A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu, nesta quinta-feira (2), a primeira nota técnica de orientação aos municípios do Rio Grande do Norte sobre detecção precoce, manejo clínico e notificação imediata de casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol. A medida segue orientações do Ministério da Saúde diante do aumento de registros no país, com destaque para o estado de São Paulo.
De acordo com a Sesap, não há, até o fim da tarde desta quinta-feira, nenhum caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol no RN a partir da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. A estrutura de vigilância estadual, incluindo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), permanece em alerta e monitoramento contínuo.
A nota técnica é direcionada aos serviços de saúde e detalha desde a definição de casos suspeitos com base na avaliação clínica até as condutas necessárias para atendimento, realização de exames e notificação por meio dos canais oficiais.
O metanol é um solvente altamente tóxico, cuja ingestão pode causar intoxicações graves. Os principais sintomas incluem dor abdominal, visão turva ou adulterada, confusão mental e náuseas, que costumam surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão.
A Sesap orienta que, diante desses sinais, o paciente procure imediatamente um serviço de emergência. Já os profissionais de saúde devem acionar o CIATox da região para notificação e investigação do caso.
Diante da gravidade da situação, o Ministério da Saúde classificou o aumento de casos como “Evento de Saúde Pública”, o que exige maior atenção dos serviços de saúde e vigilância em todo o país. Uma Sala de Situação foi instalada pelo ministério, na quarta-feira (1º), para acompanhar e monitorar os registros.


