A reforma do ensino médio foi tema de debate em audiência pública na Assembleia Legislativa nessa segunda-feira (14). O debate foi proposto por iniciativa da senadora Fátima Bezerra, que iniciou a discussão fazendo críticas ao modo como o projeto está sendo apresentado.
“A medida provisória através da qual se quer reformar o ensino médio vai na contramão do que vem sendo implantado no Brasil no setor, ao atingir programas e políticas em curso. É inaceitável se utilizar de um método como medida provisória para definir um tema tão relevante como esse. A medida, ao ser editada, já tem força de lei com caráter restritivo. Estamos tratando de valores e conceitos que vão influir nas gerações futuras”, criticou a senadora para uma plateia de educadores e estudantes.
Convidada a dar sua contribuição, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, afirmou que as reformas que não se deve perder do horizonte as conquistas já alcançadas. “Nossa luta deve ser para garantir as conquistas que tivemos, que foi a maior expansão do ensino nos últimos anos. E não só no sistema federal, mas também na rede privada. O Brasil anda para trás como matérias como essas”, afirmou.
CBF – Lutando por uma vaga no G-6, Fluminense e Atlético-PR empataram nesta terça-feira (15), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Na abertura da 35ª rodada do Brasileirão 2016, o empate em 1 a 1 foi melhor para o Furacão, que continua na sexta posição, com 52 pontos. Com 49, há sete jogos sem vencer, o Tricolor carioca alcançou a oitava posição, ultrapassando o Grêmio, que joga nesta quinta-feira (17) contra o São Paulo no Morumbi.
Diante de um bom público no Maracanã, o duelo entre Fluminense e Atlético-PR começou bastante movimentado. Com as duas equipes buscando o gol e imprimindo velocidade no ataque, o confronto se mostrou equilibrado. Enquanto as principais jogadas do tricolor saíam do pé de Gustavo Scarpa, o Furacão respondia em chutes de fora da área. Aos 28 minutos, a estratégia dos donos da casa funcionou e o camisa 10 achou Cícero dentro da área. O camisa 7 aproveitou o cruzamento e, de cabeça, fez 1 a 0.
Em desvantagem, o Atlético-PR voltou em busca do gol de empate e assustou aos 13 minutos com André Lima. O atacante recebeu de Lucho González, ajeitou no peito e finalizou para grande defesa de Júlio César. A igualdade chegaria dois minuto depois com Hernani. Em cobrança de pênalti, o meia deslocou o goleiro e decretou o empate em 1 a 1. Aos 45 minutos, o Fluminense teve a chance da vitória, mas a penalidade máxima cobrada por Scarpa parou nos pés de Santos e o Furacão arrancou um ponto fora de casa.
A 35ª rodada continua nesta quarta-feira (16) com mais cinco jogos. Às 19h30, o Botafogo recebe a Chapecoense no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. Às 21h, o Coritiba encara o Santa Cruz no Couto Pereira, em Curitiba. Já às 21h45, América-MG x Flamengo, Sport x Cruzeiro e Figueirense x Corinthians fecham o dia de Série A.
Nesta segunda-feira (14), o delegado geral de Polícia Civil, Claiton Pinho, juntamente ao delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró, Rafael Arraes, e a delegada Cristiane Magalhães, que responde pela Delegacia de Areia Branca, participaram de uma coletiva de imprensa, onde detalharam ações para a Polícia Civil acerca de investigações relacionadas a homicídios que ocorreram na região.
Segundo o delegado geral Claiton Pinho, após reunião com o Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, novos aportes foram sugeridos a fim de dirimir a grande demanda por efetivo policial nos estados. “Diante do nosso quadro atual, nos reunimos com o Ministro da Justiça que, dentro de sua propositura para ajudar os estados, sugeriu a ideia para que nós consigamos um aporte para com as polícias civis e militares, de modo que possamos incrementar as investigações de homicídios. O nosso planejamento se desenvolverá a partir da ideia do Ministro da Justiça, o qual sugeriu uma pequena modificação no que tange a Força Nacional, convocando policiais desse órgão em seus próprios estados e municípios, dentre aqueles que estão na reserva ou que já tenham se aposentado, para que venham a compor e somar a fim de nos ajudar a trabalhar nessas investigações. Dentro dessa proposta, o policial receberá pelas diárias pagas pela Força Nacional, exercendo o trabalho dentro de sua cidade”, explica o delegado geral Claiton Pinho.
Ainda segundo ele, a partir da adoção da ideia, não haveria a necessidade de locar policiais de outros estados para trabalharem na força tarefa, otimizando a mão de obra policial que conhece a realidade de sua região. “Diante desse quadro, estamos elaborando proposta para apresentar, a fim de que, caso essa ajuda venha a nos contemplar a partir de dezembro, pudéssemos implementá-la em Natal e em Mossoró, com equipes que possam ir ao local de crime, dando um maior dinamismo para que possamos avançar nas investigações. Atualmente, temos em Mossoró aproximadamente 400 inquéritos policiais a serem investigados, ou seja, a delegacia de homicídios necessita de um aporte”, detalha o delegado geral.
A coletiva foi realizada na tarde desta segunda-feira (14), na 2ª Delegacia Regional de Mossoró, localizada no bairro Centro.
Policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) que atuam no Programa Ronda Cidadã na Área Integrada de Segurança Pública 11 (AISP 11) prenderam em flagrante, na Rua Serra Acaraí, no Conjunto Cidade Satélite, no bairro Pitimbu, em Natal, três homens durante um roubo a uma residência naquela localidade.
Arthur de Oliveira Erculino, de 21 anos, Gabriel Rostan dos Santos Silva, de 20 anos e Ranilson Castro dos Santos, de 18 anos, foram surpreendido com a rápida chegada da Polícia Militar. Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração raspada e seis munições intactas.
Por meio de uma ligação de um popular que visualizou a ação dos meliantes na residência das vítimas, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) acionou a viatura da área que de imediato chegou ao local da ocorrência conseguindo assim evitar a fuga dos criminosos e prender o trio.
O grupo teria abordado e rendido o proprietário da casa quando ele estava chegando. O trio ainda adentrou a residência, fez a família de refém e em seguida começou a roubar todos os pertences. Quando se preparavam para ir embora, se depararam com a guarnição que conseguiu prender todos em flagrante.
Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) de São Gonçalo do Amarante com apoio da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) fecharam, na noite do último domingo (13) uma casa de show na comunidade de Guanduba, após denúncias de que veículos com “paredões de som” perturbavam toda a população. No local foram encontrados veículos utilizando equipamentos sonoros em níveis acima do permitido. Na medição realizada com o decibelímetro, o ruído emitido era de 89 decibéis, limite bem acima do que a audição humana pode suportar.
Uma das baterias encontradas no local era de uso exclusivo de uma operadora de telefonia e que não é comercializada para outro fim senão para utilização em suas torres, ficando caracterizado crime de receptação de produto roubado. Todo o material foi apreendido e entregue na Delegacia de Plantão e os detidos responderão na Justiça por crime de perturbação do sossego alheio e receptação de produto roubado.
A Polícia Militar em São Gonçalo tem agido no combate ao uso abusivo dos “paredões de som” e no último dia 06, durante a aplicação das provas do ENEM, um espaço denominado “Point Castelo” foi fechado, sendo comunicado ao Ministério Público, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, em razão do descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o órgão.