Sesed mantém estudos para atualização do Plano Estadual de Segurança Pública do RN

Sesed mantém estudos para atualização do Plano Estadual de Segurança Pública do RN
Sesed mantém estudos para atualização do Plano Estadual de Segurança Pública do RN

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) realizou na tarde desta quinta-feira (23) mais uma reunião técnica da comissão de elaboração do Plano estadual de Segurança. Na ocasião, foi apresentado aos membros a proposta de metodologia de construção do plano assim como ocorreram deliberações para o andamento dos trabalhos. O processo de construção do plano foi divido em três fases que passam pelos insumos estratégicos, estudos preparatórios, análise SWOT, agenda estratégica, análise e definição da estrutura implementadora e o monitoramento e avaliação da execução do plano.

A construção do plano estadual está bem avançada, dado o calendário de trabalho aprovado pela comissão. Concluímos a primeira fase e a partir da próxima semana seguiremos os trabalhos com reuniões preparatórias e decisórias de modo que todas os órgãos da Segurança Pública e demais instituições integrantes da comissão possam participar de todo o processo de forma plena”, disse Francisco Reginário, um dos representantes da Polícia Civil nesta comissão.

De acordo com o secretário estadual da Sesed, Ronaldo Lundgren, algumas das ações do novo plano já estão sendo implementadas pelo Governo do Estado como os investimentos em tecnologia, a aplicação do Programa Ronda Cidadã e as Área Integradas de Segurança Pública.

Desde quando assumimos a Secretaria temos buscado fortalecer a integração das forças policiais e definir quais são as nossas prioridades de atuação. Também é importante ressaltar que o novo plano elencará a importância da participação dos outros atores que, de alguma maneira, compõem a segurança pública como os municípios, Poder Judiciário, Ministério Público, além de outras secretárias de Estado. Todos estes entes podem e devem contribuir com a melhor segurança da população”, disse o secretário Ronaldo Lundgren.

A próxima reunião da comissão ocorrerá no dia 30 de junho. Participam das discussões representantes da Sesed, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Itep, Ministério Público, entre outros. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos e apresentados para apreciação do governador Robinson Faria até o final do mês de agosto.

Saiba mais

Para construção das novas diretrizes, os gestores da Sesed tem utilizado o método SWOT uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. O Termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês que funciona para analisar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do que se deseja estudar. Com base nesta metodologia, os profissionais da segurança estão efetuando uma síntese das análises internas e externas das políticas de segurança pública, indicando elementos chaves para a gestão, estabelecendo prioridades de atuação, preparando opções estratégicas (Riscos/Problemas a resolver) e fortalecendo os pontos positivos.

Todo este trabalho tem considerado como base o diagnóstico, desenvolvido pelo consultor e especialista na área de segurança pública, José Luiz Ratton, contratado pelo Governo do Estado, através do Projeto RN Sustentável, para apoiar a Sesed na definição de linhas estratégicas para melhoria na gestão de segurança pública do Estado. Além disso, o Plano Plurianual do Governo do Estado também tem sido referência para nortear as ações a serem implementadas com base no orçamento aprovado pela gestão estadual. O último Plano Estadual de Segurança Pública elaborado pelo Estado é do ano de 2006.