Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Morre o professor Muirakytan Macedo, um gigante da educação do Rio Grande do Norte

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (07), em Natal, o professor historiador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Muirakytan Kennedy de Macedo. Ele lutava há quatro anos contra um câncer.

O professor Muirakytan Macedo atuava no Ceres da UFRN em Caicó

Seu corpo será cremado e, em seguida as cinzas serão trazidas para o túmulo da família em Caicó.

Muirakytan era casado com a professora e escritora, Ana de Santana e irmão de Santana Macedo, bordadeira caicoense. As informações foram divulgadas no Blog de Suerda Medeiros.

Ele era historiador formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre e doutor em Ciências Sociais pela mesma universidade, Pós-Doutorado em Educação (UFRN). Atuava como professor do Departamento de História do Ceres (UFRN) em Caicó e foi Editor da Mneme – Revista de Humanidades.

Com ênfase em História do Brasil Colônia e Império, atuava principalmente nos seguintes temas: História do Rio Grande do Norte, História da Escravidão, História da Família, História da Cultura Material, História do Corpo, Educação Patrimonial, Seridó, Caicó.

Ele escreveu livros:

Rústicos Cabedais: patrimônio e cotidiano familiar nos sertões da pecuária (Seridó-Séc. XVIII)

A Penúltima Versão do Seridó – espaço e história no regionalismo seridoense

Caicó – uma viagem pela memória seridoense

Organizou os livros:

Tronco, ramos e raízes! : história e patrimônio cultural do Seridó negro

Acari; Mestres do Seridó – Memória

Colégio Diocesano Seridoense: imagens do tempo e do espaço escolares

Comento:

O professor Muirakytan Macedo era um gigante da educação no Rio Grande do Norte. Deixa um legado imenso para as gerações seridoenses.

Eu me recordo das vezes que o entrevistei. Sempre muito educado. Falava dos assuntos relacionados a história do Seridó, em particular, com uma facilidade impressionante.

Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp