Concluindo as atividades do mês de outubro e como forma de destacar a força e a superação de mulheres que lutam contra o câncer de mama, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu, nesta quarta-feira (30), no plenário da Casa Legislativa, a sessão solene em homenagem ao “Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama”, uma proposição da Mesa Diretora com a participação de todas as deputadas estaduais.
As homenageadas da sessão solene foram Adilza Holanda Alves de Souza, Carla Kaline Fernandes Câmara, Elidiane Fernandes de Oliveira, Eva Potiguara, Maíra Arcoverde Barreto Pinto, Márcia Maria Guimarães Marinho, Maria Gorette Gabriel Soares, Priscila de Medeiros Souza Nobre e o Centro Náutico Potengi – Projeto Remo do Peito.
O Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Feminino – Casef Padre João Maria elaborou durante toda a semana passada oficinas e ações alusivas à campanha do Outubro Rosa, cujo foco é a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. As atividades foram divididas em saúde mental, promoção à saúde, auto-cuidado, e arte e expressão.
Quanto à saúde mental, foi realizada uma oficina de yoga através da parceria com o coletivo Yoga União Potiguar, proporcionando assim às adolescentes um momento de redução da ansiedade e relaxamento.

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT SENAI) vestiu rosa como parte das ações da campanha do Outubro Rosa, que conta com forte adesão do Sistema FIERN.
Com o lema “Juntos, fazemos a diferença na luta contra o câncer de mama”, a Federação incentivou todas as suas unidades e escolas a participarem da campanha. O Outubro Rosa é um momento de mobilização nacional para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE-RN) realizou nesta sexta-feira (18) um grande dia de mobilização do “Outubro Rosa” na instituição. A ação aconteceu em parceria com o Grupo Reviver. O ônibus-consultório do grupo foi estacionado em frente a sede da PGE-RN, na Avenida Afonso Pena, em Natal.
Foram realizados, gratuitamente, os exames que detectam o câncer de mama. Exames que podem fornecer um diagnóstico precoce e também promover a prevenção da doença. Ação importante para o tratamento do câncer de mama. Quanto antes for definido um diagnóstico seguro, maior a chance de cura da doença.
Nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, a oncologista Drª Anny Hellen realizará uma palestra inspiradora com o tema “Um simples toque que pode salvar vidas” na Escola Estadual Antônio Aladim, em Caicó/RN.
O evento faz parte da campanha Outubro Rosa, organizada pelo Rotary Club de Caicó em parceria com o Lions Clube, Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer e a Escola Estadual Professor Antônio Aladim. A palestra que será no auditório da escola visa conscientizar mulheres e homens sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama, destacando como um simples toque pode ser o primeiro passo para salvar vidas.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) durante o mês de outubro, irá realizar uma programação em alusão ao Outubro Rosa, que visa a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
Durante os dias 15, 22 e 29 será realizado, no Ambulatório IST Livre, na Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), prevenção de câncer de mama, com consultas de rastreio às servidoras e às terceirizadas da Uern. As consultas serão realizadas com a ginecologista e obstetra professora Osvani de Góis, das 8h às 11h.

A cidade de Caicó se prepara para sediar a 9ª edição do Passeio Ciclístico Outubro Rosa, evento promovido pelos Amigos do Pedal e a 95,9 FM. O passeio acontecerá no próximo dia 19 de outubro, um sábado, com concentração marcada para as 16h em frente ao Estádio Marizão e largada às 17h.
O percurso, de 5 quilômetros, será acessível a pessoas de todas as idades, passando pela ponte velha que dá acesso ao bairro Boa Passagem, pelo centro da cidade e com término na Ilha de Sant’Ana, onde haverá música ao vivo e sorteio de brindes, dentre eles uma bicicleta Aro 29 de Alumínio para os participantes.

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN, iniciará sua campanha de prevenção ao câncer de mama do Outubro Rosa com exames gratuitos e ações educativas à população de Natal/RN, a partir do dia 1º de outubro.
Os agendamentos dos exames iniciaram nesta segunda-feira, 23, pelo contato WhatsApp (84) 3133 0360 ou presencial nas unidades do Sesc Cidade Alta e Zona Norte, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h, enquanto houver vagas.

A cidade de Caicó se prepara para sediar a 9ª edição do Passeio Ciclístico Outubro Rosa, evento promovido pelos Amigos do Pedal e a 95,9 FM. O passeio acontecerá no próximo dia 19 de outubro, um sábado, com concentração marcada para as 16h em frente ao Estádio Marizão e largada às 17h.
O percurso, de 5 quilômetros, será acessível a pessoas de todas as idades, passando pela ponte velha que dá acesso ao bairro Boa Passagem, pelo centro da cidade e com término na Ilha de Sant’Ana, onde haverá música ao vivo e sorteio de brindes para os participantes.