Please enter banners and links.


Nordeste será a região mais procurada por turistas brasileiros nos próximos seis meses

Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo aponta que mais de 27% dos brasileiros entrevistados tem intenção de viajar nos próximos seis meses. A Sondagem do Consumidor foi realizada com duas mil pessoas, de sete capitais do Brasil, que concentram 70% do fluxo turístico do país. 44,9% dos viajantes disseram que vão optar por hotéis e pousadas. Já os outros 36,6% afirmaram que ficarão na casa de amigos e parentes.

O destino preferido dos entrevistados é a região Nordeste, que deve receber 43,4% dos turistas no período. Logo em seguida, vem o Sudeste (25,1%), o Sul (23,9%), o Centro-Oeste (5,3%), e o Norte (2,3%). No que se refere aos meios de transporte, o avião é o escolhido de 51% dos viajantes; o automóvel, de 35,3% deles; e o ônibus, de 10,9% dos viajantes.

A pesquisa, que foi feita em novembro, aponta também que os moradores de Belo Horizonte são os que tiveram maior aumento do desejo de viajar nos próximos seis meses, se comparado com o mesmo mês do ano passado. A intenção de viagem também cresceu entre os entrevistados de Porto Alegre e Rio de Janeiro, porém, houve uma queda acentuada em Brasília e mais leve em Recife, Salvador e São Paulo.

De acordo com o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, divulgado na última sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, as passagens aéreas ficaram 10% mais baratas em novembro.