Categorias
Pesquisar
Banner GOV Dezembro
Foto Fundação Projeto Tamar
(Foto: Fundação Projeto Tamar)

Manchas de óleo voltaram a aparecer também na Praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, no litoral do Rio Grande do Norte. Elas foram percebidas por banhistas em faixas de areia numa localidade conhecida como Praia das Minas, no sábado (23).

No mesmo dia, banhistas também encontraram manchas na Praia de Camurupim, em Nísia Floresta, também no litoral Sul potiguar. Nesse caso, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), a Marinha do Brasil e a Petrobras fizeram o recolhimento do material para análise. A Petrobras também informou que não há vazamentos registrados.

Em Pipa, as manchas foram registradas pelo coordenador de conservação e pesquisa da Fundação Projeto Tamar em Pipa, Eduardo Lima. Ele avisou ao Idema, que confirmou a notificação, mas não confirma oficialmente o aparecimento das manchas nessa praia.

Em nota, a prefeitura de Tibau do Sul disse que “recebeu informações de possíveis manchas de óleo no litoral do município” e que uma equipe “já foi acionada para verificação”.

“Tão logo tenhamos a confirmação, entraremos com um plano de contenção e limpeza”, completou a nota.

Tanto as praias de Tibau do Sul como as de Nísia Floresta registraram o aparecimento de manchas de óleo em 2022 – quando foram retiradas mais de 34 toneladas de resíduos do litoral do RN – e também em 2019 – com a retirada de cerca de 900 quilos.

g1-RN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp