UFRN realiza capacitação para elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico

Por Sirleide Pereira/Marina Gadelha – Ascom – Reitoria/UFRN – Técnicos de 74 municípios do Rio Grande do Norte serão capacitados este ano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para elaborar os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB’s), conforme acordo de cooperação técnica entre a instituição de ensino e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

O trabalho deve cobrir 86 municípios potiguares. Na última reunião entre as duas partes, realizada na sede da FUNASA em Natal, em abril, ficou estabelecido que participantes de mais 12 municípios serão chamados posteriormente para o treinamento.

Coordenada pelo professor Aldo Dantas, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGE), a ação acontecerá na própria UFRN e envolve docentes, alunos de graduação e de pós-graduação de vários departamentos de diferentes centros acadêmicos, além de professores da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).

O projeto recebe recursos da FUNASA e será iniciado em maio, primeiramente com a capacitação interna da equipe, a elaboração dos materiais e a realização de quatro conferências regionais com os municípios envolvidos. A capacitação começa logo após, com o apoio técnico para elaboração dos PMSB’s.