Concurso para Diplomata paga até R$ 22 mil no topo da carreira! Saiba mais!

CONCURSO DIPLOMATA

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), também conhecido como Itamaraty, é um órgão do Poder Executivo, responsável pelo assessoramento do Presidente da República na formulação, no desempenho e no acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais (Concurso para Diplomata). A atuação do Itamaraty cobre as vertentes política, comercial, econômica, financeira, cultural e consular das relações externas, áreas nas quais exerce as tarefas clássicas da diplomacia: representar, informar e negociar.

Uma das carreiras de sua estrutura é a de Diplomata, considerada também uma função típica de estado. Aos servidores da carreira de Diplomata incumbem atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional (art. 3º da Lei nº 11.440/2006).

Quanto à estrutura diplomática o MRE conta com um aparato que inclui, entre outras, a sede Palácio do Itamaraty em Brasília, e os Escritórios de Representação no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Recife e Manaus. O Ministério conta também com o apoio de entidades vinculadas como a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), responsável pelas questões acadêmicas, e também o Instituto Rio Branco, que tem por função recrutar e treinar os diplomatas.

O ingresso na carreira de diplomata se dá mediante concurso público de âmbito nacional organizado pelo Instituto Rio Branco. Importante ressaltar que somente os brasileiros natos podem participar do concurso, cuja aprovação habilitará o ingresso na classe inicial da carreira de diplomata, bem como à matrícula no Curso de Formação do Instituto Rio Branco.

Aqueles que sonham trabalhar no Ministério das Relações Exteriores (MRE), exercendo a carreira diplomática, devem ficar atentos, pois normas do concurso de admissão à carreira de diplomata devem ser parecidas com as do último, sendo divulgadas no Diário Oficial da União até o fim deste primeiro semestre de 2016.

Com uma carreira extremamente atrativa e com inúmeros benefícios os certame para o CACD costuma reunir um grande número de candidatos. Por isso, é recomendando aos interessados em ingressar no Itamaraty que iniciem o quanto antes os estudos, tomando como base o programa do concurso anterior. Sendo assim, vamos analisar todos os detalhes da carreira!