Categorias
Pesquisar
Banner FCST
Por trás do empreendimento, Wisley quer qualificar mais profissionais do mercado gastronômico em Natal
Por trás do empreendimento, Wisley quer qualificar mais profissionais do mercado gastronômico em Natal

Palco de promoção da cultura local, o mercado gastronômico tem papel significativo também no cenário econômico do Rio Grande do Norte. Abençoada com uma variedade gigante de pratos e sabores peculiarmente regionais, Natal oferece restaurantes que entram no roteiro dos turistas que visitam a capital potiguar.

É pela comida que o RN pode mostrar um potencial do turismo além do sol e mar e mostrar, não só a quem vem de fora mas para que os próprios potiguares conheçam melhor o estado.

Segundo Wisley Costa Bertoldo, de 36 anos, proprietário da unidade do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), em Natal, os festivais gastronômicos ajudam a fortalecer a atuação de restaurantes na cidade. “Incentiva o público a mergulhar em uma gastronomia. É a possibilidade de apresentar o que Natal pode oferecer ao público que vem de fora, mas ao próprio natalense”, disse.

Wisley lembra a importância da gastronomia no Rio Grande do Norte, relembrando que este setor reflete diretamente na economia local. “Abre muitos caminhos, investimentos feitos pelos restaurantes ao formar chefes de cozinha. O turismo é grande no Rio Grande do Norte e sem a gastronomia, provavelmente não haveria turismo”, disse.

Chefe de um restaurante tradicional no Rio Grande do Norte, Josieude Silva, de 37 anos, procurou um curso buscando atualizar técnicas e se atualizar. Encontrou no IGA a possibilidade de aprimorar o conhecimento que já tinha há bons anos na cozinha. “Comecei como copeiro, fui auxiliar de cozinha, busquei qualificações e fui para um restaurante de Natal e fui evoluindo. Precisava de uma reciclagem e resolvi procurar o IGA”, relembrou.

Josieude fez o curso e foi convidado a ministrar aulas da modalidade “Cozinheirinhos”
Josieude fez o curso e foi convidado a ministrar aulas da modalidade “Cozinheirinhos”

As técnicas utilizadas e o aproveitamento do curso deram tão certo que Josieude teve o potencial notado no trabalho e também na própria instituição. “Gostei muito do curso por poder usar na prática. A estrutura é de primeira qualidade, os materiais muito bons. Agregou muita técnica e valor no meu currículo. Uma evolução notória, tanto para mim quanto para os funcionários que trabalhavam comigo. Era exatamente o que eu estava procurando”, contou.

Em seguida, o chefe foi convidado por Wisley a ser um dos docentes do Instituto Gastronômico. “Recebi o convite do Wisley, fizemos um teste, estou dando aulas já no IGA. Estamos caminhando para a jornada da docência. O curso chegou para somar no mercado gastronômico do Rio Grande do Norte”, analisou.

No entanto, para prosperar no mercado gastronômico, é necessário uma série de qualidades. Que vão desde uma identidade, passam pela qualidade e também por oferecer um produto diferenciado em relação aos outros do mercado. Um dos principais fatores, segundo Bertoldo, é ter mão de obra qualificada. “A pessoa precisa se preparar para o setor gastronômico e para isso existem cursos específicos”, disse.

Curso específico e de qualidade forma bons profissionais para mercado gastronômico

O IGA proporciona conhecimentos necessários para formação de profissionais de excelência na Cozinha Nacional e Internacional. “O primeiro ano são os pratos de base e no segundo ano vem a alta cozinha, que traz técnicas, pratos mais elaborados, usando a base aprendida no primeiro ano do curso. Isso tudo dá a base para criar coisas no curso”, relembrou Josieude.

Segundo Wisley, o curso oferecido pelo Instituto Gastronômico das Américas oferece certificado com validade atestada em cinco países. O instituto também oferece o segmento “Cozinheirinhos”, em que ensina de maneira prática e divertida os segredos da boa cozinha para crianças. Justamente a modalidade em que Josieudo começou na unidade de Natal.

Atualmente, a unidade natalense funciona na Avenida Deodoro Da Fonseca, Zona Leste da cidade, mas será transferida para Ponta Negra. “É o foco do mercado gastronômico em Natal. Queremos estar perto para alavancar nossa atuação no mercado potiguar. Natal tem um leque muito grande de opções de restaurantes e queremos atender e qualificar os profissionais destes estabelecimentos”, explicou Wisley.

Atualmente, os cursos de confeitaria e cozinha estão com valor promocional que pode chegar a até 30% de desconto. Os interessados podem entrar em contato para matrículas e informações pelos números (84) 98181-0131 e (84) 99935-0014, que também oferecem atendimento via WhatsApp, ou pelas redes sociais como o Instagram, @iga.natal.

Curso oferece qualificação para profissionais da gastronomia
Curso oferece qualificação para profissionais da gastronomia

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube