Caicó sedia reunião sobre Melhoria de Qualidade do Diagnóstico nos Serviços de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, a IV Unidade Regional de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, reuniram os médicos e enfermeiros das ESFs, na Reunião sobre Melhoria da Qualidade do Diagnóstico nos Serviços de Saúde, com ênfase nos Óbitos com Causa Básica Não Especificada ou “Códigos Garbage”, nesta segunda-feira (01), às 14h30, ho Hotel Porto Belo. Além de médicos cubanos que atuam em Caicó, a reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Maria José Soares, a gerente da IV Ursap, Tatiana Dantas de Medeiros, a médica legista e diretora do Hospital do Seridó, Dr.ª Verônica Alcântara, o Dr. Elísio Galvão, entre outros profissionais da saúde.

A reunião teve como objetivo discutir a ocorrência de óbitos cuja causa básica não está especificada, “códigos garbage”, que corresponde a aproximadamente 30% dos óbitos ocorridos no país, além da estratégia de investigação e redução destas causas e contou com participação da Dr.ª Fátima Marinho – Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde – DANTPS da SVS – MS e equipe técnica, além de convidados internacionais, entre eles, a consultora de Nova York, Ashley Frederes.

A consultora americanda, Ashley Frederes, também participa do evento Foto Paulo Júnior
A consultora americana, Ashley Frederes, também participa do evento – (Foto: Paulo Júnior)

Na ocasião, também foram apresentados os resultados parciais sobre as investigações que estão sendo realizadas no município de Caicó, cujos óbitos registrados no Sistema de Informação de Mortalidade – SIM em 2015, estão com causa básica não especificada ou mal definida, considerados códigos “garbage”.

O evento também oportunizou uma discussão na identificação de dificuldades para adoção de medidas que possam contribuir para melhor preenchimento da Declaração de Óbito pelo médico e definição das causas básicas de óbito.