Médico faz relato sobre o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Maria Alice em Natal

Toda população do nosso estado deveria se mobilizar contra o fechamento da UTI pediátrica do Hospital Maria Allice FERNANDES, que tenha sido beneficiada ou não dessa instituição. Só reconhece o valor dessa UTI quem teve seu filho salvo de uma doença grave tratada por lá. E foram milhares de crianças, de todas as cidades do nosso estado, ao longo da sua história. Para quem nunca precisou dessa UTI pediátrica ou acha que não tem nada haver com esse trágico fechamento da UTI do hospital MAF, é bom saber;

1-O RN tem um déficit de mais de 200 leitos de UTI pediátricas, que geram tratamentos inadequados e improvisados, inclusive com relatos óbitos de crianças.

2-A UTI do HMAF é única do estado que atende crianças com enfermidades clínicas e cirúrgicas de todo estado do RN. Já salvou milhares de crianças. 1 leito de UTI pediátrico pode salvar até 40 crianças por ano.

3- a UTI do HMAF dá suporte a urgência clinica e a sala vermelha do referido hospital que vive superlotada de crianças gravemente enfermas à espera de internação em UTI, que nem sempre o leito chega primeiro que a morte.

4-a UTI do HMAF da suporte e permite a realização de cirurgias de emergência e urgência de crianças criticamente doentes. É a única do estado.

5- tenho absoluta certeza que o fechamento da UTI do HMAF, aumentará os óbitos em nosso estado de crianças gravemente enfermas, já mal atendidas.

Mais uma vez atestamos a incapacidade gerencial de gestores, a impotência dos órgãos fiscalizadores, e a insensibilidade de profissionais de saúde e sociedade civil diante da maior tragédia da saúde pública do estado do RN. Estamos anestesiados diante de tanta dor, sofrimento e mortes.

José Madson Vidal da Costa – ONG Criança Viva e AMICO – Anestesiologista do HMAF por mais de 10 anos.

Lute por mais leitos de UTI pediátricos no RN e salve VIDAS DE CRIANÇAS!