Sessão solene homenageia profissionais que atuaram na campanha Julho Verde

Os profissionais que atuaram na campanha Julho Verde, voltada à prevenção do câncer de cabeça e pescoço, foram homenageados na manhã desta sexta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A iniciativa foi da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), que já teve o diagnóstico da doença e conseguiu superá-la. Durante o evento, um coral formado por pessoas que passaram por cirurgia na laringe cantou para os presentes.

No fim de 2013 eu fui diagnosticada com um nódulo de menos de um centímetro na tireoide. Pequeno, mas maligno. Foi impossível não chorar. De medo sim, por não saber lidar e por não ter conhecimento real sobre a rotina e as perspectivas de um paciente com câncer”, contou a deputada, que obteve a cura principalmente pelo diagnóstico precoce da doença.

A deputada apresentou projeto de lei para instituir a campanha “Julho Verde” no calendário oficial do Estado. O projeto prevê estabelecer o dia 27 de julho como Dia Estadual de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço, uma forma de tornar essa data – já instituída mundialmente -, mais próxima da população, com o estímulo ao desenvolvimento de ações educativas e preventivas voltadas para a política pública de saúde.