A Prefeitura de Caicó, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, entregaram na manhã desta quarta-feira (21), equipamentos que irão facilitar o aprendizado de 3 crianças com deficiência visual que estudam na rede pública municipal. São 3 Scanners com voz Sara-PC (adquiridos pela Prefeitura) e 3 notebooks (adquiridos pelo MPRN). O tempo para a aquisição e entrega foi de cerca de 60 dias.
As crianças estudam nas escolas municipais Maria Leonor Cavalcante e Irmã Maria Assunta Vieira.
O promotor Vicente Elísio de Oliveira Neto, articulou para que a Procuradora-Geral de Justiça, Elaine Cardoso, enquanto chefe do Ministério Público no Rio Grande do Norte, fizesse a doação dos notebooks.
“A Procuradora, que se emocionou com as meninas em evento do MPRN aqui em Caicó, se emocionou com a ideia de fazer a doação. Ela disse: nós temos aqui os equipamentos que sempre doamos para várias iniciativas e esse caso é de extrema relevância. Esse ato pode ser visto por vários ângulos, mas, eu quero destacar um: aqui, nós temos três alunas com necessidades educacionais especiais, com deficiência visual, que estão nesse momento, recebendo equipamentos que irão incrementar o processo de aprendizagem. Elas terão a possibilidade de fazer leituras de textos, estando no sistema educacional e poderão se desenvolver como cidadãs e pessoas aptas ao trabalho”, contou.
O Secretário de Educação do Município, Sérgio André de Araújo, comentou que o momento foi histórico.
“A gestão municipal, avança no comprometimento de atender as crianças matriculadas na rede, que tenham algum tipo de deficiência, nesse caso, visual. Nós aliamos, investimento em tecnologia, formação continuada e o poder da parceria”.
O uso dos scanners e notebooks, será feito nas salas de aula. Os professores passarão por treinamento para auxiliar as crianças.
O Prefeito Judas Tadeu Alves dos Santos, destacou que um dos compromissos assumidos foi formar uma equipe técnica para trabalhar na Secretaria de Educação, que correspondesse às necessidades e que estivesse motivada. Ainda lembrou da reunião que motivou a aquisição do material.
“Quando tivemos a reunião, ainda no mês de abril, o Dr. Vicente Elísio, disse: comprem os scanners que o Ministério Público vai fazer a doação dos notebooks. Com isso, realizamos a licitação e de forma célere, fizemos nossa parte. Sabemos que esses equipamentos irão oportunizar para essas crianças, a possibilidade de ampliação dos horizontes e melhorar ainda mais o processo de ensino/aprendizagem delas”.
Ainda estiveram presentes, representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Conselho Municipal da Criança, Rede de Proteção da Crianças e Adolescente, Câmara de Vereadores e das escolas contempladas.