Regularização de barragens no Rio Espinharas será discutida durante reunião em Serra Negra do Norte

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e a Agência Nacional de Águas (ANA) realizarão nesta quinta-feira, dia 28 uma reunião sobre regularização das barragens sucessivas construídas no rio Espinharas, no município de Serra Negra do Norte. A reunião está marcada para ser iniciada as 9 horas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A reunião contará com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, IGARN, Prefeitura e Câmara, Sindicato Rural, ADESE, Ministério Público Federal e estadual, e das comunidades Curral Queimado, Conceição, Arapuá, Rolinha, Barra da Maniçoba, Torrões, Pitombeira, Boa Vista, Barra de São Pedro e COAP.

Na ocasião, serão apresentadas as características das barragens e dos usos da água na região; procedimentos para regularização das barragens junto à ANA; aspectos relacionados à segurança das barragens – Lei 12.334/2010, além de regras para uso da água acumulada nas barragens. Antes da reunião, nesta terça e quarta-feira, técnicos em segurança de barragens da ANA estarão vistoriando cada reservatório, para atualizar as informações que serão apresentadas durante a reunião.