Atendendo às reivindicações de agricultoras familiares, extensionistas rurais do escritório da Emater-RN, em Caicó, na região Seridó Potiguar, realizaram, entre os dias 3 e 18 de novembro, um curso de confecção de artesanto para a produção de cartonagem na comunidade Sabugi 2. Outra ação semelhante está agendada para o mês de fevereiro de 2016 na localidade Sabugi 1.
As duas capacitações são resultado de uma pesquisa realizada entre os meses de agosto e setembro nas duas comunidades pela extensionista rural da Emater-RN, assistente social Maria Ivone Fernandes. O extensionista rural Leonardo Cândido de Araújo participou do projeto com o apoio técnico e acompanhamento em todas as etapas dessa ação. Outras atividades serão promovidas levando em consideração as necessidades e solicitações das comunuidades.
O objetivo do mapeamento, segundo Ivone Fernandes, é promover melhor qualidade de vida aos agricultores familiares identificando aspectos socioeconômicos, com destaques para os itens: moradia, relações e condições de trabalho, renda financeira familiar, níveis de escolaridade e acesso aos serviços de saúde e às políticas públicas.
Para a realização da pesquisa e dos cursos, a Emater-RN teve a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caicó. A instrutora dos cursos de cartonagem para a confecção de artesanato é a servidora do Sesc Maria Dolores de Araújo. Durante a capacitação as pequenas agricultoras aprendem a fazer bolas, caixas para presentes, embalagens e peças decorativas.