O Avaí está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão catarinense bateu o Londrina por 1 a 0 na tarde deste sábado (19) e garantiu o acesso após um ano na Segunda Divisão. O time da Ressacada chegou a 65 pontos e assumiu a segunda colocação na tabela de classificação. Nos outros dois confrontos iniciados às 16h30 (de Brasília) válidos pela 37ª rodada, o Náutico goleou o já rebaixado Tupi por 4 a 1 e o Vasco foi derrotado pelo Criciúma por 1 a 0. O Timbu e o Cruzmaltino vão para a última rodada na briga pelas duas vagas do G-4 que ainda restam.
No Estádio do Café, um gol foi o suficiente para fazer a alegria da torcida avaiana. E ele saiu somente no segundo tempo. Aos quatro minutos, Capa fez fila na defesa do Londrina e deu belo passe para Diego Jardel. Com categoria, o meia colocou a bola ângulo direito de Marcelo Rangel e garantiu o retorno do Avaí à Série A em 2017. No outro lado do confronto, com a derrota, o Tubarão deu adeus as chances de acesso, ficando no sexto lugar, com 57 pontos.
No Heriberto Hulse, o Vasco enfrentou o já sem pretensões Criciúma e precisava apenas vencer para garantir o acesso. O Cruzmaltino, no entanto, acabou derrotado e, em caso de vitória do Bahia nesta tarde, pode terminar a rodada na quarta colocação, com 62 pontos. O gol que deu a vitória ao Tigre foi marcado por Roberto, em cobrança de pênalti, aos sete minutos do segundo tempo. Já nos minutos finais, aos 47, o time catarinense teve grande chance de ampliar, em nova penalidade. Desta vez, porém, o goleiro Martin Silva defendeu o chute de Roberto. Com a derrota, o Gigante da Colina vai para a última rodada, diante do Ceará, no Rio de Janeiro, no próximo sábado (26), pressionado. O time de São Januário, no entanto, depende apenas dele e pode garantir o acesso até com uma derrota, caso o Náutico não vença o seu jogo. O Tricolor carvoeiro foi a 53 pontos e agora ocupa a 9ª colocação.
No Mário Helênio, o Náutico mostrou que está mesmo na briga por uma das vagas restantes para a Série A de 2017. O Timbu goleou o Tupi por 4 a 1 e chegou a 60 pontos, assumindo a quinta colocação na tabela. Os pernambucanos saíram na frente com Rony, aos 14 minutos, e ampliaram ainda no primeiro tempo, aos 42, com Bergson. Na etapa final, o Galo Carijó descontou aos dez, com Giancarlo aproveitou cruzamento de Marcos Serrato e pegando de primeira, mas não conseguiu buscar o empate e ainda sofreu mais dois gols. O terceiro saiu aos 30, com Rafael Pereira cobrando pênalti, e Léo Santos liquidou a fatura, já aos 48, em contra-ataque rápido. Enquanto o Náutico segue sonhando com a Série A, o Tupi está rebaixado para a Série C, na 19ª colocação, com 30 pontos.