O Ministério do Trabalho e Emprego, agência de Caicó, tem atualmente uma demanda considerável de pessoas aguardando para receber as carteiras de trabalho. São pessoas de Caicó e das demais cidades que compõem a jurisdição do órgão federal, inclusive, de algumas cidades do estado vizinho, da Paraíba.
O portal Sidney Silva, conversou nesta quarta-feira (04), com o gerente da agência local do MTB, Ruy Evandro de Medeiros, e ele confirmou que “a demanda de atendimentos é grande para a quantidade de servidores existentes na unidade, que são apenas 3. Além da expedição de carteira do trabalho, eles ainda tem outras atividades como homologações, empregada doméstica, seguro desemprego e carteira de trabalho“.
Cada pessoa que procura o Ministério do Trabalho em Caicó para conseguir a sua carteira de trabalho, tem que esperar pelo menos 40 dias. Em Currais Novos, a entrega é imediata. Isso ocorre por causa dos equipamentos para a confecção do documento que a agência de Caicó, não dispõem. “Lá, tudo foi adquirido pela Prefeitura, que também cedeu funcionários“, disse Ruy Evandro. Existem cidades onde foi firmado convênio com a administração pública para que sejam doados os equipamentos, que custam em média R$ 2.000,00.
Em Caicó, no início do atual governo estadual, se cogitou a possibilidade de ser feita a parceria e os equipamentos seriam adquiridos, mas, o que ocorreu foi o cancelamento do convênio entre os dois entes.
“Para os próximos 3 meses, existe a possibilidade de ser firmada parceria com a Prefeitura de Caicó, para que esta adquira os equipamentos. A expectativa também é que haja a disponibilização de um ou dois servidores para desenvolver o serviço“, contou.
O Ministério do Trabalho não arca com os custos para aquisição dos equipamentos porque vive momento financeiro de grande dificuldade, inclusive sem perspectivas de realização de concurso para a contratação de pessoal para o trabalho nas agências em todo o País.