Considerada a maior poetisa mística do Brasil, a macaibense Auta de Souza continua, mais de um século após sua morte, a inspirar artistas com sua obra fortemente espiritualizada. O mais recente exemplo é o CD Presença do Amor, que reúne 11 sonetos póstumos de Auta de Souza, musicados pelo compositor, poeta e procurador geral do município de Natal, Carlos Santa Rosa Castim.
O resultado do projeto será apresentado na próxima quinta-feira (8), na palestra lítero-musical “Auta de Souza nos 2 planos da vida, 1 só testemunho de amor”, que acontece no auditório da instituição da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (UNI-RN), fundada por Henrique Castriciano, irmão da escritora. O evento tem vagas limitadas a 180 pessoas.
Com apoio do Grupo Vila, Simas Alimentos, Ster Bom, Castim Corrizo & Lopes Advogados e UNI RN, mais do que uma simples homenagem a um dos maiores nomes da literatura feminina do Brasil, o CD foi a forma encontrada pelos envolvidos no projeto para transmitir mensagens de amor, fé e otimismo numa linguagem universal compreendida por todos: a música.
“Auta vivenciou a dor transformando-a em esperança; o sofrimento em testemunho de fé”, escreveu Carlos Santa Rosa na capa do CD. “Sua vida é um exemplo de bem-aventurança e superação para todas as pessoas”, completa ele que atualmente desenvolve um trabalho de pesquisa sobre vida e obra de Auta de Souza.
“Apoiar e explorar, este último no melhor sentido da palavra, a história dessa artista tão relevante para estado, dentro de um meio tão democrático como é o da música, é valorizar um de nossos agentes mais fortes de identificação que é a cultura”, destaca o diretor do Grupo Vila, Eduardo Vila.