A Casa de Cultura Popular de Caicó passou a funcionar em 2003 no Sobrado de Padre Brito Guerra, próximo à Catedral de Sant’Ana. O prédio foi construído nos anos de 1810 e 1811 e por muito tempo abrigou a Escola de Latim do Seridó.
No decorrer dos anos algumas restaurações aconteceram na Casa de Cultura, mas sempre realizando pequenos reparos e pintura. Agora, houve liberação de recursos através do Governo do Estado para restauração ampla envolvendo a recuperação total da cobertura do imóvel.
Conforme informação da empresa responsável à coordenação da Casa de Cultura, o que estiver danificado será restaurado, inclusive na parte de cima do Sobrado, que está interditada.
Mesmo tendo iniciado agora, a restauração não vai impedir o funcionamento da Casa de Cultura na Festa de Sant’Ana. “Inicialmente, farão intervenções parciais para entregar antes da Festa de Sant’Ana e possibilitar a realização de programação cultural. Depois da festa, será concluído o restante”, explica Edcarlos Medeiros, agente de cultura.
A coordenação da Casa de Cultura já está montando programação para a Festa de Sant’Ana a partir de uma parceria com o SESC Seridó e a Paróquia de Sant’Ana. Artistas locais, exposições e lançamentos de livros devem compor a programação nos dias de festa.
Caicó Criativa