de ração animal e “pet food”. De acordo com o ministério, a autorização “amplia a presença brasileira em um dos mercados mais exigentes do mundo”.

Leia mais

BANNER - CAICÓ VEÍCULOS
Brasília (DF), 30/05/2025. - Dona Irene Barbosa em uma agência dos correios.
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
© Antonio Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 30/05/2025. - Dona Irene Barbosa em uma agência dos correios.
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
© Antonio Cruz/Agência Brasil

Os Correios informaram nesta terça-feira (2) que os pagamentos de serviços via cartão de crédito e débito estão temporariamente suspensos por indisponibilidade do sistema da empresa responsável pelo serviço. As postagens pelo site e pelo aplicativo dos Correios também estão não estão disponíveis, devendo ser realizadas exclusivamente nas agências.

Em nota, a estatal diz que a única forma de pagamento disponível é pelo Pix. 

Leia mais

Rafael Maros, Thiago Wild, João Fonseca,  Matheus Pucinelli e Marcelo Melo estão convocados para os qualifiers do Grupo 1 da Copa Davis, em 02/09/2025
© Divulgação/CBT
Rafael Maros, Thiago Wild, João Fonseca,  Matheus Pucinelli e Marcelo Melo estão convocados para os qualifiers do Grupo 1 da Copa Davis, em 02/09/2025
© Divulgação/CBT

O time brasileiro que enfrentará a Grécia fora de casa pelo Grupo Mundial 1 da tradicional Copa Davis já está definido. O jovem carioca João Fonseca, número 45 do mundo lidera a lista, que tem também o paranaense Thiago Wild (143º no ranking), o campinense Maheus Pucinelli (281º) e a parceria do gaúcho Rafael Matos com o mineiro Marcelo Melo, respectivamente 48º e 52º no ranking mundial de duplas.  O quinteto foi anunciado nesta terça-feira (2) pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Os jogos ocorrerão em quadra de piso rápido nos dias 13 e 14 de setembro, em Atenas. A vitória do Brasil garantirá o retorno do país à fase classificatória na próxima temporada.

Leia mais

BANNER - CAICÓ VEÍCULOS
Brasília (DF) 02/09/2025 - Os presidentes dos partidos União Brasil, Antonio Rueda, e Progressistas, Ciro Nogueira, que integram a nova federação União Progressista. Foto: PP/Divulgação
© PP/Divulgação
Brasília (DF) 02/09/2025 - Os presidentes dos partidos União Brasil, Antonio Rueda, e Progressistas, Ciro Nogueira, que integram a nova federação União Progressista. Foto: PP/Divulgação
© PP/Divulgação

Os partidos União Brasil e Progressistas, que juntos formam a federação União Progressista, com mais de 100 parlamentares no Congresso Nacional, anunciaram nesta terça-feira (2) que “detentores de mandato” filiados às legendas devem renunciar a qualquer cargo ocupado no governo federal. A medida formaliza o desembarque dos partidos da base de apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Em caso de descumprimento desta determinação, se dirigentes desta federação em seus estados, haverá o afastamento em ato contínuo. Se a permanência persistir, serão adotadas as punições disciplinares previstas no estatuto”, diz o comunicado.

Leia mais

BANNER SEGURANÇA GOV
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Queimados, região metropolitana do Rio de Janeiro, é o único hospital público da cidade.
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Queimados, região metropolitana do Rio de Janeiro, é o único hospital público da cidade.
© Tomaz Silva/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) divulgou nesta terça-feira (2) a nova edição do Panorama Covid-19, que indica aumento em três dos oito indicadores precoces da saúde, com tendência de crescimento nas últimas quatro semanas.

São eles: testes rápidos de covid-19 analisados em laboratórios particulares; número de atendimentos de crianças com síndrome gripal em unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e solicitações de leitos pediátricos.

Leia mais

BANNER - CAICÓ VEÍCULOS
Rio de Janeiro (RJ), 02/09/2025 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa, no Instituto Fernandes Figueira (IFF), da cerimônia de assinatura de atos do programa Agora Tem Especialistas, voltados à reestruturação dos institutos federais e do Hospital da Lagoa no estado. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 02/09/2025 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa, no Instituto Fernandes Figueira (IFF), da cerimônia de assinatura de atos do programa Agora Tem Especialistas, voltados à reestruturação dos institutos federais e do Hospital da Lagoa no estado. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (2) um investimento adicional de R$ 170 milhões nos institutos e hospitais federais do Rio de Janeiro. A quantia será destinada à contratação de 2.059 profissionais e a outras melhorias, para possibilitar a abertura de 166 leitos e de dez salas cirúrgicas. 

Os investimentos vão ampliar o atendimento nos Instituto Nacionais do Câncer (Inca), do Coração (INC) e de Ortopedia e Traumatologia (Into). As três unidades são referência nessas especialidades, e também atuam como locais de ensino e pesquisa. 

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Brasília (DF) 02/09/2025 - STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Brasília (DF) 02/09/2025 - STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, por volta das 17h55, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

O julgamento será retomado nesta quarta-feira (3), a partir de 9h, quando serão ouvidas as sustentações dos advogados de Bolsonaro; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira e do general Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.

Leia mais

São Paulo (SP), 02/09/2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do velório do jornalista Mino Carta, no cemitério São Paulo. Jornalista fundador e diretor de redação da revista Carta Capital , Quatro Rodas, Isto É, Veja e Jornal da Tarde, faleceu aos 91 anos. Foto: Paulo Pinto/Agência
© Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP), 02/09/2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do velório do jornalista Mino Carta, no cemitério São Paulo. Jornalista fundador e diretor de redação da revista Carta Capital , Quatro Rodas, Isto É, Veja e Jornal da Tarde, faleceu aos 91 anos. Foto: Paulo Pinto/Agência
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta terça-feira (02) o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. Lula falou com jornalistas após comparecer ao velório do jornalista Mino Carta, em São Paulo.

Bolsonaro é acusado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, de liderar uma tentativa de golpe de Estado para se manter no poder após derrota eleitoral em 2022.

Leia mais

Brasília (DF) 02/09/2025 - STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Brasília (DF) 02/09/2025 - STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, por volta das 17h55, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

O julgamento será retomado nesta quarta-feira (3), a partir de 9h, quando serão ouvidas as sustentações dos advogados de Bolsonaro; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira e do general Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.

Leia mais

BANNER - CAICÓ VEÍCULOS
corinthians, bahia, futebol feminino
© Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados
corinthians, bahia, futebol feminino
© Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estará presente na Confut Sudamericana 2025, de 2 a 4 de setembro, na Arena Pacaembu, em São Paulo (SP). O evento é considerado um dos maiores fóruns de discussão sobre o mercado do futebol na América do Sul, reunindo dirigentes, atletas, jornalistas e executivos da área. A EBC será representada pela diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino.

Pellegrino vai participar de dois painéis: às 11 horas de quarta-feira (3), no Palco Maradona, a executiva fala sobre conquistas de audiência e relevância da transmissão do futebol feminino na TV Brasil, emissora que faz parte da empresa pública.  Na quinta-feira (4), às 10 horas, no Palco Pelé, ela participa do debate A Nova Era da Comunicação no Futebol: Gerando Conteúdos que Fortalecem a Relação com os Torcedores.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Brasília (DF) 02/09/2025 - Advogado durante sessão do STF de julgamento de Jair Bolsonaro e de mais sete réus da trama dos ataques golpistas. Foto: Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF
Brasília (DF) 02/09/2025 - Advogado durante sessão do STF de julgamento de Jair Bolsonaro e de mais sete réus da trama dos ataques golpistas. Foto: Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF

A defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, classificou nesta terça-feira (2) a chamada minuta do golpe encontrada pela Polícia Federal (PF) como “minuta do Google”. 

Durante sustentação realizada no julgamento do núcleo 1 da trama golpista, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Eumar Novacki disse que o documento está disponível na internet, de forma apócrifa, e não tem qualquer valor jurídico. 

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ao lado da presidente do México, Claudia Sheinbaum, e do presidente do Equador, Daniel Noboa. Foto: Reuters/Proibida reprodução
© Reuters/Proibida reprodução
secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ao lado da presidente do México, Claudia Sheinbaum, e do presidente do Equador, Daniel Noboa. Foto: Reuters/Proibida reprodução
© Reuters/Proibida reprodução

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos (EUA), o secretário de Estado Marco Rubio (à esquerda na foto), viajou ao México nesta terça-feira (2) e, em seguida, vai ao Equador para discutir medidas de combate às drogas em meio às ameaças de invasão militar dos EUA contra a Venezuela.

A Casa Branca acusa o governo da Venezuela de liderar um cartel de drogas e, sob esse argumento, tem mobilizado navios militares na costa do país caribenho. A acusação de que a Venezuela seria um “narcoestado” é rejeitada por especialistas em mercado mundial de drogas.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Brasília (DF) 02/09/2025 - Advogado durante sessão do STF de julgamento de Jair Bolsonaro e de mais sete réus da trama dos ataques golpistas. Foto: Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF
Brasília (DF) 02/09/2025 - Advogado durante sessão do STF de julgamento de Jair Bolsonaro e de mais sete réus da trama dos ataques golpistas. Foto: Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF

A defesa do almirante Almir Garnier, um dos réus da trama golpista, negou nesta terça-feira (2) que o militar tenha colocado as tropas à disposição da tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022.  

Na sustentação realizada durante o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, o advogado Demóstenes Torres negou que o ex-comandante tenha colocado a Marinha à disposição de Bolsonaro no caso da decretação de um estado de sítio ou de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no final de 2022. O advogado também aproveitou para pedir a absolvição do militar. 

Leia mais

BANNER SEGURANÇA GOV
Brasília (DF) 02/09/2025 -A ministra Carmem Lúcia na sessão de julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista no STF.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 02/09/2025 -A ministra Carmem Lúcia na sessão de julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista no STF.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu nesta terça-feira (2) as falas do advogado Paulo Renato Cintra, defensor do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

Durante sua sustentação oral, Cintra citou as expressões “voto impresso” e “voto auditável” como sinônimas ao defender que Ramagem não participou da difusão de desinformação para atacar o sistema eleitoral.

Leia mais

Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do STJ. Fachada do Superior Tribunal de Justiça.  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do STJ. Fachada do Superior Tribunal de Justiça.  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (2), por 3 votos a 2, anular a condenação a 61 anos de prisão da arquiteta Adriana Villela pelo Tribunal do Júri, no caso que ficou conhecido como “Crime da 113 Sul”, em Brasília. 

O crime ocorreu em 2009, quando o advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela, a esposa dele, Maria Carvalho Villela, e a empregada da família, Francisca Nascimento da Silva, foram mortos a facadas no apartamento em que moravam na quadra 113 da Asa Sul, bairro de Brasília.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Brasília (DF), 02/09/2025 - Estátua da Justiça em frente ao STF. O STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agênci
Brasília (DF), 02/09/2025 - Estátua da Justiça em frente ao STF. O STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agênci

A defesa de Alexandre Ramagem negou nesta terça-feira (2) que o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tenha determinado o monitoramento ilegal de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de desafetos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante sustentação realizada durante o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, que tem Ramagem como um dos réus, o advogado Paulo Renato Cintra disse que os casos de monitoramento ilegal citados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na denúncia ocorreram antes da posse de Ramagem no comando da Abin. “Ramagem sequer era diretor da Abin à época”, afirmou. 

Leia mais

BANNER SEGURANÇA GOV
Sede da OMS em Genebra
 2/2/2023   REUTERS/Denis Balibouse
© REUTERS/Denis Balibouse/Proibida reprodução
Sede da OMS em Genebra
 2/2/2023   REUTERS/Denis Balibouse
© REUTERS/Denis Balibouse/Proibida reprodução

Dados divulgados nesta terça-feira (2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de um bilhão de pessoas em todo o planeta vivem com algum tipo de transtorno mental, incluindo ansiedade e depressão. O cenário causa imensos prejuízos humanos e econômicos, alerta a instituição. 

“Embora muitos países tenham reforçado suas políticas e programas de saúde mental, maiores investimentos e ações são necessários globalmente para ampliar os serviços no intuito de proteger e promover a saúde mental das pessoas”, destacou a agência das Nações Unidas. 

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
arroz
© Marcello Casal JrAgência Brasil
arroz
© Marcello Casal JrAgência Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a destinação de mais R$ 300 milhões para compra de arroz, com o objetivo de “sinalizar ao mercado preços mais justos ao produtor”. Com os recursos, será possível garantir contratos para, aproximadamente, 200 mil toneladas do grão, da safra 2025/2026.

O anúncio foi feito pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, nesta segunda-feira (1º), durante evento agropecuário em Esteio, no Rio Grande do Sul. Segundo ele, o mecanismo de Contratos de Opção de Venda (COV) funciona como um seguro de preços ao produtor.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Trabalhadores da construção civil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo
© Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo
Trabalhadores da construção civil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo
© Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

O desempenho da economia brasileira no segundo trimestre, divulgado nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coloca o país na sexta posição entre os membros do G20 que já divulgaram o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) para o mesmo período.

O PIB ─ conjunto de bens e serviços produzidos no país ─ do Brasil acumula alta de 3,2% nos últimos 12 meses. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento é de 2,2%. Já na passagem do primeiro trimestre de 2025 para o seguinte, a expansão foi de 0,4%, o que representa uma desaceleração.

Leia mais

Search