Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
Dom Mariano Manzana, ex-bispo da Diocese de Mossoró, com Elviro Rebouças, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim) - Foto: Reprodução
Dom Mariano Manzana, ex-bispo da Diocese de Mossoró, com Elviro Rebouças, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim) - Foto: Reprodução

Para agradecer aos serviços prestados à comunidade mossoroense nos últimos 20 anos, a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), juntamente à CDL Mossoró e o Sindicato dos Lojistas, irá homenagear Dom Mariano Manzana, ex-bispo da Diocese de Mossoró, neste domingo 25 às 11h, na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró.

A iniciativa, tomada pelo empresário e vice-presidente da Acim, Elviro Rebouças, é resultado do grande trabalho realizado pelo religioso, que teve o pedido de renúncia em razão da idade acatado pelo Papa Francisco em novembro de 2023, na comunidade cristã do município do Oeste Potiguar.

“Ele fez um trabalho social de relevância junto aos mais os mais carentes, às famílias mais pobres, no sentido de alimentar, de dar assistência à saúde, assistência à educação. Criou a Faculdade Católica de Mossoró, que este ano de 2024 haverá de se transformar em Universidade Católica do Rio Grande do Norte”, relatou Elviro.

Em ações recentes, Dom Mariano tem se destacado na defesa dos direitos e das necessidades da agricultura familiar, com atuação marcante na zona rural, onde tem apoiado os movimentos em prol dos trabalhadores do campo.

Uma das mais recentes iniciativas também lideradas por Dom Mariano é a campanha “Domingo da Solidariedade”, lançada inicialmente na cidade de Mossoró. Nesta campanha, oito instituições de caridade ligadas à Igreja foram selecionadas para receber doações de gêneros alimentícios a cada terceiro domingo do mês, por meio das oito paróquias da cidade, em um sistema de rodízio.

Essas doações mensais beneficiam entidades que realizam obras sociais em diversas áreas, abordando questões que afetam a dignidade humana, como a dependência química e outras realidades sociais delicadas.

Além de sua influência local, Dom Mariano ocupa uma posição de destaque em âmbito nacional, sendo o atual bispo responsável pelo setor de catequese do Regional Nordeste II da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Conheça Dom Mariano Manzana

Nascido em 13 de outubro de 1947, na pequena cidade de Mori, região de Trentino-Alto Ádige, na Itália, Mariano Manzana surpreendeu os pais ao revelar que gostaria de seguir a vida no seminário para se tornar sacerdote. Pouco depois, com o apoio da mãe, Agnese Tranquillini, o jovem deu entrada no seminário de Trento.

Em 1973, foi ordenado presbítero passando a servir como sacerdote na Paróquia Pio X, de Trento, até 1976. Com vocação para a vida missionária tinha a consciência de que a qualquer momento poderia ser convocado para outra missão.

Durante uma visita ao Brasil, o Bispo de Trento foi tocado pelas palavras de Dom Gentil Diniz Barreto, que descreveu as dificuldades em encontrar padres para a Diocese de Mossoró. Em resposta a essa necessidade, o Padre Mariano se prontificou a viajar para o Brasil, expressando sua disposição em servir à comunidade local.

Designado para servir na Paróquia de Umarizal, Padre Mariano rapidamente conquistou a confiança e amizade de seus paroquianos, permanecendo lá por 17 anos consecutivos, de 1977 a 1994. Além de seu trabalho pastoral, ele também assumiu diversas outras responsabilidades na Diocese, incluindo o cargo de diretor espiritual no Seminário Maior de João Pessoa, na Paraíba, durante o período de 1983 a 1994.

“Ele fez um trabalho social de relevância junto aos mais os mais carentes, às famílias mais pobres, no sentido de alimentar, de dar assistência à saúde, assistência à educação” – Elviro Rebouças, vice-presidente da Acim

Em 2004, Padre Mariano Manzana recebeu um convite inesperado para assumir como bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. Ele aceitou o chamado e foi nomeado Bispo da Diocese em 15 de junho do mesmo ano.

Em 5 de setembro de 2004, Padre Mariano Manzana recebeu a Ordenação Episcopal na Itália, pelas mãos de Dom Luigi Bressan. No dia 17 de outubro do mesmo ano, tomou posse como sexto bispo da Diocese, em uma cerimônia solene na Catedral de Santa Luzia de Mossoró.

Durante o mandato, ele revitalizou movimentos religiosos existentes e criou novos, estimulou o crescimento das pastorais e introduziu a Pastoral da Saúde. Além disso, promoveu as Santas Missões Populares em toda a Diocese e organizou o II Congresso Eucarístico de Mossoró, após 60 anos, trazendo ilustres autoridades eclesiais, incluindo o Núncio Apostólico de Roma no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, para a cidade.

Dom Mariano Manzana também se destacou por suas habilidades administrativas e empreendedoras, que contribuíram para o avanço da Diocese de Mossoró. Após estabelecer um equilíbrio econômico para a instituição, o bispo empreendeu uma série de realizações e obras, como a construção e estruturação do Seminário Maior de Mossoró, construção de dependências – lares sacerdotais – anexas ao seminário
para acolher padres e religiosos durante a estadia em períodos de aulas no seminário e na faculdade, criação de mais de 20 paróquias em diversos municípios da Diocese.

Além disso, ele também foi o responsável por ordenar 60 padres na Diocese de Mossoró de 2005 a 2023, adotar política de incentivo para que os padres possam fazer cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados e Reequipar a Rádio Rural.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp