Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Programa Jovem Aprendiz foi apresentado nesta quarta aos empresários caicoenses

Programa Jovem Aprendiz foi apresentado nesta quarta aos empresários caicoenses

As Aldeias Infantis SOS de Caicó e Centro de Formação e Integração Social de São Bernardo do Campo CAMP SBC apresentaram na noite desta quarta-feira (08/02), aos empresários caicoenses, o Programa Jovem Aprendiz. Estiveram presentes representantes do CAMP SBC, das Aldeias, do Ministério do Trabalho e do Emprego e das empresas do município. As duas instituições iniciaram as aulas do projeto em janeiro deste ano com jovens entre 15 a 17 anos.

“Essa é uma parceria que valoriza o trabalho, que agrega um valor social e traz um programa de aprendizagem que consolida o processo de fortalecimento do sistema de garantia de direito de crianças e adolescentes. Dessa forma, considero de extrema importância essa ação para o nosso município”, disse Santiago Júnior, gestor das Aldeias Infantis SOS de Caicó.

O objetivo do programa é oportunizar ao jovem o acesso ao primeiro emprego formal. Ao mesmo tempo, o estimular a frequentar a escola, para que conquiste a escolaridade básica, dando continuidade à sua formação profissional para ser bem-sucedido em sua vida produtiva.

Para Sílvio José Marola, vice-presidente do CAMP SBC, “a parceria com Aldeias Infantis é uma nova situação para o nosso CAMP, que já trabalhamos há 45 anos com formação de jovens. Aqui em Caicó estamos começando uma nova fase e a nossa expectativa é dar continuidade a esse trabalho de formação e capacitação para jovens dessa região tão rica que é o Seridó”, explicou.

O Jovem Aprendiz está em consonância com a Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que foi criada para garantir os direitos da juventude à capacitação profissional adequada ao trabalho, a Lei n. 10.097/2000, ampliada e regulamentada pelo Decreto n. 5.598/2005, que estabelece que todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar determinada cota de jovens, de 14 a 24 anos, como aprendizes de ofício, por meio de contrato especial de trabalho e pelo tempo determinado de, no máximo, dois anos.

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube