Na avaliação do deputado Vivaldo Costa (PROS) o momento de dificuldade pelo qual passam as cidades do Rio Grande do Norte, devido à falta de água, pede soluções urgentes que não podem esperar somente pelas obras da Transposição do Rio São Francisco. Este foi o principal foco do seu pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (29).
“A transposição é uma obra ótima, ninguém discute, mas era para ter chegado desde 2009. A mesma coisa digo da Barragem de Oiticica, que está planejada há mais de 50 anos. A hora é de discutir objetivamente a solução para a falta de água nas torneiras. Acari por exemplo, não tem água para o banho, para cozinhar, para o povo beber e assim como outras cidades, depende dos carros-pipa”, disse Vivaldo.
O parlamentar disse que o momento clama por soluções urgentes, que não podem esperar somente pela Transposição, mas passa pela necessidade de injetar recursos a fim de concluir obras em andamento, como a adutora de engate rápido para Currais Novos e Acari.
O Ministério Público Estadual repassou detalhes da Operação Novos Rumos, deflagrada nesta terça-feira (29), em conjunto com a Polícia Militar, que prendeu preventivamente 12 policiais lotados no 9º Batalhão da Polícia Militar, instalado no bairro da Cidade da Esperança, zona Oeste da Capital, que se associavam para a prática de vários crimes.
Tiveram prisões preventivas decretadas os seguintes Policiais Militares, todos lotados no 9.º BPM: Ivan Ferreira da Silva Tavares, André Luiz da Silva Pereira, José Cherls Firmiano da Silva, Isaac Raphael da Cruz Dumaresq, Thiago Vale Rabelo Teixeira, Damião Alves da Cunha, Marcos Garcia Marinho, Marcio José da Silva Martins, Werson Magno de Carvalho, Antônio Marcos Oliveira da Silva, Wilton Franco da Silva e Anderson Oliveira Frasseti Maia.
A Operação Novos Rumos é desdobramento da Operação Citronela deflagrada na última sexta-feira na favela do Mosquito para repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes e combate ao proveito financeiro do crime.
Participaram da entrevista concedida aos jornalistas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, o Promotor de Justiça Jorge Tonel, com atuação perante a 11ª Vara, voltada para a auditoria militar, a Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Promotora de Justiça Patrícia Martins, o Promotor de Justiça Sílvio Brito, o Comandante Geral da PM/RN, Coronel Ângelo Azevedo e o Comandante do Bope, Tenente Coronel Rodrigo Trigueiro.
O procurador da República Victor Queiroga, que atua no Ministério Público Federal em Assu, encaminhou à Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, uma representação solicitando que seja analisada a possibilidade de ajuizamento de uma ação contra os atos do Governo do Estado, publicados no Diário Oficial da quinta-feira (24), que regulamentam o recebimento de pensão, a título de subsídio mensal e vitalício, aos ex-governadores José Agripino Maia e Lavoisier Maia Sobrinho.
Caso entenda cabível, a PGR poderá ingressar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF (tipo de ação, ajuizada exclusivamente no STF, que tem por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público contra a concessão dessas pensões.
Em sua representação, Victor Queiroga aponta violação aos princípios da igualdade (artigo 5º da Constituição Federal), da moralidade e da impessoalidade (artigo 37).
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Amílcar Maia, determinou o bloqueio do montante de R$ 16.011.365,8216 nas contas do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) para o pagamento de precatórios devidos pela autarquia.
A determinação se deu pelo descumprimento do diretor-geral do IDEMA em não efetuar o pagamento dos Instrumentos Precatórios Requisitórios (IPRs) no prazo legal, mesmo após ter sido notificado para tanto. Os valores deverão ser transferidos para uma conta judicial e pagos aos credores pela Divisão de Precatórios do TJRN.
O procedimento foi instaurado a partir da Divisão de Precatórios do TJRN, informando a ausência dos repasses e existência de precatórios não pagos desde o exercício de 2014.
“No caso, estando evidenciado o descumprimento, por parte do Diretor-Geral do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte IDEMA, do disposto no art. 100, §§ 3º e 4º, da Constituição Federal c/c o art. 13, I, da Lei n.º 12.153/2009, por não efetuar o pagamento dos IPRs descritos nos autos (fl. 06), no prazo legal, mesmo depois de notificado para tanto, cumpre proceder com o sequestro dos valores devidos”, aponta o desembargador Amílcar Maia, em sua decisão.
Todos os anos, surgem 800 novos casos de câncer de mama no Rio Grande do Norte. Segundo a Sociedade de Mastologia, 200 mulheres morrem por ano no Estado por causa da doença devido a falta de diagnóstico precoce, responsável pela cura em 95% dos casos. Pensando nisso, o Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver irá oferecer gratuitamente exames de mamografia nestas quinta (1) e sexta-feira (2), a partir das 7h30min. O atendimento será feito em uma unidade móvel, que vai estar em frente à Assembleia.
“O Grupo Reviver vai completar três anos no mês de outubro, realizando palestras e orientação às mulheres sobre o diagnóstico precoce da doença. Agora, será a primeira vez que iremos partir para a realização dos exames na nossa Unidade Móvel Savana Galvão. É uma emoção muito grande realizar esta ação junto com a Assembleia e poder ajudar, na prática, mulheres do nosso Estado”, afirmou Idaísa Fernandes, responsável pela instituição.
A Unidade Móvel é equipada com mamógrafo e tem capacidade para realizar 80 exames de mamografia por dia. Segundo a coordenação da ação, o atendimento será por demanda espontânea e por ordem de chegada. A expectativa é que 160 mulheres sejam beneficiadas.
“O evento marca o início do Outubro Rosa na Assembleia Legislativa, e da melhor forma, agindo contra essa doença que pode levar a morte se não diagnosticada precocemente”, disse o presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).
A Policia Federal deflagrou nesta manhã (29/9) a Operação Cardume, que visa desarticular uma complexa organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, em oito estados. Investigações identificaram um esquema de compra e venda de alvarás judiciais em plantões do Poder Judiciário cearense, mediante o envolvimento de advogados e desembargadores.
Cerca de 230 policiais federais dão cumprimento a 111 mandados: 15 mandados de prisões preventivas, 13 temporárias, 22 conduções coercitivas e 51 buscas e apreensões, no Ceará, no Rio Grande no Norte, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais, no Paraná e no Rio Grande do Sul. Também foi realizado o sequestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas.
No curso das investigações foi apreendida mais de uma tonelada de cocaína e desmontados três laboratórios de refino de cocaína, sendo um deles em Portugal, com o auxílio da Divisão de Estupefacientes de Lisboa.
A sessão da Câmara Criminal do TJRN, na manhã desta terça-feira, 29, foi aberta com uma ‘moção de solidariedade’, da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, direcionada aos desembargadores Virgílio Macêdo Jr. e Cornélio Alves, os quais foram alvos de notas publicadas em blogs e redes sociais e pelo Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), que teriam atingido a dignidade dos dois integrantes da Corte potiguar. A crítica, construída pela imprensa e pela entidade, foi direcionada à decisão que suspendeu os processo judiciais e procedimentos investigativos relacionados à Operação “Dama de Espadas”.
Segundo a desembargadora que abriu a moção e preside o órgão julgador criminal, as declarações publicadas foram além da liberdade de expressão, pois não foram feitas com responsabilidade.
“Existe todo um ordenamento jurídico, para os quais os autores das notas podem recorrer, mas não fazer algo que atinge ao cidadão. Os dois desembargadores são excelente magistrados e cumpridores da lei”, reforça a desembargadora, que foi seguida pelos demais integrantes da Câmara, o desembargador Gilson Barbosa, os juízes convocados Ricardo Procópio e Virgínia Marques.
Em visita nesta segunda-feira (28), ao Rio Piranhas-Açu, o presidente do Comitê da Bacia, José Procópio de Lucena demonstrou preocupação com a sujeira que se instalou em toda a extensão do Rio, prejudicando a chegada das águas que saem da comporta do Açude de Coremas, até a captação da CAERN em Jardim de Piranhas.
O dirigente defende que uma limpeza no Rio seja feita de forma urgente. “É quase impossível que essa água vença as baronesas, toda essa sujeira, e tenha que superar todo esse matagal. Se não houver a limpeza com máquinas para limpar tudo isso, é impossível que ela chegue em Jardim de Piranhas. Será quase um milagre ela chegar”, disse.
Durante a visita desta segunda-feira foi possível observar que a água já entrou nos domínios do Rio Grande do Norte, chegando na comunidade Barra de Baixo, no município de Jardim de Piranhas, porem ainda está a cerca de 8 quilômetros de distância da captação da Caern. “Só que ela está vindo lentamente, quase parando e tem dificuldade imensa de chegar nas condições que está o ambiente. É preciso uma limpeza urgente na calha, e o processo que está sendo negociado entre a ANA e o DNOCS possa vir para a prática. Não pode esperar mais dois meses ou quatro, por falta da gestão de limpeza do Rio”, finalizou.
A programação do 1° Festival Gastronômico e Cultural de Caicó trará duas disputas. O Concurso Gastronômico envolverá estabelecimentos de alimentação da cidade: bares, lanchonetes, churrascarias e restaurantes. Já o prêmio Chefe Arretado será uma disputa entre pessoas que gostam de cozinhar, sejam elas profissionais ou não.
As inscrições para ambos os concursos seguem até esta terça-feira (29). O Festival terá a disputa de pratos selecionados em três categorias: prato principal, petiscos/lanches e sobremesas. Independente da categoria, o prato deve conter obrigatoriamente três ingredientes: nata, caju e jerimum.
“Nosso objetivo é estimular a criatividade das pessoas e mostrar que elas podem incrementar seus negócios. O Festival vem para organizar e motivar as empresas de alimentação e bebidas de Caicó, bem como fortalecer as marcas da nossa gastronomia”, explica Kaio Vilar, diretor de eventos da CDL de Caicó.
O 1° Festival Gastronômico e Cultural de Caicó acontecerá de 02 a 12 de outubro. O regulamento está disponível em facebook.com/festivalcaico ou na Casa do Empresário, onde também podem ser realizadas as inscrições.
Operação conjunta do Ministério Público Estadual e Polícia Militar combate à corrupção dentro da Corporação (PM/RN). Denominada Novos Rumos, o trabalho é resultado de dez meses de investigações.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do MPRN, foram decretadas 12 prisões pelo Juiz da Vara da Auditoria Militar do RN. Policiais do BOPE e do BPCHOQUE estão cumprindo os mandados.
A operação tem relação e, em parte, é desdobramento da “Operação Citronela”, deflagrada na sexta-feira (25).
Indícios de ações ilícitas por parte de policiais militares do 9.º BPM também foram trazidos ao Ministério Público.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (29) a promoção de 48 oficiais militares estaduais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A medida, segundo a secretária de segurança, Kalina Leite, foi embasada em fundamentos jurídicos feitos pela Consultoria Geral do Estado e buscou alternativas legais para regularizar os atos de promoções e tem efeito retroativo a 25 de agosto de 2015.
“Valorizando o policial militar, meu governo cumpre a palavra com o povo que me elegeu e com a segurança pública. Estamos devolvendo a autoestima dos policiais realizando mais de três mil promoções de agentes de segurança (entre policiais civis, policiais militares e bombeiros militares). Isso demonstra o quanto estamos nos esforçando para investir no enfrentamento a violência. Já entramos para a história com a maior promoção do RN. Desejamos que estas ações se transformem em resultados na melhoria da segurança do povo”, disse o governador Robinson Faria.
Ao longo dos nove meses de gestão, o governador Robinson Faria promoveu 2233 militares estaduais, sendo 181 oficiais e 2052 praças. A Polícia Civil também foi beneficiada com a promoção de 809 policiais civis do Rio Grande do Norte, sendo 74 delegados, 60 escrivães e 675 agentes. O Governo também nomeou 29 novos escrivães e 47 agentes de Polícia Civil e, em breve, nomeará mais 44 delegados e 51 agentes que estão concluindo o curso de formação.
“O governador Robinson Faria mais uma vez dá uma demonstração de comprometimento com a segurança pública, cumprido sua palavra, e fazendo valer o direito da categoria. Com isso, o Governo do Estado quer oferecer à população profissionais mais estimulados e dispostos a enfrentar a criminalidade e garantir a paz social tão desejada por todos!”, disse Kalina Leite.
O partido “Rede Sustentabilidade”, que foi oficialmente criado com o aval do Tribunal Superior Eleitoral, vai realizar no dia 17 de outubro próximo em Natal, seu primeiro evento. Será o Congresso Estadual da legenda (Convenção). Na oportunidade, de acordo com Freitas Júnior, articulador do partido, será abordada a atual conjuntura política do Estado, discutido e aperfeiçoado um projeto para o Rio Grande do Norte, resoluções e, eleger o Diretório Estadual, chamado na legenda de “Elo”. “Vai servir para unir e não para mandar nas pessoas“, disse.
Em entrevista na Rádio Caicó, nesta segunda-feira (28), Freitas Júnior, já adiantou que a Rede terá candidaturas majoritárias e proporcionais no pleito eleitoral de 2016. “Nós vamos chegar com um programa, com a militância. Não fazer acordos na base do padrinhamento do Poder e das negociatas imundas que a gente conhece no nosso estado. Nós vamos chegar com base em apoios programados, discutindo, preocupados não com o Poder, mas, com o bem estar da população. Teremos candidaturas próprias, agora, as cidades, os candidatos e os cargos, esse é um debate que nós não vamos fazer agora“, anuncia.
Perguntamos como seriam formados os diretórios municipais, já que existem boatos do interesse de prefeitos, vereadores, pessoas militantes da política de se filiar à legenda. Ele mandou um recado curto e grosso. “Aqui no estado, nós vamos ter um período de discussão, de amadurecimento, e depois levar para os municípios onde serão escolhidos os diretórios municipais “pela militância”, sem golpismo. Quero deixar muito claro… quem está na Rede é a militância. Não tem vereador, não tem cacique, não tem nenhuma dessas antigas lideranças que fazem parte do jogo do poder. Nenhuma dessas, nós estamos querendo. Queremos construir com a militância, com a base social, o trabalho com a base que gerem mudanças de verdade na sociedade“, afirmou.
Ainda no congresso que vai acontecer no dia 17 de outubro, serão escolhidos delegados que irão participar de um evento maior em Brasília, na segunda quinzena de novembro. Lá, também será escolhido o Elo nacional que dirigirá o partido pelos próximos 3 anos.