Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
Reunião da Câmara Técnica que discutirá sobre os motores da violência no RN
Reunião da Câmara Técnica que discutirá sobre os motores da violência no RN

A Câmara de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no RN reuniu-se extraordinariamente na última sexta-feira (11), para discutir, entre outras pautas, a organização do Seminário interinstitucional que debaterá os motores da violência no Rio Grande do Norte. O evento reunirá mais de 20 organizações municipais, estaduais e federais, em data e local a serem definidos, para debater e sugerir propostas de soluções em diversos temas.

Entre os assuntos abordados durante o seminário está A Mídia e a Violência: Os Meios de Comunicação e a promoção da Cultura da Paz e o Trânsito Seguro; A Guerra Civil Potiguar: O Genocídio dos Segmentos Vulneráveis; Metadados: A Democratização das Políticas de Segurança Pública; Crime Organizado: O narcotráfico como fator potencializador da violência; Usinas da Violência: O preconceito e o aprisionamento como agentes da violência.

O evento Estadual será iniciado com uma palestra magna e se encerrará com a leitura da “Carta da Paz do RN”, documento que será elaborado durante os debates.

Criada em fevereiro deste ano, a Câmara tem o objetivo de melhorar a inteligência sobre a investigação, prevenção e repressão dos crimes intencionais contra a vida.

A Câmara Técnica de CVLIs é composta por membros efetivos indicados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, pelo Comando da Polícia Militar, pela Delegacia Geral de Polícia, Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar e pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP).

Além destes membros, também são convidados a participar da Câmara Técnica, representantes do Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Extraordinária da Juventude, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania, UFRN, UFERSA e UERN.

São considerados como CVLIs toda ação humana que visa a atingir fisicamente a outro, produzindo morte como resultado final imediato ou posterior em decorrência da natureza do ferimento causado.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube