Igarn e ANA realizam treinamento sobre o sistema Hidro

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), juntamente à Agencia Nacional de águas (ANA), promove nestas quarta e quinta-feira (05 e 06), um Treinamento sobre o Sistema para Gerenciamento de Dados Hidrometeorológicos da ANA (Hidro), na sede da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

O Instrutor responsável pelo treinamento é o Especialista em Recursos Hídricos e Coordenador de Dados e Informações Hidrometeorológicas da ANA, Walszom Terllizzie.

A capacitação tem como público-alvo os técnicos de nível médio e superior do Igarn que lidam com atividades de armazenamento, consulta, gerenciamento, ou análise de dados hidromateorológicos ou de qualidade de água.

O objetivo é aperfeiçoar e facilitar o intercambio de dados e informações entre os dois órgãos, que fazem parte do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua).

O Instrutor do curso explicou que a ANA está promovendo o treinamento para o uso do sistema Hidro em todas as instituições gestoras das águas dos entes federativos, seja de forma presencial ou por meio de vídeo conferência, visando facilitar o envio e armazenamento de informações entre os órgãos. “O curso apresenta a ferramenta que nos usamos para fazer o gerenciamento dados hidrológicos e de qualidade de água. Como o Igarn monitora as estações de água e é participante do Qualiágua, em que existe a necessidade de envio dessas informações para a ANA, com o uso do sistema Hidro, esses dados já chegarão no formato adequado para a implantação no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos”, explicou.