Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
sesapAlta espantosa de casos de diabetes em 2021 faz especialistas afirmarem que a doença está ‘saindo do controle’
Foto: Reprodução

Conscientizar e educar sobre a diabetes. Essa é a chave central da parceria firmada entre Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes. Para isso, será promovida no próximo domingo 12 uma grande ação no Parque das Dunas, em Natal.

O movimento, alusivo ao Dia Mundial e Nacional do Diabetes, que é 14 de novembro, inclui uma caminhada, palestras, atendimento ao público para aferição de glicemia e avaliação dos pés, entre outras. E isto é parte de uma série de ações desenvolvidas na campanha “Novembro Diabetes Azul – saiba seu risco, construa um futuro saudável”. Ao longo de todo o mês serão realizadas outras diversas ações, tanto para profissionais de saúde como para a sociedade.

A diabetes é uma grande problemática de saúde que atingiu níveis alarmantes. Estima-se que mais de meio bilhão de pessoas vivam com diabetes em todo o mundo. Atualmente, a prevalência nacional é de 7,7% e no Rio Grande do Norte é de 9% da população acima de 18 anos. Por isso a conscientização sobre a diabetes e a educação sobre como gerenciar essa condição são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

A diabetes é uma doença grave e crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz, resultando em uma elevação de glicose no sangue. Essa elevação, se não for controlada, a longo prazo pode causar danos a muitos órgãos do corpo, levando a complicações de saúde, como doenças cardiovasculares, danos nos nervos, rins, infecções, amputação de membros inferiores e doenças oculares (resultando em perda visual e até cegueira), gerando incapacidades e até risco de vida. No entanto, se a gestão adequada dos índices da diabetes for alcançada, essas complicações graves podem ser adiadas, amenizadas ou totalmente impedidas.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp