Novo Concurso do Banco Central deve ser realizado em 2016

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Banco Central do Brasil (BACEN) deve publicar um edital este ano. Até o dia 31 de maio, o Órgão vai enviar ao Ministério do Planejamento o pedido para a realização do concurso. O número de vagas ainda não definido, mas sabe-se que há muitas aposentadorias previstas. A expectativa é que o concurso tenha vagas para nível médio e superior.

Para nível médio, o concurso vai contemplar a carreira de técnico, com remuneração inicial de R$ 6.463,44. Em relação ao nível superior, a oportunidade é para analista (qualquer graduação) e a remuneração inicial é de R$ 16.286,90. O último concurso realizado pelo BACEN foi em 2013 e os participantes foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, avaliação de título e programa de capacitação. O concurso foi organizado pelo Cespe/Unb.

A carreira no BACEN é uma das mais desejadas e cobiçadas, por isso, os interessados devem focar os estudos com base no último edital, que pode ser acessado por meio deste link: http://migre.me/t4cuq.

O último certame, por exemplo, contou com muitos concorrentes para o cargo de técnico: 47.635 para 100 vagas. Para analista, foi 40.954 para 400 vagas, para várias áreas de atuação. Desta forma, os interessados devem fazer um planejamento com as disciplinas do cargo, estipular a carga horária para cada conteúdo e encarar a rotina com firmeza.