Assinada renovação do Mais Médicos em reunião da OPAS

Está garantido o atendimento à população pelos profissionais do Programa Mais Médicos. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, assinou, nesta segunda-feira (26), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Washington, Estados Unidos, o contrato que mantém, por mais três anos, a participação dos médicos da cooperação internacional no Programa.

A formalização do acordo foi efetivada durante a 55ª Reunião do Conselho Diretor da OPAS. O compromisso, anunciado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, no dia 20 de setembro, visa atender o apelo dos gestores municipais e não deixar desassistida a população dos locais onde os médicos cooperados atuam.

Os médicos cooperados que completam três anos de atuação no Mais Médicos serão substituídos por novos profissionais a partir de novembro, no entanto, vagas com potencial para atrair brasileiros serão ofertadas em editais a partir de 2017. A meta é ampliar a participação de brasileiros com a oferta, nos próximos três anos, de 4 mil vagas hoje ocupadas pelos médicos do acordo internacional.