Com uma vazão pequena liberada do Açude de Coremas no Estado da Paraíba, a água que vem chegando na captação da CAERN em Jardim de Piranhas, já começa a não ser suficiente para abastecer normalmente as cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas. Neste domingo (01), o sistema adutor permaneceu o dia todo desligado e voltou a funcionar somente nesta segunda (02), para as cidades de Caicó e Timbaúba dos Batistas.
“A situação está no limite. Está caindo à vazão toda vez que o sistema é ligado. Nesta terça-feira vamos conversar com os prefeitos para fazer uma manutenção no canal que limpamos recentemente, e graças a essa limpeza é que a pouca água vem chegando na captação. A vazão não tem como ser mais aumentada no sistema mãe D’Água Curemas”, disse José Procópio de Lucena, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu.
Para facilitar a chegada da água, está sendo acordado com a CAGEPA, Agência Nacional das Águas, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ibama, Comitê e prefeitos da Paraíba uma limpeza no trecho de São Bento-Curemas, equivalente a 100 km de rio.