Por causa da pouca quantidade de água existente no açude Gargalheiras (menos de 0,02%), e por causa da mudança de planejamento da Caern para o abastecimento da cidade, o prefeito de Acari, Isaias Cabral, convocou uma reunião extraordinária prevista para começar às 09hs30min na sede da Prefeitura. O Gargalheiras, quando cheio tem capacidade de armazenar 44.421.480,00 m³.
Em contato com o Blog Sidney Silva, o gestor disse que iniciou planejamento próprio para implantar medidas a fim de facilitar a distribuição d’água vinda dos poços do povoado “Bulhões” na zona rural, até a população. Dentre as quais, se destaca a instalação de caixas d’águas em pontos estratégicos da cidade. O detalhe é que a Caern previa que a suspensão do abastecimento aconteceria somente nos próximos 20 dias, mas, nas últimas horas houve a antecipação de tal prazo. “O que resta hoje está impossível de se captar. Isso tudo me deixa preocupar e angustiado, porque nós queremos fazer as coisas no tempo hábil, mas nós somos impedidos, porque as ações não chegam na velocidade que se precisa”, lamentou o prefeito.
Da reunião, devem participar a diretora regional da Caern, Rosi Gurgel, além dos engenheiros Paulo Alves e Welington Queiroga e diversas autoridades, como o prefeito, secretários, vereadores.
O Prefeito ainda disse que já se reuniu com sua equipe na administração e comunicou a todos da necessidade de fazer adequações nos gastos. “Eu não vendo ilusões e nem vou prometer o que não posso fazer. Eu já comuniquei a minha equipe, que até dezembro, nós vamos eleger prioridades. Vão funcionar, os serviços básicos. As atenções serão voltadas para o abastecimento da população. Nós vamos sacrificar algumas ações que tínhamos previstas para priorizar o abastecimento de água”, disse.