Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Pesquisadores estudam planta que combate o Aedes

Pesquisadodes estudam possibilidade de usar o Pinhão Roxo contra a Dengue
Pesquisadodes estudam possibilidade de usar o Pinhão Roxo contra a Dengue

Pesquisadores do curso de biologia da Universidade Estadual do Piauí descobriram uma planta típica da região capaz de combater o mosquito Aedes aegypti.

O estudo pioneiro, que começou em 2013 e segue em fase experimental, comprovou a eficiência do pinhão roxo para eliminar as larvas.

Em entrevista ao âncora Eduardo Barão, da BandNews, a coordenadora do projeto, a professora Francielle Aline Martins, deu mais detalhes da pesquisa. “Nós utilizamos o chá dessa folha, colocando na presença da larva do mosquito e observamos que, com o passar dos dias, as larvas em contato com o chá morreram, ou seja, elas não completaram o ciclo até a fase adulta e de reprodução”.

Apesar dos resultados animadores, a professora faz um alerta. “Não é para sair fazendo o chá por aí. Ainda precisamos aprofundar os estudos. Essa planta pertence a uma família muito tóxica. Nossa pesquisa agora analisa a toxicidade desta planta para o meio ambiente e os organismos”, explica.

O pinhão roxo é comum no Piauí e costuma a ser utilizado para espantar o mal olhado e na medicina popular. “Alguns utilizam a semente como vermífugo na alimentação dos animais”, conta Francielle.

Os resultados do estudo da Universidade Estadual do Piauí devem sair daqui um ano.

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp