O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu uma grande ação de cidadania voltada para a população em situação de rua em Parnamirim. O momento faz parte da programação da VIII edição do projeto MPRN Perto de Você. A ação aconteceu nesta quarta-feira (14), no CRAS Monte Castelo, e reuniu dezenas de pessoas.
Durante a iniciativa foram ofertados serviços essenciais e específicos pensados nas necessidades desta população, visando a inclusão social. A ação é capitaneada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Cidadania (Caop-Cidadania) e da Promotoria que atua com essa temática na cidade. “Essa ação teve um grande êxito na edição de Natal e considerando a vulnerabilidade desse público, nós optamos por repetir nessa edição. Todos os parceiros foram bastante receptivos em somar esforços nesse grande momento”, registrou a a promotora de Justiça Iveluska Lemos, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Cidadania.
Para oferta dos serviços foram fechadas parcerias com órgãos como o ITEP, Receita Federal, cartórios, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Tribunal Regional Eleitoral. O ITEP emitiu carteiras de identidades no novo formato, já os cartórios fizeram a emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento, e a Receita Federal realizou consulta e cadastramento de CPFs.
Entre as pessoas que acessaram o serviço, as histórias e vivências eram as mais diversas. Valberto Alves chegou a Parnamirim no dia antes do evento e está vivendo em situação de rua. Vindo de Maceio, ele relata que não trouxe os documentos e foi orientado por uma pessoa a procurar o serviço. “Uma pessoa viu minha situação e avisou dessa ajuda. Hoje eu vim saber como faço para retirar a minha documentação, para ficar regularizado e aproveitei e vi a questão de saúde”, registrou.
Vivendo em situação de rua desde os nove de idade, Paul Benhur também procurou o serviço e recebeu atendimento e encaminhamento na área de saúde. “Estou saindo com várias requisições de exames, orientação para abandonar o vício que eu fumo. Achei sensacional, ajudou muito”, declarou.
Entre os serviços de saúde, foram realizadas consultas médicas, aferição de sinais vitais, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), bem como distribuição de camisinhas e aplicação de vacinas. A população teve acesso ainda a orientações e informações sobre benefícios sociais, em especial Bolsa Família e BPC, prestados pela secretaria de assistência social do município. Na área eleitoral, foi possível reimprimir títulos eleitorais e consultar a situação do cadastro. A Justiça Eleitoral fez ainda demonstração do uso da urna eletrônica.
MPRN