O deputado Kelps vai apresentar projeto de Lei que beneficia os policiais militares ao estabelecer que a Defensoria Pública do Estado assuma o patrocínio da defesa dos PMs quando são vítimas de conflitos durante ações de trabalho em defesa da sociedade e contra bandidos.
“Um dos melhores instrumentos do trabalho policial é a confiança. Confiando que tem respaldo para exercer sua profissão com a energia e no modelo de ações que a Constituição e a Legislação permitem, o policial se empenha com mais vigor na defesa da sociedade”, explica Kelps.
“Essa confiança do policial nas instituições deve ser materializada de algumas formas: salários em dia, coletes, armas, viaturas, acomodações, algemas, munição e a garantia que ele terá defesa jurídica quando, ao ser obrigado a usar a força contra bandidos e em defesa das famílias, se envolva em conflitos”.
“Hoje, quando o policial precisa reagir a ação dos bandidos e essa reação neutraliza os criminosos com uso da força, o policial se vê envolvido em um processo judicial, mesmo não tendo dado causa ao conflito”.
“Esses processos geram audiências, custo de advogados, custos processuais e atrasos nas promoções. A vida dos PMs vira um inferno e o empenho deles para defender a sociedade naturalmente diminui. Caso essa lei que estamos apresentando seja aprovada, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte ganha um amparo enorme ao ter a certeza de que não estará sozinha quando precisar de apoio jurídico, pois a Defesa Pública do Estado estará disponível para o amparo jurídico que hoje lhes fatal”, diz Kelps.