A assessoria de comunicação da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, confirmou ao Portal Sidney Silva, que o suplente de deputado federal pelo PRP, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, de 54 anos, está detido em uma unidade prisional da cidade de Porto Alegre/RS. Ele se apresentou espontaneamente acompanhado de um advogado na sede da superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul no último domingo (18).
Existia contra ele um mandado de prisão preventiva. A Polícia Federal, investiga a participação do político norte-rio-grandense no esquema em que servidores públicos, armadores de pesca, representantes sindicais e intermediários, atuavam na concessão ilegal de permissões de pesca industrial mediante corrupção, tráfico de influência e advocacia administrativa.
Ao todo, os federais tinham 15 mandados de prisão para serem cumpridos, mas, em um deles, não obtiveram êxito, foi justamente contra Abraão Lincoln.
Sete presos considerados de alta periculosidade chegaram à Mossoró na semana passada em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) durante transferência do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre.
Líderes da facção criminosa “Bonde dos 13”, que atua no Estado, eles são suspeitos de ordenarem uma onda de ataques em retaliação à morte de dois assaltantes no início de outubro na capital acreana.
A transferência para o Presídio Federal de Mossoró ocorreu na noite de quinta-feira (08) e foi articulada pela Secretaria de Segurança do Acre.
“A Segurança continua com a pegada firme e não podemos recuar. A transferência foi de presos com passagem por homicídio, roubo, ou seja, crime de grande clamor social. Eram presos com alto grau de liderança e não descartamos outras transferências“, revelou o secretário Emylson Farias à imprensa.
Em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, disse que o impeachment é um instrumento legal, mas o PSB não quer o impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT) a “qualquer custo“. A dirigente estadual do PSB defendeu que a “ordem institucional não seja abalada e que sejam apuradas, pelas instituições respaldadas, todas as irregularidades apontadas dentro do governo, assim como a responsabilização dos gestores“.
“Não fazemos parte do grupo de oposição que defende ‘quanto pior, melhor‘”, acrescentou Wilma de Faria em entrevista ao @portalnominuto.
Na última reunião da executiva do PSB, em Brasília, ficou acertado que o partido fará “oposição propositiva” ao governo do PT. “Defendemos que não fiquemos na condição de independência, mas de uma oposição propositiva, que não aponte apenas os erros, mas apresente aos brasileiros o excelente projeto de resgate que o PSB tem para o país“, disse a dirigente da legenda.
Eleições 2016
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) informou que Abraão Lincoln não é mais o presidente da comissão provisória da legenda no Rio Grande do Norte. Após tomar conhecimento do suposto envolvimento de Lincoln em vendas ilegais de permissões para a pesca industrial, alvo de investigação da Polícia Federal na “Operação Enredados”, o partido decidiu destituir o presidente do cargo.
Segundo nota divulgada pelo PRB, a Comissão Executiva Nacional do partido decidiu pelo afastamento imediato de Abra]ão Lincolns até que todos os fatos sejam esclarecidos. Não há, no entanto, a confirmação por parte da Polícia Federal sobre qual seria a participação do dirigente partidário no suposto esquema fraudulento.
“O PRB repudia com veemência toda e qualquer forma de malversação do dinheiro público e não compactua com quaisquer atos que firam os princípios que norteiam a administração pública. Não podemos admitir entre nós pessoas que não tenham os ideais republicanos. Exigimos o compromisso com a boa política, a eficiência na gestão, o respeito à coisa pública e a responsabilidade social nas ações do mandato”, disse o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira.
Abraão Lincoln é presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA).
A pré-candidata à Prefeitura de Caicó, fisioterapeuta, Francielle Lopes, filiou-se à Rede Sustentabilidade no final de semana contrariando o que esperavam alguns militantes da política estadual que acreditavam em sua ida para o PSD, partido liderado no estado do Rio Grande do Norte, pelo Governador Robinson Faria. Uma fonte do portal Sidney Silva, próxima de Lopes, disse que foram muitas semanas de maturação da ideia. “Na verdade, foram semanas de silêncio total e isso também incomodou algumas peças do jogo político de Caicó“, disse.
A mesma fonte com quem conversamos longamente esta semana, disse que a expressiva votação obtida na campanha de 2012, por Francielle, ainda hoje incomoda. “Tanto que alguns grupos atuam para desmerecê-la de público. Aonde eles estiverem e surgir a oportunidade, tem que dizer que ‘foi uma coisa de momento’, que ‘não se repetirá’, que ‘não tem expressão política’. Eu pergunto, porque será que na campanha passada (2014), com ela (Fracielle) nas ruas tentando uma vaga na Assembléia Legislativa, as pessoas, depois de dois anos da campanha de prefeito, diziam querer vê-la à frente do Executivo local?“, indagou a fonte.
A fisioterapeuta, ainda não se pronuncio sobre a filiação na Rede e nem sobre como vai se comportar nos próximos meses, mas, segundo nosso informante, ela tem pretensões de disputar a Prefeitura de Caicó, no próximo ano.
Encontro da Rede
Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), em ação conjunta com a Polícia Civil da cidade de Caicó, prenderam na noite desta sexta-feira (16) um foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto pela Vara Criminal da Comarca de Caicó, identificado por Claudio Moreno Feroldi Junior, na cidade de Martins. A captura de Claudio Moreno, vulgo Cláudio Gordo, foi possível graças ao apoio da população de colaborou com a Polícia repassando informações sobre a localização do acusado.
Com base nestas denúncias, o 7º BPM montou barreira na rodovia (RN 117) que dá acesso a cidade de Martins e conseguiu prender o foragido que chegava à cidade em um transporte coletivo. No momento da abordagem, não houve resistência a prisão. A PM fez a condução do infrator à Delegacia de Polícia Civil onde ele deverá ser transferido para uma unidade do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte.
O Claudio Moreno, faz parte do grupo alvo de operação Dominó da Polícia Civil, deflagrada em Caicó, no mês de julho deste ano de 2015. De acordo com a Polícia, Moreno e seus comparsas, assaltam, furtam e traficam drogas na região Seridó do Rio Grande do Norte. Um dos líderes da organização, é João Francisco dos Santos, o Dão, que matou o jornalista F. Gomes.