Série A: Clássico das Multidões na Ilha do Retiro contra o rebaixamento

CBF – Poucas rivalidades no Brasil pulsam tão intensamente quanto a que envolve o Santa Cruz e o Sport Recife. Neste domingo, às 16h, na Ilha do Retiro, os clubes pernambucanos realizam o oitavo confronto entre eles na temporada. Entre Estadual, Copa Sul-Americana e Brasileirão, o duelo terá o seu último capítulo em 2016 no jogo válido pela 24ª rodada da Série A.

E, pelo menos estatisticamente, o Clássico das Multidões tem sido equilibrado no ano. Em sete jogos, foram duas vitórias do Santa Cruz, duas do Sport e três empates. A vantagem do Tricolor Coral foi definida nos dois confrontos em mata-mata entre as equipes. O Santa Cruz foi campeão pernambucano após bater o Sport na final, e eliminou o Leão da Ilha na primeira fase da Copa Sul-Americana, no primeiro clássico internacional entre eles. No primeiro turno, deu Sport. No Estádio do Arruda, o rubro-negro venceu por 1 a 0, com gol do atacante Edmilson. Dessa vez jogando em casa, Diego Souza e cia. terão a chance de desempatar o clássico a favor do Sport no ano.

Além da rivalidade, o clássico é importante para a vida de Sport e Santa Cruz no Brasileirão. O Tricolor ocupa a 19ª posição, com 20 pontos, e precisa pontuar para não piorar ainda mais sua situação no campeonato. Já o Sport tem 27 pontos, na 16ª colocação, e se não vencer pode terminar a rodada na zona de rebaixamento, fazendo companhia aos seus grandes rivais.

Outros oito jogos completam a rodada de fim de semana além do Clássico das Multidões. Saiba mais:

Domingo, 11 de setembro

11h – São Paulo-SP (14º) x Figueirense-SC (17º) – Morumbi, São Paulo
No primeiro turno: Figueirense 1 x 0 São Paulo

O Figueirense tem se esforçado muito, mas ainda não conseguiu sair da zona de rebaixamento. Nesta rodada, os catarinenses têm um duelo crucial na luta contra as quatro últimas posições do Brasileirão. No Morumbi, o Figueira enfrenta o São Paulo, que vem de uma série de resultados ruins, e pode até ultrapassar o Tricolor Paulista, que está a um ponto de distância dos catarinenses e da zona de rebaixamento.

11h – Chapecoense-SC (11º) x Coritiba-PR (13º) – Arena Condá, Chapecó (SC)
No primeiro turno: Coritiba 3 x 4 Chapecoense

Depois de atropelar o Grêmio em casa, o Coritiba vai testar seu bom momento contra um dos melhores mandantes do Brasileirão: a Chapecoense. O time do oeste catarinense só perdeu duas partidas dentro de casa neste campeonato, e terá o apoio do seu torcedor na Arena Condá, em Chapecó, onde os dois clubes se enfrentam às 11h. As duas equipes estão na zona intermediária da classificação e podem ampliar a vantagem para os times da zona de rebaixamento com uma vitória na manhã de domingo.

16h – Santos-SP (5º) x Corinthians-SP (4º) – Vila Belmiro, Santos (SP)
No primeiro turno: Corinthians 1 x 0 Santos

Na última rodada, o Corinthians abriu quatro pontos do Santos, garantindo uma posição mais confortável dentro do G4 do Brasileirão. Na Vila Belmiro, o Santos tem a chance de diminuir essa vantagem no confronto direto com o Alvinegro do Parque. O jogo é muito importante para o Peixe, já que uma derrota pode deixar o clube santista a pelo menos seis pontos de distância dos quatro primeiros do Brasileirão.

16h – Cruzeiro-MG (12º) x Botafogo-RJ (10º) – Mineirão, Belo Horizonte
No primeiro turno: Botafogo 0 x 1 Cruzeiro

Sob o comando de Mano Menezes, o Cruzeiro reencontrou seu bom futebol e vive uma grande fase na temporada. Pela Copa do Brasil, a Raposa derrotou o Botafogo por 5 a 2 fora de casa, nas oitavas de final. E é o Alvinegro que o Cruzeiro reencontrará na 24ª rodada do Brasileirão, desta vez diante de seu torcedor. O Bota vem de resultado positivo contra o Fluminense, dentro de casa, e se vencer esse duelo pode até sonhar com algo a mais na competição.

16h – Atlético-PR (9º) x Internacional-RS (15º) – Arena da Baixada, Curitiba
No primeiro turno: Internacional 1 x 0 Atlético-PR

Depois de 14 jogos sem vencer, o Internacional conseguiu uma vitória sobre o Santos na última rodada, e deixou a zona de rebaixamento. Mas para não ter chance de voltar a ficar entre os quatro últimos do Brasileirão, o Inter precisa vencer o Atlético-PR na Arena da Baixada, onde o Furacão só perdeu uma vez no campeonato até aqui. O Rubro-negro, que esteve na briga pelo G4, quer recuperar a boa fase que teve no primeiro turno, em que ameaçou se manter no pelotão de frente do Brasileirão.

18h30 – Grêmio-RS (6º) x Palmeiras-SP (1º) – Arena do Grêmio, Porto Alegre
No primeiro turno: Palmeiras 4 x 3 Grêmio

Na capital gaúcha, a Arena do Grêmio recebe um clássico do futebol brasileiro. Líder do Brasileirão, o Palmeiras visita o Grêmio em um confronto de tirar o fôlego na rodada. Mesmo que seja derrotado, o clube paulista não deixará a liderança, mas pode ver sua vantagem diminuir. Já o Tricolor tentará dar uma resposta ao seu torcedor depois da goleada sofrida para o Coritiba na última rodada.

18h30 – Ponte Preta-SP (7º) x América-MG (20º) – Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
No primeiro turno: América-MG 1 x 2 Ponte Preta

Depois de uma dura derrota para o Flamengo, a Ponte Preta volta para casa para tentar reencontrar as vitórias na competição. Do outro lado, o América-MG, lanterna do campeonato, com 13 pontos em 23 jogos. O Coelho ainda não venceu como visitante neste Brasileirão, e terá muito trabalho para bater a Ponte Preta, que perdeu somente dois jogos em casa no campeonato.

Na segunda-feira, a rodada se completa com um duelo entre Fluminense e Atlético-MG.