Concurso Ibama 2017 para nível médio e superior: Fique por dentro desta grande oportunidade! Até R$ 8 mil!

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Concurso Ibama 2017 para nível médio e superior), mais conhecido pelo acrônimo IBAMA (Concurso Ibama para nível médio e superior), criado pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). É o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), instituída pela lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo, etc). Também cabe a ele conceder licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.

Sua estrutura funcional é composta basicamente de três cargos: Analista Ambiental, Analista Administrativo e Técnico Administrativo. Apesar do atual cenário de restrições impostas pela conjuntura de crise econômica nacional, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reenviará um pedido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a abertura de um novo concurso. A solicitação já havia sido feita pelo órgão, em maio do ano passado, para 680 vagas, sendo 500 para analista ambiental e 180 para analista administrativo, funções de nível superior.

O órgão tem o interesse em ampliar o quantitativo de pessoal nos cargos de analista ambiental, analista administrativo e também técnico administrativo – carreira a ser incluída no pedido. Ainda de acordo com o departamento de comunicação, o instituto se reestrutura para retomar as negociações junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e também ao MPOG. A solicitação precisa ser reenviada até 31 de maio deste ano, para que possa ser analisada e incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.

Com carreiras muito atrativas, o Ibama costuma reunir um grande número de candidatos aos postos dentro da autarquia, é recomendando aos interessados em ingressar no instituto que iniciem o quanto antes os estudos, tomando como base o programa do concurso anterior. Sendo assim, vamos analisar as oportunidades que deverão ser abertas e todos os detalhes da Carreira de Especialista em Meio Ambiente.