Com lançamento previsto para o dia 12 de janeiro do ano que vem, o novo Curso Livre em Marketing Político e Gestão de Campanha Eleitoral da UNI-RN tem como principal objetivo qualificar profissionais para atuar nas áreas de planejamento e acompanhamento de campanhas eleitorais, com foco em comunicação e marketing. De acordo com Sávio Hackradt, coordenador do curso, a área necessita de mais profissionais e a qualificação de pessoas será essencial para o mercado.
Segundo o coordenador, o curso toma importância ainda maior considerando que 2024 será um ano de eleições, uma vez que vai possibilitar a capacitação de profissionais para trabalhar com campanhas e assessorias. A formação terá carga horária de 56h e será no formato híbrido, unindo os modelos presencial e remoto. Além disso, um dos diferenciais serão os profissionais que irão ministrar as aulas, visto que a maioria possui longa experiência em campanhas a nível nacional e internacional.
Marketing político com profissionais experientes
“Quem fizer esse curso vai aprender com profissionais com larga experiência, que fizeram campanha no Brasil, na África, aqui na América do Sul, na Bolívia, no Paraguai. Todos os professores são profissionais de mercado. Você tem gente como o professor Celso Matsuda, que é um PhD em Marketing da Universidade de São Paulo, consultor e faz campanhas em São Paulo e fora de São Paulo, consultor de marketing de grandes empresas, de partidos políticos”, exemplificou Sávio.
COMPETÊNCIAS. Sobre as habilidades que os alunos irão desenvolver, Hackradt esclarece que será tratado desde o marketing tradicional ao marketing político e cita os pontos fundamentais que serão abordados. “O posicionamento, mercado-alvo, brand. Candidatos, inteligência de mercado, né? Pesquisas quantitativas e qualitativas, planejamento estratégico de campanha, como planejar uma campanha desde o seu início até chegar ao dia da eleição. A gestão de uma campanha e a Legislação Eleitoral”, citou.
O coordenador também menciona que será trabalhado durante as aulas competências como gestão de mídias sociais, o chamado marketing digital, abrangendo as mídias tradicionais como rádio e televisão. Segundo Sávio, ao final do curso os alunos terão um workshop sobre como planejar uma campanha, simulando na prática com casos reais.
Público alvo e mercado de trabalho
Por se tratar de um curso de extensão, desde que o aluno possua o segundo grau completo, ele já está apto a participar. Para Hackradt, a área da comunicação provavelmente terá maior interesse, especialmente aqueles que já trabalham em campanhas eleitorais ou realizam assessoria de políticos no Estado, pois o curso é novidade no RN.
Quando perguntado a respeito de perspectivas reais de carreira nesta área de atuação, o coordenador alega que o mercado de marketing político é muito grande, mas faltam profissionais qualificados.
“A cada dois anos tem eleição no Brasil. Além disso, você tem os governos, mais de cinco mil prefeituras, 27 governos estaduais, que precisam de profissionais qualificados para gerenciar o marketing, a comunicação dos governos. A comunicação pública, né? O mercado de comunicação pública é muito grande no Brasil”, alegou Sávio.
“Você imagina que o Brasil tem 167 prefeituras, além do governo do estado. Então, existe mercado para muita gente agora. O que existe é pouca qualificação. Então, esta é uma oportunidade para as pessoas se qualificarem”, finalizou. Os participantes receberão Certificado de Extensão emitido pela UNI-RN.
AgoraRN