Evento fomenta a cultura do empreendedorismo no Seridó

Com a expectativa de receber um público de 8 mil visitantes em quatro dias do evento, a Feira do Empreendedor do Seridó foi aberta na tarde de quarta-feira (9). Promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, o evento é resultado de estratégias e esforços para fomentar a cultura do empreendedorismo também em cidades do interior do estado. A feira prossegue até o próximo sábado (12), na Ilha de Sant’Ana, em Caicó. Trata-se de uma grande oportunidade para empreendedores e empresários que buscam modelos e ideias de negócios para investir numa micro ou pequena empresa, além de adquirir vasto conhecimento através de capacitações em diversas áreas do empreendedorismo.

Reconhecida como Terra de Empreendedores, a região do Seridó serviu de inspiração para o slogan do evento, que possui espaços nos quais são apresentados modelos de negócios, salões de exposição e áreas de atendimento. Uma mega estrutura foi montada numa área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, incluindo o ginásio e o anfiteatro da Ilha de Sant’Ana. Pouco mais de 5 mil oportunidades de capacitação nas áreas de empreendedorismo, gestão empresarial, finanças, inovação, gestão de pessoas, planejamento, mercado e vendas estão à disposição dos visitantes.

Para o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Norte, o agropecuarista José Álvares Vieira, o sonho de ser o dono do próprio negócio é o que move o verdadeiro empreendedor, buscando conhecimento e qualidade num evento como este que é realizado pelo Sebrae em circuito nacional. “Através da qualificação, esses empreendedores trabalham suas características pessoais, como disciplina, organização, persistência e determinação para encarar novos desafios”, avalia Vieira.

Uma série de palestras magnas faz parte de uma programação especialmente elaborada para o evento, abordando temas como Criatividade, Excelência no Atendimento, Inovação e Diferenciais Criativos, Mercado e Oportunidades de Negócios. Na noite desta quarta-feira o professor, palestrante e consultor Jean Rosier ministra palestra sobre o tema “Paixão e Coragem”, seguida de um bate papo com os empresários seridoenses Max Rosan e Luciano Nóbrega, respectivamente, proprietários do Colégio Única Master e Seridó Autopeças.

Maratona Universitária

Além dos empreendedores, estudantes universitários participarão da Maratona Universitária Sebrae, uma disputa que tem como principal foco trabalhar o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade social, desafiando os alunos de instituições do ensino superior a criar soluções para problemas da região, tendo como base a estrutura do modelo Canvas e do design think. Com a orientação de mentores, os acadêmicos terão quatro dias para montar, em equipe, startups para solucionar problemas identificados nas áreas de convivência com as secas, saúde pública, segurança pública, educação, empregabilidade/empreendedorismo e sustentabilidade/responsabilidade social.

A Feira do Empreendedor 2016 faz parte de um circuito nacional do Sistema Sebrae e acontece a cada dois anos no Estado e objetiva estimular o surgimento, a ampliação e diversificação de novos empreendimentos, com a proposta de difundir e fortalecer o empreendedorismo em regiões, onde historicamente existe uma vocação para o empreendedorismo.

Os visitantes terão acesso ao conhecimento sobre os segmentos de moda, cerâmica, salão de beleza, bares e restaurantes e também às clínicas tecnológicas nas áreas de registro de marcas, mídias sociais, legislação ambiental para serviços automotivos e melhoria de embalagem.

Na área de expositores, a feira conta com 40 stands de segmentos como representação comercial, venda porta a porta, franquias, negócios digitais, máquinas e equipamentos, além de oportunidades para Microempreendedores Individuais (MEI). No período da feira haverá um Festival de Negócios do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) do Seridó, Encontro de Queijeiros do Seridó, Encontro da Rede de Cooperação e Agentes de Desenvolvimento do Seridó e o Seminário Territorial com Foco na rede de Cooperação Público Privada do Seridó.

A expectativa dos organizadores é que pelo menos 50 caravanas de visitantes da região e de outras partes do Estado passem pela Ilha de Oportunidades nos quatro dias de feira. A Feira da Empreendedor do Seridó é realizada pelo Sebrae-RN e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caicó, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sistema Fecomercio e Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte, além do apoio dos parceiros do Sistema Fiern e a Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern). Veja a programação completa acessando www.rn.sebrae.com.br/feiradoempreendedor