Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
FIERN Zurich
Presidente da FIERN apresentou panorama da missão e das atividades realizadas pela Federação, além do trabalho realizado pela defesa da indústria e do desenvolvimento econômico e social do RN - Foto: Divulgação/FIERN

Parcerias em diversas frentes, entre o Sistema FIERN e a nova operadora do Aeroporto Internacional de Natal, a Zurich Airport Brasil, foram tema de reunião entre a diretoria da Federação com representantes da empresa aeroportuária. Na manhã desta quarta-feira 21, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz e a diretoria executiva da Federação receberam o diretor de operações da Zurich, Fábio Marques, e o gerente executivo de Aeroportos da empresa, Fernando Castro, na Casa da Indústria.

De acordo com Roberto Serquiz, a interação com a empresa visa aproximar a nova operadora e o setor produtivo do estado. “Foi o primeiro contato entre o Sistema FIERN e a Zurich e tivemos a oportunidade de apresentar tudo o que o sistema FIERN pode oferecer, no sentido de contribuir e de somar na chegada da operadora, que gera uma expectativa muito positiva”, afirma. O presidente apresentou um panorama da missão e das atividades

realizadas pela FIERN, além do trabalho de defesa da indústria e do desenvolvimento econômico, social e ambiental da Federação.

“Estamos felizes com essa conexão que fizemos com a Zurich e já começamos a projetar todo um trabalho a ser desenvolvido junto com as nossas casas”, comenta Serquiz. “Esse contato abre um espaço enorme para várias parcerias, seja com acordo de cooperação técnica junto ao Observatório da Indústria Mais RN, na relação com o setor da reciclagem por meio do SindRecicla-RN e na relação com o SENAI-RN dentro de um projeto para geração de energia fotovoltaica”, aponta.

O presidente da FIERN reconheceu a experiência e qualidade do trabalho da Zurich no Brasil. “Nesse espaço de colaboração, podemos avançar na execução do propósito deles, tem muita ligação com aquilo que a Federação vem realizando no aspecto da sustentabilidade e melhoria operacional”, completa.

Parceria entre Zurich e SENAI por sustentabilidade

De acordo com Fábio Marques, diretor de operações da Zurich Airport Brasil, o Sistema FIERN já é um importante aliado da empresa na atuação com sustentabilidade. “Já estamos trabalhando com o SENAI-RN para estudar alguns cenários e um que está avançando é da instalação de placas fotovoltaicas na área do Aeroporto de Natal para geração de energia”, declara. “Quando falamos em sustentabilidade, a gente não enxerga o Aeroporto de Natal isolado, mas imaginamos ele fornecendo energia sustentável para nossos outros aeroportos, em Macaé, Florianópolis e Vitória”, acrescenta Fábio.

Além da questão de produção de energia, a Zurich também conta com o conhecimento desenvolvido no Rio Grande do Norte na obtenção de crédito de carbono. “A gente está passando pela discussão dos marcos regulatórios na área de crédito de carbono e o know-how que já foi desenvolvido aqui é muito importante, também tem a questão do combustível de aviação sustentável desenvolvido no SENAI-RN. Então buscamos parcerias para que Natal seja também um case de sucesso pioneiro nessa frente de sustentabilidade”, conclui.

Durante o encontro, a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, apresentou as quatro casas que compõem o Sistema Indústria potiguar — FIERN, IEL, SESI e SENAI —, mostrando os produtos e serviços disponíveis para as empresas nas diversas áreas de atuação, como educação básica, profissionalizante, saúde e segurança no trabalho, serviços de consultorias e desenvolvimento de carreiras.

A reunião teve participação do 1º vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira; dos diretores 1º secretário, Heyder Dantas; 1º tesoureiro, José Garcia da Nóbrega; 2º secretário, Etelvino Patrício; e 2º tesoureiro, Djalma Júnior; além dos vice-presidentes Ednaldo Barreto e Marcelo Rosado e do diretor da FIERN e presidente do SIESAL, Airton Torres.

Também participaram do encontro os superintendentes do SESI-RN, Juliano Martins, e do IEL-RN, Juan Saavedra; o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello; a coordenadora executiva de Serviços Corporativos da FIERN, Janaíze Revoredo; o superintendente Jurídico Corporativo, Sérgio Freire; e o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp