O médico Elísio Galvão, sofreu um acidente de carro na BR 427, no final da manhã desta sexta-feira (30). O carro que ocupado por ele capotou na estrada entre Serra Negra do Norte e o giradouro de acesso a cidade de Caicó.
De acordo acordo com informações apuradas pelo Portal Sidney Silva, o médico sofreu pancada forte na parte de trás da cabeça e tem suspeita de afundamento de crânio. Foi socorrido para o Hospital Regional em Caicó e encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva. Uma unidade do Samu foi acionada para fazer a condução de Elísio Galvão para Natal.
Esta semana, o médico sofreu outro acidente de carro. Foi no mesmo trecho, ou seja, na estrada entre Caicó e Serra Negra do Norte, porém de menores proporções.
O Governo do Rio Grande do Norte publicou, na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (30), o edital do concurso público para contratação de 1.400 professores efetivos e especialistas em educação.
Para maiores informações, os candidatos devem acessar o edital clicando aqui.
As inscrições começam no dia 9 de novembro e seguem até dia 7 de dezembro.
Estão sendo oferecidas 174 vagas para especialista em educação; 38 para professore de arte; 89 para professor de música; 56 para professor de ciências biológicas; 56 para professor de educação física; 17 para professor de filosofia; 41 para professor de física; 54 para professor de geografia; 53 para professor de história; 18 para professor de espanhol, 37 para professor de inglês; 108 para professor de português; 72 para professor de matemática; 178 para pedagogo; 140 vagas para intérprete de libras; 60 vagas para professor de libras; 146 vagas para pedagogo com especialização em educação especial; 28 vagas para professor de química; 16 para professor de religião e 19 para professor de sociologia.
É geral a crise financeira nas prefeituras, mesmo naquelas que têm um recurso a mais além do limitado Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ontem, prefeitos e representantes de Pendências, Caraúbas, Porto do Mangue, Areia Branca, Felipe Guerra, Tibau, Assú, Macau e Upanema se reuniram em Mossoró para discutir a situação e procurar alternativas que evite o caos administrativo.
Um ponto em comum entre esses municípios é que eles são produtores de petróleo. Ainda que tenham esse valor extra na conta todo mês, as perdas têm provocado muita dificuldade. O prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Francisco José Júnior, disse que o momento é de união. “Ou nos unimos para achar uma saída, ou a situação vai piorar”, disse.
O prefeito de Assú, Ivan Júnior, lamentou que pode exonerar todos os cargos comissionados. Kerginaldo Pinto, de Macau, acredita que será obrigado a tirar pelo menos metade de sua equipe de confiança. Até Mossoró que tem a segunda economia do Estado precisará fazer mais cortes. É possível que 70 comissionados sejam desligados em novembro.
De acordo com os prefeitos, essa medida, além de antipática, é ruim para os municípios que precisam dessa mão de obra, mas ou ajusta, ou atrasa a folha de pagamento. “Hoje em dia, manter os serviços essenciais é uma grande ação e um desafio diário”, disse o prefeito de Pendências, Ivan Padilha.
A empresária Islania Maria de Melo foi empossada ontem, quinta-feira (29), na presidência da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó – ACISC. Seu mandato a frente da entidade empresarial caicoense valerá para o biênio 2016-2017.
Graduada em Administração, Islania Melo tem pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, foi consultora do Projeto Empreender por quatro anos e consultora do Sebrae em diagnóstico empresarial, desde 2012. A jovem é empresária desde 2010 e já compôs a diretoria das outras entidades empresariais de Caicó.
“Pretendo contribuir com o desenvolvimento da micro e pequena empresa da nossa região através da gestão participativa dos empresários na Associação”, destacou Islânia Melo, que completa 30 anos na semana em que é empossada presidente da ACISC.
A ex-governadora Rosalba Ciarlini retomou à condição de elegibilidade. A situação, que torna a ex-governadora elegível para qualquer pleito, foi colocada em decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral ontem. O pleno do TSE colocou em pauta dois processos que envolviam condenações do Tribunal Regional Eleitoral contra Rosalba Ciarlini. O primeiro a ser apreciado foi o um no qual Rosalba Ciarlini era acusada de abuso de poder político pela perfuração de um poço durante a eleição municipal de Mossoró.
O TSE votou, à unanimidade, pela absolvição de Rosalba Ciarlini. Nesse processo a ex-prefeita mossoroense Cláudia Regina também figurava como ré e foi absolvida. A matéria teve como relatora a ministra Maria Thereza Moura.
O outro processo colocado em pauta envolvendo Cláudia e Rosalba foi sobre o uso do avião do Governo do Estado durante o pleito municipal de 2012. Nesse caso, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, sobre as quais as duas líderes recorreram ao TSE, trazia condenação de multa para Rosalba Ciarlini e cassação e inelegibilidade contra Cláudia Regina.
Veja a matéria da Tribuna do Norte na íntegra aqui
Nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, o Grupo Vila – empresa potiguar especializada em serviços funerários – terá uma programação totalmente voltada ao Dia da Lembrança. Mais conhecida como Dia de Finados, a data será lembrada durante os três dias nos cemitérios Morada da Paz e Parque da Passagem e contará com missas, cultos, palestras espíritas, homenagens e a tradicional chuvas de pétalas.
No sábado (31), serão celebradas missas no cemitério e crematório Morada da Paz, em Emaús. A primeira acontecerá no período da manhã, às 9h, e será ministrada pelo Padre Augusto Iranildo; a segunda às 15h30, com o Cônego José Mário. No domingo (1), o Padre Augusto Iranildo será o responsável pelas celebrações, que ocorrerão também em dois horários, 9h e 15h. A Capela Central do cemitério será o local das missas durante o fim de semana.
Já na segunda (2), Dia da Lembrança, as celebrações acontecerão tanto no Espaço Ecumênico quanto na Capela Central do Morada da Paz. Pela manhã, haverá missa com o Padre Augusto Iranildo, às 7h30, e com o Monsenhor Lucas, às 10h. À tarde, o Padre Augusto Iranildo realiza nova celebração às 15h, e às 17h haverá uma concelebração com a participação do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do Cônego José Mário. Também haverá a tradicional chuva de pétalas às 16h30, momento especial para celebrar a memória dos entes queridos. O culto evangélico acontecerá no período da manhã, às 11h, e a palestra espírita à tarde, às 14h.
No cemitério Parque da Passagem, em Extremoz, o fim de semana contará com a realização de duas missas, sempre às 15h, celebradas pelo Padre Gentil na Capela Central. Na segunda (2), teremos missas celebradas pelo Padre Gentil no Espaço Ecumênico, às 8h e 17h, e pelo Padre Augusto Iranildo, às 10h. A palestra espírita acontecerá às 11h, e o culto evangélico às 14h30. Também a partir do dia 2 de novembro, no cemitério Parque da Passagem, o Vila Pet, primeiro crematório para animais do Rio Grande do Norte, estará aberto para visitação.
Uma ação movida pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) garantiu a liberdade e o trancamento de processo aberto contra Jackson Damião da Silva, portador de deficiência mental, que estava sendo acusado indevidamente por tentativa de roubo de celular. O Habeas Corpus com pedido liminar foi julgado pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.
O caso de Jackson chamou a atenção da mídia potiguar no último mês de agosto, quando o mesmo se recusou a sair do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal, rasgando seu alvará de soltura e tendo sido colocado para fora da unidade prisional à força, pelos agentes penitenciários que se encontravam no local.
De acordo com o defensor público Francisco de Paula Leite Sobrinho, que assinou a ação em defesa do assistido, ao deixar o presídio contra sua vontade, Jackson tentou roubar um telefone celular, quando ainda estava em frente à unidade, com o intuito de voltar para a prisão, o que acabou por provocar sua prisão em flagrante e a decretação da prisão preventiva.
Na ação, o defensor público argumentou que, apesar do roubo praticado por Jackson, não havia sido caracterizada a conduta delituosa que justificasse sua prisão, pois a intenção do mesmo era única e exclusivamente retornar para a cadeia e não fazer uso do aparelho roubado. “…não se vislumbra no caso concreto a justa causa para a persecução penal, haja vista a total atipicidade material da conduta, por ausência de dolo específico.”, destacou.