Quatro jogos fecham a primeira semana do torneio

Jogos fecham rodada da Copa do Brasil nesta quinta-feira - (Foto: Marco Oliveira / Site Oficial do Atlético Paranaense)
Jogos fecham rodada da Copa do Brasil nesta quinta-feira – (Foto: Marco Oliveira / Site Oficial do Atlético Paranaense)

Quatro jogos fecham a primeira semana de Copa do Brasil nesta quinta-feira (17). Somadas às sete partidas que aconteceram na quarta-feira (16), serão onze jogos em dois dias. Os próximos confrontos da primeira rodada estão marcados para os dias 5, 6, 7, 12, 13, 14, 20 e 21 de abril.

19h15 – Ypiranga-RS x Atlético-GO – Estádio Colosso da Lagoa – Erechim (RS)

Sétimo colocado no Campeonato Gaúcho, o Ypiranga encara, nesta quinta, o Atlético Goianiense em casa. Caso consiga sair vitorioso dos dois jogos, será a primeira vez na história que o clube consegue passar à segunda fase da Copa do Brasil. O time gaúcho conseguiu em 2015, o inédito acesso à Série C do Brasileiro.

A tarefa, porém, não será fácil. O adversário do Canarinho possui a melhor campanha do Campeonato Goiano, com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Na Copa do Brasil, o Dragão teve seu melhor desempenho em 2010, quando chegou à semifinal.Em 2015, o Atlético-GO foi eliminado pelo América-RN, ainda na segunda fase.

19h15 – Ferroviária-SP x Salgueiro-PE – Estádio Fonte Luminosa – Araraquara (SP)

Fazendo apenas sua segunda participação na Copa do Brasil, a Ferroviária recebe o Salgueiro, em casa. Em boa fase no Campeonato Paulista – lidera o Grupo C, à frente, inclusive, do São Paulo – a Locomotiva tenta fazer jus ao bom ano de 2015, quando conquistou a Série A2 do Estadual.

Também líder, o Salgueiro vem de quatro vitórias consecutivas no Pernambucano. Visando os 300 mil de premiação da segunda fase, o clube promete dificultar a vida dos adversários. Até agora, o time já arrecadou 240 mil reais, valor referente à participação no torneio. No ano passado, o Carcará conseguiu o objetivo traçado este ano. Além disso, ainda conseguiu quebrar o recorde de renda do interior pernambucano. Enfrentando o Flamengo, o embate gerou R$ 570 mil – o clube do nordeste ficou com 40% da verba. Se do ponto de vista financeiro, o confronto foi bom, no lado esportivo a história foi diferente – o clube carioca saiu vencedor.

19h15 – Vitória da Conquista-BA x Náutico-PE – Estádio Lomanto Júnior – Vitória da Conquista (BA)

Ainda de olho na classificação na Copa do Nordeste, o Vitória da Conquista deixa a competição regional de lado para dar atenção a Copa do Brasil. O adversário da primeira fase é o Náutico, que ficou de fora desta edição do Nordestão.

Por outro lado, o Timbu conseguiu focar no Campeonato Pernambucano e, além da liderança no Hexagonal Final, já garantiu vaga nas semifinais do torneio. O Alvirrubro só foi derrotado uma vez e vem de uma goleada por 5 a 0 sobre o América-PE. Para segurar o Náutico, o Conquista vai precisar do apoio da torcida alviverde. Apesar da boa campanha no Nordestão, o Bode venceu apenas uma vez e se classificou para as quartas de final na última rodada. O duelo nordestino promete.

21h30 – Brasil-RS x Atlético-PR – Estádio Bento Freitas – Pelotas (RS)

Se às 19h15 o confronto é entre nordestinos, mais tarde, às 21h30, o duelo marca o encontro entre dois rubro-negros do Sul. O Brasil-RS recebe o Atlético-PR no Bento Freitas, que promete estar fervendo com a presença da torcida xavante.

O Brasil não está nas melhores situações no Gauchão. A equipe está na nona colocação, se recuperando na tabela, mas segue fora da zona de classificação para a fase mata-mata. Um bom resultado na Copa do Brasil pode aliviar o clima em Pelotas. Na última vez que o Furacão visitou a cidade gaúcha pela Copa do Brasil, saiu com vitória por 1 a 0 sobre o Xavante. Dessa vez, o objetivo do Atlético é vencer por por dois ou mais gols de diferença e eliminar o jogo de volta, além de ganhar moral para o clássico Atletiba do próximo domingo (20).